conecte-se conosco


Mulher

Compulsão alimentar: entenda o transtorno que atinge cerca de 2,5% da população mundial

Publicado


source
Compulsão alimentar: entenda o transtorno que atinge cerca de 2,5% da população mundial
Reprodução: Alto Astral

Compulsão alimentar: entenda o transtorno que atinge cerca de 2,5% da população mundial

A compulsão é uma das doenças psiquiátricas mais presentes no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a compulsão alimentar atinge cerca de 2,5% da população mundial. No Brasil, 4,7% da população têm algum tipo de transtorno alimentar, sendo mais recorrente entre jovens de 14 a 18 anos. Cerca de 49% das pessoas que apresentam o transtorno são obesas, sendo que 15% são obesas mórbidas.

O transtorno, causado por uma ingestão muito grande de alimentos em um curto período de tempo, vem sempre acompanhado da sensação de total desgoverno. A pessoa fica desesperada por não conseguir parar e isso causa um nítido sentimento de descontrole. Essa sensação, por sua vez, desencadeia uma vergonha muito intensa, uma culpa por ter feito algo que sabia que não podia.

Sérgio Barrichello, endoscopista bariátrico, explica que o diagnóstico da doença é baseado em questões comportamentais. “O diagnóstico de compulsão alimentar é dado a partir desses episódios pelo menos duas vezes por semana nos últimos 6 meses. Alguns dos sintomas do compulsivo são descontrole, vergonha e culpa por ter comido, mentiras sobre a doença, alívio por comer, irritabilidade quando não consegue comer e obsessão por comida. O compulsivo sofre antes, sente prazer em comer e depois sofre novamente com a culpa”, destaca o médico, completando que outro fator relevante é que esses pacientes não têm ação compensatória, ou seja, não provocam vômito ou mesmo usam laxantes.

Mas é só isso?

De acordo com o especialista, a compulsão alimentar também está ligada à neurotransmissores, como a dopamina. Esses neurotransmissores têm algumas características alteradas que fazem o indivíduo ter essa compulsão com mais frequência. Ou seja, não é algo apenas psicológico, existe química envolvida.

Assim, vale destacar que, além dessas características neurológicas e até mesmo hormonais, existem os gatilhos comportamentais, como o acesso muito fácil à comida, crises de ansiedade, dietas restritivas, perda de um ente querido, emprego ou dinheiro.

Por isso, o tratamento psiquiátrico é importante em um quadro de compulsão alimentar, além, claro, do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

Fonte : Sérgio Barrichello, médico cirurgião endoscopista, é especialista em emagrecimento e CEO da HealthMe.

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 17 de outubro de 2021

Publicado


source
A previsão do dia dá dicas de como aproveitar as oportunidades de acordo com o seu signo e ascendente
Marcelo Dalla

A previsão do dia dá dicas de como aproveitar as oportunidades de acordo com o seu signo e ascendente

ÁRIES 

Deixe de lado a impaciência e as críticas. A tensão entre Sol e Plutão pede mais ponderação e diplomacia. Ainda bem que a sensibilidade continua em pauta: a Lua segue em Peixes. Boas soluções começam a surgir se estiver de coração aberto para diálogos amorosos e compreensivos. Vale encontrar tempo para soltar as asas da imaginação, meditar, investir nas artes, ouvir música ou buscar o contato com a natureza. Enfim, tudo que traga inspiração e encantamento ganha destaque.

TOURO 

A Lua segue no sensível Peixes: bom período para cultivar solidariedade e buscar informações inspiradoras. É tempo de rever projetos em comum, esclarecer dúvidas e dar continuidade aos projetos em parceria. As habilidades sociais devem ser cultivadas para que possa avançar. Hoje a Lua se alinha com Netuno e Plutão: atividades ligadas à recuperação, cura, restauração e desintoxicação estão em evidência. Ao investigar e descobrir mais sobre si mesmo, pode também fortalecer os laços com quem ama. 

