Compol MT reúne mais de 500 profissionais em maior evento de comunicação política e eleitoral

· 2 minutos de leitura
Compol MT reúne mais de 500 profissionais em maior evento de comunicação política e eleitoral
Foto: Assessoria


Com a participação de 530 profissionais de publicidade, jornalismo, marketing e relações públicas, o 1º COMPOL Mato Grosso se consolidou como um divisor no cenário da comunicação política e institucional do Estado. Realizado nesta terça-feira (23), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, o congresso alcançou a marca de maior edição regional realizada no país e oportunizou a interlocução sobre estratégias digitais que serão fundamentais para o pleito eleitoral de 2026.

A coordenadora-geral do COMPOL-MT, a advogada Mariana Bonjour, avalia que o congresso alcançou seu principal propósito. “Quando idealizamos trazer o COMPOL para o Estado, vislumbramos oportunizar aos profissionais da comunicação que atuam com estratégia eleitoral, campanhas e comunicação institucional, um espaço de debate, de networking e de aprimoramento. E a dimensão deste primeiro congresso confirmou o interesse dos comunicadores mato-grossenses em continuar a oferecer um trabalho de alto impacto.”

Ao todo, 21 profissionais experientes em comunicação digital, jornalismo, publicidade e estratégia político-eleitoral subiram ao palco para palestras e para o painel CAMP.

No período matutino, Mariana Bonjour deu início à programação com a palestra: cada tijolo importa, construindo a política que queremos”, seguida do estrategista Juarez Guedes, que tratou sobre “sentimento, estratégia e criatividade”. Já a secretária adjunta de Publicidade do Governo de Mato Grosso, Gabriela Clemente, abordou o peso da comunicação de mandato na reputação política.

O publicitário e vice-presidente do Grupo ZF, Frederico Parma, palestrou sobre “como planejar campanha digital”. Também do Grupo ZF, o publicitário e dramaturgo Eduardo Butakka, em conjunto com o ator Thyago Mourão, abordou o “peso do humor em uma eleição”. Em seguida, o jornalista Lucas Rodrigues falou sobre “como engajar e construir autoridade nas redes”.

A parte da manhã foi encerrada com o painel CAMP, com a participação de Mariana Bonjour, Humberto Frederico, Luiz Antônio Pereira, Lumara Dalva, Kleber Lima, Cláudio Cordeiro e Claudia Cadore, todos membros do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP).

No período vespertino, o COMPOL teve a palestra “identidade e pertencimento na era digital”, ministrada pelo jornalista Humberto Frederico. Em seguida, o especialista em pesquisa e diagnóstico eleitoral, Matheus Dias, tratou sobre “aqui é diferente: o que múltiplas pesquisas cruzadas nos ensinam”.

A educadora digital e vereadora por Cuiabá, Maysa Leão, falou sobre “a importância do storytelling na construção do capital político”. Já o consultor político e eleitoral, Guilherme Pontes, explicou “como transformar dados em votos”.

O jornalista e estrategista eleitoral Kleber Lima tratou sobre “pescando votos: posicionamento eleitoral para fisgar o eleitor”. Em seguida, a estrategista Nerea Garcia apresentou “o triplex que alugaram na sua cabeça: como sair das meias verdades que o marketing político te vendeu para construir estratégia”.

O COMPOL contou ainda com a palestra “Antecipar é comunicar o futuro com passado”, com o jornalista, advogado e ex-senador Antero Paes de Barros e o professor-doutor da UFMT, Pedro Pinto de Oliveira. Eles foram seguidos pelo estrategista João Paulo Borges, conhecido como JP do Whats, que explicou “organização dos contatos ao relacionamento por meio do WhatsApp”.

A palestra de encerramento foi realizada pelo especialista em comunicação política e estratégia digital, Marcello Natale, cujo tema foi “o mesmo de sempre”.

O COMPOL é considerado o principal evento do Brasil dedicado às tendências, estratégias e inovações na comunicação do setor público e se destaca pelo debate sobre os desafios e oportunidades da comunicação política e institucional.