Reportagens e fotografias publicadas a partir de 1º de agosto de 2025 poderão disputar o Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de Mato Grosso até a data de encerramento das inscrições. O projeto de lei que cria o prêmio ainda deve passar por segunda votação na Assembleia Legislativa e na sequência o edital será publicado.
A premiação busca reconhecer, valorizar e incentivar os profissionais da imprensa que mais se destacaram na produção de conteúdos jornalísticos que valorizem o Estado de Mato Grosso. O tema central da premiação é "Políticas Públicas Estaduais inovadoras que tornaram Mato Grosso um lugar melhor para se viver”.
Os assuntos das reportagens e fotografias, relacionados ao tema central, podem estar nos seguintes eixos temáticos: Infraestrutura, Social, Meio Ambiente, Educação, Empreendedorismo, Agricultura, Saúde, Cultura, Esporte, Segurança, Ciência e Tecnologia e Turismo.
A premiação será dividida em cinco categorias:
- Jornal impresso: para reportagens em texto publicadas em jornais e revistas;
- Internet: para reportagens publicadas em sites;
- Vídeo: para reportagens veiculadas em canais de televisão ou publicadas em plataformas digitais de vídeo, sendo possível também episódios de podcasts publicados em plataformas de vídeo;
- Áudio: para reportagens em áudio veiculadas em emissoras de rádio, sendo também aceitos episódios de podcast publicados em plataformas de streaming;
- Fotografia: para a melhor foto ou série de fotos publicadas em veículo impresso ou digital.
As inscrições para o prêmio serão gratuitas e deverão ser realizadas pela plataforma oficial a ser disponibilizada no site da Secom. Cada jornalista ou fotógrafo pode se inscrever em duas categorias, sendo que, em cada uma delas, é necessário apresentar um trabalho distinto.
Os vencedores ganharão prêmios em dinheiro, cujos valores serão divulgados no edital e estarão entre os maiores do Brasil.
A primeira edição do Prêmio de Jornalismo levará o nome do jornalista Ademar Andreola. A categoria Fotografia, de forma excepcional, levará o nome do fotojornalista Marcos Vergueiro. As homenagens são um reconhecimento às contribuições relevantes de ambos para a comunicação e memória jornalística de Mato Grosso.