GÊMEOS  

A visão do mundo pode ser aprofundada. Ideias, conceitos e crenças podem e devem ser sempre renovados. Com Mercúrio retrógrado, importantes revisões em velhos conceitos, crenças e ideias tendem a acontecer. Além disso, a Lua segue em Peixes, combina forças com Netuno e Plutão: prefira atividades mais introspectivas, de cunho mais elevado, artístico ou transcendental. Evite exaurir suas forças, sem exigir demais de si mesmo e dos outros. Conte com mais inspiração e intuição.

CÂNCER 

Sensibilidade, inspiração, intuição e profundidade estão favorecidas: a Lua quase cheia segue em Peixes, combina forças com Netuno e Plutão: aproveite para renovar os sentimentos, doar, reciclar ou jogar fora o que não serve mais. Meditação, dança, música, poesia, ensinamentos elevados, o contato com a natureza e tudo o que possa alimentar a alma ganha destaque. Você pode dialogar com sensibilidade e até mesmo fazer declarações de amor. Com mais romantismo, ficar com quem gosta se torna ainda mais especial.

LEÃO 

Período ideal para desenvolver a sensibilidade. A Lua segue em Peixes, em harmonia com Netuno e Plutão: aproveite para cultivar mais receptividade, empatia e inspiração. O Sol desafia Plutão, cuidado com os arroubos do ego e as disputas de poder. É importante cultivar amor, compreensão, compaixão e se colocar no lugar do outro. Ainda bem que a Lua faz aspectos harmoniosos! Bom período também para filmes ou livros românticos, fantasiosos, daqueles que nos fazem viajar para lugares mágicos e longínquos. 

VIRGEM  

É tempo de transformar, revitalizar, restaurar, reconstruir, superar velhas limitações para crescer. Com a Lua em Peixes fica mais fácil ampliar o olhar e compreender mais sobre a vida também. Mercúrio conclui sua retrogradação: procure colocar sua alma em tudo o que fizer, cultivar profundidade, carinho, atenção e disponibilidade. É tempo de alimentar ideais elevados, cultivar pensamentos positivos e bons sentimentos. Meditação, música, poesia, mantras e leituras edificantes podem alimentar sua fé. 

LIBRA 

Ao expandir seus contatos e fazer amigos, novas oportunidades podem surgir. Mercúrio segue em harmonia com Vênus e Saturno para ajudar nos aprimoramentos gerais. Com a Lua em Peixes, vale também investir nas práticas espirituais ou nas atividades artísticas. Conte com mais intuição e capacidade de investigação. Renovações, faxinas, reciclagens e investigações em geral também favorecidas. Porém, evite disputas! Tudo o que possa fazer para renovar as energias é bem-vindo, poderá se sentir mais leve depois.

Leia Também

Leia Também

ESCORPIÃO 

Com a Lua em Peixes, vale programar encontros românticos, investir nas práticas espirituais ou nas atividades artísticas. Terapias, pesquisas e aprofundamentos também estão favorecidos. A harmonia da Lua com Plutão e Netuno ajuda nas renovações e investigações em geral. Aproveite o momento para buscar inspiração nas artes ou nos estudos. Conte com mais sensibilidade para tal. Você pode transformar velhos sentimentos, livrar-se de velhas mágoas e culpas. Assim abre espaço para novas experiências emocionais.

SAGITÁRIO 

É tempo de investir em seu crescimento profissional. Lua, Netuno e Plutão combinam forças para favorecer o os planejamentos estratégicos. As pesquisas e as conversas curativas também estão em destaque. As palavras recheadas de amor e sensibilidade podem abrir portas e caminhos. Bom período para distribuir palavras inspiradoras e conseguir colaboração. Aproveite para cultivar solidariedade e fluidez emocional. Amor e carinho também são formas de praticar a generosidade, de se doar ao outro. 

CAPRICÓRNIO

É tempo de modificar, transformar, reciclar o lixo emocional. A Lua segue em Peixes, combina forças com Netuno e Plutão: em destaque a capacidade de abrir-se para ensinamentos elevados e compreensões profundas. É recomendável buscar leituras edificantes, a companhia de mestres e pessoas positivas. Meditação, terapias, exercícios de relaxamento e boa música podem fazer milagres. A comunicação sensível está favorecida. É tempo de planejar e visualizar o que pretende para o futuro. Assim pode criar e plasmar a realidade.

AQUÁRIO

Com a Lua quase cheia em Peixes, vale dedicar-se aos assuntos mais elevados e transcendentais da vida. Bom dia para marcar encontros e reuniões, clima deve ser de mais sensibilidade e generosidade. A intuição fica mais afiada também. Vale programar atividades culturais, ou um passeio junto à natureza para restabelecer energias. Gentileza, cordialidade e diplomacia o ajudam a conquistar amigos e a manifestar cada vez mais a abundância em sua vida. A felicidade está nas coisas simples, procure saborear cada minuto.

PEIXES 

A sensibilidade se combina com a objetividade para provocar curas, transformações e mudanças. A Lua segue em seu signo, alinha forças com Netuno e Plutão: conte com mais capacidade para investigar, analisar, encontrar respostas, perceber quais os sonhos que merecem sua dedicação. Aproveite para conectar-se com os desejos mais profundos de seu coração. Ser fiel aos seus ideais, envolver-se com mais paixão em seus planos e projetos. Você acredita em seu potencial e em suas capacidades?

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Cabelos de mulher chamada de Rapunzel da vida real medem 1,65 metro; veja fotos

Publicado


source
Alla Perkova, a Rapunzel da vida real, não corta os cabelos desde os 12 anos
Reprodução/Daily Mail

Alla Perkova, a Rapunzel da vida real, não corta os cabelos desde os 12 anos


O sonho de muitas mulheres é de ostentar um cabelão igual ao da Rapunzel. Para a ucraniana Alla Perkova, 38, isso é realidade. Ela parou de cortar os cabelos aos 12 anos e ostenta fios que chegam a medir 1,65 metro — mais do que sua própria altura, de 1,61 metro.


O cabelão castanho claro de Alla ajudou a variar a aparência: a modelo já fez cerca de 50 penteados diferentes. “As tesouras não tocam meus cabelos em quase 30 anos. Nos últimos cinco anos, a extensão do meu cabelo continuou a mesma, só que a qualidade melhorou”, contou Alla ao Daily Mail.

Os fios são tão característicos dela que Alla explica que seu marido, Eduard, a ajuda a pentear os fios para demonstrar afeto.

Quais os segredos para ter cabelo comprido como os da Rapunzel da vida real?


A modelo é frequentemente questionada sobre qual é o segredo para manter os fios desse tamanho. Ela afirma que não usa nenhum produto especial e que o cabelo dela só é assim devido à genética. A mãe de Alla sempre teve o cabelo longo.

No entanto, ela pondera que o que ajudou a manter o cabelo forte e saudável foi evitar química e estresse.

Leia Também

Leia Também

“Eu não sigo nenhum dieta específica para fazer meu cabelo crescer. Tento ficar calma. Não tinjo meu cabelo com nenhuma tinta ou produto especial, nem faço procedimentos. Eu os penteio devagar e gentilmente”, diz.

Alla lava os cabelos a cada dois dias por cerca de 10 minutos. Ela chega a passar meia hora no secador. A modelo lava os fios com shampoo normal e não usa máscaras ou balms. Ela justifica que seu cabelo já é hidratado naturalmente.

É comum que Alla fique com os cabelos soltos, mas ela adora usar o que tem para criar penteados diferenciados. Os mais de 50 penteados são feitos por ela mesma e variam entre tranças e coques.

Seus cabelos a tornaram conhecida tanto na Ucrânia como no mundo, graças às redes sociais. Na internet, ela é frequentemente perguntada sobre dicas para manter os fios bonitos e grandes.

“As pessoas sempre ficam chocadas quando veem meus cabelos. Dizem que eu sou única como uma princesa de contos de fadas”, conta.

“Meus seguidores do Instagram dizem que os motivo a deixar o cabelo crescer. Digo a todos que o comprimento não é importante. Saúde, densidade e geralmente presença de cabelo é que são importantes”, complementa.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana