conecte-se conosco


Carros e Motos

Conheça a história da Rural Willys

Publicado


source


A Rural Willys foi um dos primeiros SUVs que apareceram no mercado, primeiro nos EUA, em meados da década de 40
Divulgação

A Rural Willys foi um dos primeiros SUVs que apareceram no mercado, primeiro nos EUA, em meados da década de 40

Nascida logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a Willys Overland lançava nos EUA um novo automóvel para uso familiar, denominado de Station Wagon . Feita na mesma plataforma de 104 polegadas do Americar de antes da guerra e com generosas modificações de chassi, ela absolutamente tinha as pretensões de leveza e suavidade de linhas que o Victory Car ou Carro da Vitória.

O clássico da Willys tem estrutura e mecânica do Jeep , porém com uma carroceria não tão robusta quanto os tradicionais Jeep Willys bélicos. O novo carro de grandes dimensões, sendo 4,59 m de comprimento, 1,88 m de altura e 1,84 m de largura, garantia uma característica robusta, mas a sua estabilidade não era das melhores.

Linhas robustas da Rural foram inspiradas no Jeep Willys Militar

Rural Willys era valente e topava qualquer parada. Um SUV raiz, com tração integral e boa distância livre do solo
Divulgação

Rural Willys era valente e topava qualquer parada. Um SUV raiz, com tração integral e boa distância livre do solo

As linhas tradicionais de formas quadrangulares da Rural Willys começaram em 1945, quando foi projetada, graças ao trabalho do projetista de automóveis Brooks Stevens, o mesmo que desenhou o Aero Willys , produzido pela mesma companhia. Fabricado então pela Willys Overland na cidade de Toledo – Ohio, as Rurais foram baseadas no Jeep Willys militar de 1941.

A Willys propôs ao engenheiro Delmar G. Roos, que ficasse com o cargo de principal projetista do Jeep militar, ficando responsável por cuidar do motor e mecânica do novo veículo, e também convidou o jovem designer industrial Brooks Stevens – nascido em 1911 na cidade de Milwaukee no estado de Wisconsin, próximo da indústria automobilística de Detroit – para cuidar da parte estética e funcional.

Com a equipe estruturada, era o início de uma nova etapa no mundo dos utilitários com o lançamento em 1946 da caminhonete Willys Overland Station Wagon , um utilitário de uso misto que era fabricado com carroceria totalmente em aço, algo inovador para a época. Antes da década de 40, por causa do alto preço do aço, as caminhonetes eram montadas com carrocerias de madeira sobre chassi de carros de passeio, sendo conhecidas como ” as Woods ” (madeira, em inglês).

Para baratear o orçamento, a Willys resolveu comprar uma fábrica de geladeira, aproveitando as prensas de estamparia para a lataria do novo projeto da Station Wagon . Um detalhe curioso, segundo fontes de sites especializados, é que as prensas tinham capacidade de repuxo máximo de seis polegadas (15cm) sendo que impossibilitaria o aplique de linhas mais arredondadas na carroceria.

Seu motor era um 6 cilindros em linha movido a gasolina de 2,6 litros , cuja potência máxima era de 90 cv a 4.400 rpm , desempenho modesto, levando em consideração o seu peso de 1.500 Kg na versão 4×2.

Leia Também

Rural Willys fabricado no Brasil

interior da Rural Willys é bem simples, apenas com o essencial, mas bem espaçoso para os ocupantes
Reprodução/Pinterest

interior da Rural Willys é bem simples, apenas com o essencial, mas bem espaçoso para os ocupantes

Em 1952, é fundada a Willys Overland do Brasil. A Willys continuava importando veículos fabricados nos Estados Unidos. Neste mesmo ano, vinham as versões da Rural Willys , com motor de quatro e seis cilindros derivados do motor do Jeep.

Dois anos mais tarde, a fábrica dava início a linha de montagem do veículo na cidade de São Bernardo do Campo – em São Paulo – e em 1956 saíam da linha de montagem os primeiros exemplares da Rural , ainda com motor importado.

Leia Também

Um dos charmes da Rural Willys de 1956, já modelo brasileiro, eram as opções de cores entre a linha de cintura, denominado pelo nome de saia e blusa. Podia-se escolher entre a vermelha e branca, a verde e branca e por último a azul e brana.

Para 1969, a Willys Overland do Brasi l colocou a versão básica e luxo e já no ano seguinte era introduzido o motor do Itamaraty, de 3,0 litros – seis cilindros em linha , como no motor antigo – de 132 cv a 4.400 rpm.

A inauguração da nova fábrica de motores da Willys Overland do Brasil, em 1958, contou com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek. Um ano depois, a  Rural Willys ainda possuía a frente da versão americana.

Em 1959, era adotado um motor nacional, fabricado na cidade paulista de Taubaté e logo depois a Rural tinha o índice de nacionalização de 100% de seus componentes, ganhando até uma nova frente que seria mantida até o final da produção, com o estilo do Aero Willys brasileiro.

Além disso, a nova versão tupiniquim vinha com a introdução de novos para-lamas dianteiros, vidros inteiriços na frente e na traseira, substituindo os vidros bi-partidos, além de exclusivas sinaleiras traseiras. Fora o modelo Station Wagon , ainda era lançada a picape Jeep e a Rural com tração 4×2.

Série Luxo

Rural Willys também linha versão de luxo, com calotas cromadas, pintura de dois tons, entre outros itens
Reprodução

Rural Willys também linha versão de luxo, com calotas cromadas, pintura de dois tons, entre outros itens

Em 1970, foi colocada no mercado nacional uma série especial da Rural, chamada de série Luxo , que era diferenciada das outras versões convencionais como o motor Willys 3000 (o mesmo do Ford Maverick ), pneus mais largos, diferenciais com relação mais longa de 4,09:1, espelhos retrovisores nas duas portas

Entre as diferenças também estavam incluídos outros itens, como extremidade dos para-lamas dianteiros com pequenas proteções metálicas, sistema de direção com amortecedor, detalhe das r odas especiais cromadas de maior largura e montados com pneus largos na medida 8.25-15 entre outros itens.

Cinco anos depois vinha um novo motor Ford 2.3, de quatro cilindros,  acoplado a uma caixa de câmbio de quatro marchas com relações mais reduzidas.

Em 1975, ainda foram fabricadas as Rural com o velho motor Willys 6 cilindros BF-161 e também o novo motor Ford OHC 2.300 . Com o novo motor quatro cilindros, a Rural passa a ser montada exclusivamente com o novo câmbio de quatro marchas. Em 1977, era o fim da fabricação da Ford Rural Station Wagon . A versão picape com o nome de F-75 continuava a ser fabricada.

Fonte: IG CARROS

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carros e Motos

Dezembro é mês de renovação de CNHs vencidas em março e abril de 2020

Publicado


source


É bom ficar de olho no prazo e validade da CNH para não ser pego com o documento vencido no trânsito
Divulgação

É bom ficar de olho no prazo e validade da CNH para não ser pego com o documento vencido no trânsito

Quem teve a Carteira Nacional de Habilitação vencida nos meses de março e abril de 2020 e ainda não renovaram o documento precisa regularizar a situação até 30 de dezembro de 2021.

O período para a regularização é feito com base no mês de vencimento do documento. Por exemplo, CNHs vencidas entre maio e junho de 2020 deverão ser renovadas até 31 de janeiro de 2022.

O serviço pode ser realizado de forma online, pelo portal do Detran.SP ( www.detran.sp.gov.br ), Poupatempo ( www.poupatempo.sp.gov.br ) ou aplicativo Poupatempo Digital . O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo bloqueio no prontuário, como CNH suspensa ou cassada, por exemplo.

Em caso de fiscalização, se o motorista não renovar o documento no prazo correto, dirigir com a carteira vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47 , além de sete pontos na carteira. Confira o calendário completo estabelecido pelo Contran.

Data de vencimento Período de renovação
março e abril de 2020 até 30 de dezembro de 2021
maio de junho de 2020 até 31 de janeiro de 2022
julho e agosto de 2020 até 28 de fevereiro de 2022
setembro de outubro de 2020 até 31 de março de 2022
novembro e dezembro de 2020 até 30 de abril de 2022
janeiro e fevereiro de 2021 até 31 de maio de 2022
março e abril de 2021 até 30 de junho de 2022
maio de junho de 2021 até 31 de julho de 2022
setembro e outubro de 2021 até 30 de setembro de 2022
novembro e dezembro de 2021 até 31 de outubro de 2022
janeiro e fevereiro de 2022 até 30 de novembro de 2022
março e abril de 2022 até 31 de dezembro de 2022
maio de 2022 até 31 de janeiro de 2023
junho de 2022 até 28 de fevereiro de 2023
julho de 2022 até 31 de março de 2023
agosto de 2022 até 30 de abril de 2023
setembro de 2022 até 31 de maio de 2023
outubro de 2022 até 30 de junho de 2023
novembro de 2022 até 31 de julho de 2023
Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Carros e Motos

Ford antecipa linha de acessórios off-road para a nova Ranger

Publicado


source


Picape terá uma linha de acessórios que vai atender a diversos tipos de público ao redor do mundo
Divulgação

Picape terá uma linha de acessórios que vai atender a diversos tipos de público ao redor do mundo

A Ford já adianta a linha de acessórios off-road que serão oferecidos para a nova Ranger em meados 2022, data prevista de lançamento. A novidade vai começar a ser oferecida primeiro na Austrália e em seguida em outros países. No Brasil, a picape chegará apenas em 2023, vinda da Argentina.

A lista de novos acessórios para a nova Ford Ranger começa com o para-choque dianteiro de aço da ARB , ganchos de reboque, protetor de cárter, barra de proteção, holofotes de LED , snorkel em plástico, estribos, e um rack de teto.

Outro pacote que estará disponínel na picape incluiu o mesmo para-choque dianteiro ARB de aço, santantônio pintado de preto fosco e barra de luz LED.

O terceiro pacote inclui uma barraca na cobertura, uma cama com dossel ARB e o mesmo barra esportivo do modelo off-road .

Os itens estarão disponíveis apenas para os clientes australianos que adquirirem a nova Ranger e conforme vem aproximando o seu lançamento no mercado, mais acessórios provavelmente serão anunciados no site.

Na Austrália, a  Ford vai começar a vender a nova geração da picape Ranger a partir de em meados de 2022. Além disso, pelo menos no mercado australiano também está prevista a chegada da versão esportiva  Raptor.

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana