conecte-se conosco


Política MT

Congresso Internacional Luminarium terá opção de participação on-line

Publicado

Foto: MÁRCIA ANDREOLA

O Rio de Janeiro vai receber, entre 12 e 14 de agosto, o 3º Congresso Internacional de Ciência, Consciência e Espiritualidade, e os mato-grossenses não precisarão viajar para acompanhar: esta edição será híbrida – com participações on-line e presenciais. Uma plataforma permitirá a participação remota nas palestras, nos atendimentos terapêuticos e nas rodas de conversas.

Com médicos, cientistas, psicólogos, terapeutas e pensadores brasileiros e internacionais, o Luminarium, evento aberto a profissionais e interessados em geral, vem se estabelecendo como um espaço de desenvolvimento do autoconhecimento. A proposta não é apresentar um caminho pronto, mas de ajudar os participantes a construírem o próprio caminho para a evolução espiritual, a expansão da consciência e, consequentemente, saúde integral.

“Já sabemos, por meio de estudos científicos, que questões subjetivas, como a fé, sentimentos nobres, atitudes e pensamentos positivos, podem contribuir para uma saúde mais plena e até reverter uma doença já instalada. A questão é: como capitalizar todo esse poder que temos em prol de nós mesmos e do próximo? Como alcançar o equilíbrio ou a tal da felicidade? A resposta está em nós. E o Luminarium é o espaço propício para você buscar aquelas que você necessita para evoluir e tornar a vida mais leve”, diz Tânia Viégas, idealizadora da iniciativa.

“O formato híbrido é uma demanda do público, pois possibilita que os interessados participem do Congresso de suas próprias cidades […]. E o melhor: com acesso a todo o conteúdo programático, incluindo as palestras, workshops e atendimentos. Apenas a Feira do Bem Viver será exclusiva aos que optarem pelo formato presencial”, contextualiza Tânia. 

As inscrições são pagas e, a partir de uma parceria com a Assembleia Social (Coordenadoria de Integração, Cidadania e Cultura), algumas participações receberão isenção, mediante seleção a partir de critérios de vulnerabilidade, a serem aplicados pela coordenadoria.

“Eu estudo filosofia e pratico algumas terapias integrativas. Sei bem da importância de nos preocuparmos com a mente, com o corpo e com a alma para caminharmos rumo à plenitude. A busca por equilíbrio é uma constante e o autoconhecimento é o caminho”, comenta a coordenadora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

As inscrições estão abertas e os valores variam por datas, se a participação será on-line ou presencial e o setor. Saiba mais em: https://www.congressoluminarium.com.br.

Programação

O primeiro dia do evento, dia 12 de agosto, será dedicado exclusivamente aos atendimentos pessoais: são quatro salas terapêuticas em funcionamento no local do evento, o Othon Palace Hotel, em Copacabana, e duas salas de atendimento on-line. As salas terapêuticas oferecerão rodas de conversa e diferentes modalidades de terapia.

Nos dias 13 e 14 de agosto, serão realizadas as palestras. Serão 15 palestrantes ao todo, a exemplo do médico e naturopata alemão Rüdiger Dhalke, que falará sobre os processos de cura e autocura. Dahlke é autor do best seller ‘A Doença Como Caminho’.

No dia 14, outros oito palestrantes se revezarão ao longo do dia para debater o tema Espiritualidade, Materialidade e a Consciência do Equilíbrio.

A programação completa está disponível neste link: https://www.congressoluminarium.com.br/programacao/.

Fonte: ALMT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Política MT

Gestores de 26 municípios debatem eficiência da administração pública em evento no TCE

Publicado

Prefeitos e representantes de 26 municípios cujas contas de governo estão sob relatoria do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, se reuniram no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) na manhã desta quarta-feira (17). Em mais uma edição do Interage TCE 22, os gestores avançaram rumo a redução de irregularidades e na busca por mais eficiência na administração pública municipal.
Para isso, o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, adotou como uma de suas principais metas de gestão a aproximação entre Tribunal e municípios. “Nosso objetivo é orientar mais para punir menos e é nesse sentido que estamos trabalhando, construindo uma agenda de desenvolvimento, estreitando a relação com nossos jurisdicionados, sempre com foco no fortalecimento da gestão.”

O conselheiro Guilherme Antonio Maluf destaca que a nova conduta representa uma quebra de paradigmas. “Ficamos muito contentes com essa aproximação que, sem dúvida, trará frutos para a sociedade, porque o que queremos, uma gestão pública de qualidade. Então o TCE, que já é referência nacional em controle externo, trabalha agora para que os fiscalizados se tornem referência em gestão pública.”

O senador Wellington Fagundes também participou do encontro, chamando a atenção para o vanguardismo da proposta do TCE-MT no país. “Parabenizo por essa visão do TCE, que é um dos inovadores do Brasil. O Tribunal vem, há muito tempo, investindo nesta postura mais moderna, deixando de ser apenas um órgão punitivo pra se tornar um órgão auxiliador do gestor público.”

Esta edição do Interage TCE 22 reúne os municípios de Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Nova Nazaré, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

Realizado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Interage TCE 22 está sendo promovido de forma segmentada com cada conselheiro e os respectivos gestores dos municípios por ele relatados.

Repercussão

Na ocasião, o presidente da AMM, Neurilan Fraga classificou a ação como inovadora. “Esse diálogo é extremamente importante. Tenho certeza de que esta ação é pioneira entre os tribunais de contas do Brasil, porque o TCE-MT se propôs não apenas a fiscalizar e punir, mas, primeiramente, a orientar, treinar, capacitar e trocar informações”, avaliou.

É o que também pensa a prefeita de Alto Taquari, Marilda Sperandio. “Embora esteja em meu primeiro mandato, estou na vida pública há 25 anos e nunca vi antes um Tribunal de Contas interagir tanto com os municípios. Eu acredito que os prefeitos e as equipes que participam dessas capacitações só têm a ganhar, porque estamos fortalecendo o conhecimento para que nossas prestações de contas sejam aprovadas como esperamos.”

Para o prefeito de Itiquira, Fabiano Dalla Valle, por meio de ações como esta as prefeituras  cometerão menos erros e, consequentemente, terão menos prejuízos. “Ao abrir as portas para os prefeitos o Tribunal ajuda a prevenir situações que poderiam se transformar em danos ao erário. O intuito de todos é fazer uma gestão transparente, limpa, com seriedade e, com essa parceria, tenho certeza de que isso vai acontecer.”

Serviços à disposição dos jurisdicionados

Durante o encontro, foram apresentadas as novas funcionalidades do Novo Plenário Virtual pelo secretário de Tecnologia da Informação (STI), André Luiz Costa Cruz, ferramenta que está mais rápido e acessível. Além disso, representantes de unidades do TCE-MT, que possuem um canal direto com a administração pública municipal, estiveram à disposição dos agentes públicos para apresentar produtos do órgão de controle externo que visam auxiliar na condução da gestão.

Assim, foram compartilhadas informações do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios (GPE), executado pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan) e que é voltado à capacitação e treinamento dos gestores, com foco na qualidade da administração pública.

Também foram apresentados, os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (STI), Ouvidoria-geral, Escola Superior de Contas, Núcleo de Certificação e Controle de Sanções, Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura (Secex Obras), Secretaria de Comunicação Social e Assessoria Parlamentar (Aspar) do TCE-MT.

 

Continue lendo

Política MT

Deputado Thiago Silva recebe apoio de comunidade evangélica da Baixada Cuiabana

Publicado

Em encontro com evangélicos da Baixada Cuiabana, o candidato a deputado estadual Thiago Silva (MDB) foi recebido por mais de 300 fiéis de diversas igrejas, na noite da última terça-feira (15), em Cuiabá. Na oportunidade, o parlamentar apresentou os projetos desenvolvidos na área social para beneficiar as famílias mato-grossenses.

Na entrada ao evento, os presentes entoavam o nome de Thiago Silva e demonstraram o maciço apoio à candidatura para a renovação do mandato na Casa de Leis. “Foi uma alegria estar aqui essa noite, ser recebido com tanto carinho e entusiasmo. Isso nos motiva muito, essa recepção nos deixou confiantes para iniciar a nossa campanha. Estaremos por 45 dias nas ruas, falando sobre o nosso trabalho e propostas e tudo que temos feito por Mato Grosso”, declarou o candidato.

Apoio

Para Suzana Thomáz que desenvolve importantes projetos sociais em prol de mulheres vítimas de violência doméstica, ela se colocou à disposição para apoiar Thiago Silva através de seu sobrinho e presbítero Gabriel Thomás. “Eu senti que eu devia ir para Cuiabá e atender o convite e me unir à campanha do Thiago Silva. Vou ficar aqui até a vitória, se Deus quiser”, explanou para os presentes.

O pastor Edmilson Carmo da Igreja Batista Nacional (IBN) da região do Coxipó que existe há mais de 30 anos, conta que sentiu o propósito de Deus na vida de Thiago Silva. “Eu decidi estar no encontro, orar pelo deputado e estar com ele no período da campanha, porque tomei conhecimento dos princípios dele. Só do fato dele ser evangélico e ser da mesma igreja que congrega desde os seis anos, decidi apoiá-lo. Gostei da proposta dele”, disse.

Ele conta que também levou integrantes da igreja para o evento e que está confiante ao escolher o candidato para apoiar nestas eleições. “Na Bíblia, em Provérbios – 29:2, diz: Quando os justos florescem, o povo se alegra. Quando os ímpios governam, o povo geme. Eu sempre apoio o que já foi justificado por Deus. Eu senti nele, um propósito de Deus e uma paz na fala dele”, explica o pastor.

Atuação

Cristão desde os seis anos de idade, o candidato contou um pouco sobre a sua relação com Deus e a igreja. “Sou cristão e acho importante falar das nossas origens, sendo que congrego na mesma igreja desde os seis anos de idade. Participei de todos os conjuntos de crianças, adolescentes e jovens e casei nesta igreja e meus dois filhos foram apresentados lá. Carrego os princípios da família e da palavra de Deus, pois isso é fundamental”, informou.

Ele defendeu a importância de cumprir o que a sagrada escritura ensina. “Você tem que cumprir o que a Bíblia Sagrada nos ensina que é pregar a palavra de Deus e defender aquilo que acreditamos. Lá na Assembleia Legislativa, não tem sido diferente. Temos pautado o nosso trabalho em prol da família e dos valores cristãos”, posicionou.

Na oportunidade, Thiago Silva expôs as principais iniciativas realizadas, nestes três anos e seis meses na Assembleia Legislativa, dando destaque para a educação que ele considera como principal ferramenta de transformação social. “Antes de iniciar o mandato de deputado, fui vereador. Antes fui presidente de bairro, líder comunitário e estudantil, sempre lutando pela minha comunidade e pela educação que transforma vidas e dá melhores condições de vida e mais oportunidades ao cidadão”, frisou.

Ele apresentou as ações concretizadas em seu mandato parlamentar, como a promoção de cursos de qualificação, aplicação de recursos que garantiram a ampliação de vagas e cursos na Unemat, reformas e construções de escolas, fortalecimento da agricultura familiar, projetos de defesa dos direitos da mulher, melhorias no atendimento da saúde e na área social.

No final do encontro, Thiago Silva e a sua equipe receberam orações dos fiéis para abençoar a campanha eleitoral que estenderá até o dia 2 de outubro.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana