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Comparamos o novo Audi A3 Sedan com o BMW 320i. Qual vence?

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Audi A3 Sedan e BMW 320i estão entre os sedãs premium mais vendidos hoje em dia no Brasil
Guilherme Menezes/ iG Carros

Audi A3 Sedan e BMW 320i estão entre os sedãs premium mais vendidos hoje em dia no Brasil

Quando vamos comparar dois clássicos do mercado automotivo, sabemos que os resultados não serão tão evidentes à primeira vista. Entretanto, pelas diferenças marcantes entre os dois rivais do nosso comparativo, podemos identificar os pontos fortes (e fracos) de cada um. Isso é o que acontece na briga entre Audi A3 Sedan e BMW 320i.

A primeira diferença é a nacionalidade de cada um. Os dois projetos não são alemães? São sim, mas um deles não é “nascido” lá. O mais caro dos dois, o BMW Série 3 (R$ 339.950, na versão M Sport) é produzido em Araquari (SC), enquanto o Audi A3  Performance Black, com kit S-Line (R$ 309.619) saiu de Ingolstadt, na Alemanha.

Outro ponto é que o BMW tem tração traseira, enquanto a do Audi na dianteira. Como se não bastasse, algo que sempre diferenciou os carros de ambas as fabricantes é aquilo que eles “exalam” para o condutor e para os ocupantes.

Na percepção de quem vos fala, os Audi sempre tentaram unir os atributos da engenharia alemã (entre os quais, robustez, tecnologia, conforto e esportividade) de forma equilibrada. Já os BMW, sempre tendem mais ao sensorial. Ou seja, conservam mais atributos como agilidade e conforto — sem deixar as outras características de lado também, é claro.

Precisão alemã com abordagens diferentes

BMW 320i e Audi A3 Sedan são feitos para quem gosta de dirigir, precisa e espaço, mas não quer um SUV
Guilherme Menezes/ iG Carros

BMW 320i e Audi A3 Sedan são feitos para quem gosta de dirigir, precisa e espaço, mas não quer um SUV

De todo o modo, ainda estamos falando de “escolas” iguais de desenvolvimento. O A3 Sedan chegou renovado no final de 2021, com cerca de 90% dos componentes metálicos novos em relação à geração antecessora, segundo a própria fabricante.

O novo Audi A3 aposta no visual esportivo, com ampla grade frontal, bem como entradas e saídas de ar (não funcionais) na dianteira e na traseira, respectivamente. Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Novo capô e novas linhas nas laterais complementam o novo visual exterior.

No interior,  o Audi passa a ter novas saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha. Seu acionamento agora é eletrônico e abandona o botão de trava mecânica, que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

O acabamento e a montagem dos componentes do A3 Sedan também evoluíram em relação ao modelo anterior. O interior fica mais ergonômico, refinado e bem mais moderno ante a geração anterior (que apesar de também ter um visual interno bonito, já estava relativamente defasada).

A única questão fica por conta da central multimídia . Não conseguimos acessar o CarPlay da forma como se deve e ficamos limitados ao acesso do Spotify e, parcialmente, do Waze — este que só reproduzia os sons, mas não espelhava o mapa do aplicativo na tela. Isso via conexão Bluetooth. Para funcionar tudo de acordo seria preciso usar um cabo plugado na entrada USB-C , o que muitas vezes requer um adaptador.

O BMW , por sua vez, ganhou novos itens de conectividade, conveniência e tecnologia em sua linha 2022. Entre as principais mudanças estéticas, o sedã recebeu grade bipartida mais larga e com moldura única.

Além disso, conta com rodas diamantadas , de aro 19, com cinco raios, revestimento interno na tonalidade marrom-conhaque e acabamento do painel em imitação de alumínio.

Quando comparamos os dois, vemos como a inspiração do A3 Sedan em modelos da linha RS fez muito bem aos que preferem características mais aspiracionais. O carro tem linhas afiadas e jogo de luz e sombra mais pronunciados.

Enquanto isso, a BMW optou por uma abordagem mais conservadora, ressaltando mais as superfícies e a amplitude das áreas vazadas. Essas diferenças já podem acabar entregando um pouco sobre para qual público cada modelo terá maior apelo.

Como se saem?

O interior do BMW 320i segue um padrão mais clássico nas linhas, mas a sua conectividade é a mais fácil de lidar
Divulgação

O interior do BMW 320i segue um padrão mais clássico nas linhas, mas a sua conectividade é a mais fácil de lidar

O maior ponto em comum para ambos é a boa rigidez de carroceria e o comportamento preciso ao volante. É dispensável dizer que ambos também são bem “espertos”. O Audi traz motor 2.0 turbo , a gasolina, que entrega 190 cv e 32 kgfm. Por meio do câmbio S Tronic, de dupla embreagem, e sete marchas, acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e chega aos 241 km/h.

Enquanto isso, debaixo do capô do BMW 320i , encontramos o motor 2.0 turbofllex, de 184 cv e 30,6 kgfm, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras. Segundo a BMW, o 320i pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h.

Ambos trazem seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado , sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração, ar-condicionado digital de três zonas, assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, teto-solar, entre outros itens.

E o consumo ? Conforme os dados homologados pelo Inmetro, o BMW faz 11,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sempre com gasolina. Do outro lado, temos os números aferidos para o A3 Sedan, com 14 km/l na estrada e 11 km/l na cidade.

Quando nos aprofundamos ainda mais no comportamento dos carros, as diferenças entre ambos ressurgem. O A3 Sedan é bastante equilibrado. Evoluiu ao passar por solavancos, mudanças mais rápidas de inclinação e curvas mais velozes, a comunicação da direção com o asfalto ficou mais direta. Entretanto, é fácil perder tração nas rodas dianteiras ao pisar fundo no acelerador.

Para o BMW, o quesito da dirigibilidade é, definitivamente, seu ponto de destaque. Por conta da tração traseira, o 320i tem melhor transferência de peso durante as acelerações e um estilo de condução mais direto. A posição de dirigir é elogiável, com o assento do motorista posicionado mais baixo, deixando o condutor próximo do centro de gravidade.

Conclusão

Ambos os carros compõem a “porta de entrada” para o segmento dos carros premium no Brasil. E tanto um, quanto o outro, podem ser as melhores pedidas. Entretanto, vai depender, exatamente, do que você procura em um carro.

Fica claro que o A3 Sedan é um carro mais jovial. O visual é mais arrojado, dentro e fora, bem como é mais descompromissado com a sua postura ao pisarmos fundo no acelerador. Isso, querendo ou não, serve para proporcionar um aspecto mais lúdico.

Já o BMW é tão maduro no visual, quanto na dirigibilidade. O carro consegue — mais do que o A3 Sedan — o que é difícil de se conciliar: desempenho (com precisão e aceleração) junto do conforto. Claro que a sua tração traseira é uma grande responsável por essa união, mas a posição ao dirigir e a sua suspensão deixam o carro bem preciso nas manobras.

Logo, optamos pelo BMW 320i , quando isolamos apenas a análise do “conjunto da obra”, apesar da questão do custo-benefício pesar a favor do A3 Sedan, que custa em torno de R$ 30 mil a menos, considerando as versões mais bem equipadas. Entre prós e contras, o BMW é mais eficiente, espaçoso para os ocupantes e sofisticado.

Ficha técnica

Audi Audi A3 Performance Black – kit S-Line (a partir de R$ 309.619)

Motor: Diant., transv., 4 cil.em linha, 2.0, 16V, turbo, injeção direta, gasolina

Potência: 190 cv

Torque: 32,6 kgfm

Câmbio: Automático, dupla embreagem e sete marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente; McPherson (diant.) e multilink (tras.)

Freios: Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)

Porta-malas: 425 litros

Peso: 1.485 kg

Consumo: 14 km/l na estrada e 11 km/l na cidade, com gasolina

0 a 100 km/h: 7,4 segundos

Vel. Max: 241 km/l

320i M Sport (R$ 336.950)

Motor: 2.0, turbo, gasolina

Câmbio: Automático de 8 marchas, tração traseira

Potência: 184 cv

Torque:  30,6 kgfm

Transmissão: automática, oito velocidades, tração traseira

Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira)

Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)

Porta-malas: 360 litros

0 a 100 km/h: 7,2 segundos

Velocidade máxima: 240 km/h

Consumo: 11,1 km/l na cidade; 12,5 km/l na estrada (Inmetro)

Fonte: IG CARROS

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Hyundai HB20 muda a partir do mês que vem. Veja as fotos e detalhes

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Hyundai HB20 da linha 2023 flagrado antes do lançamento, que será no mês que vem. Repare as novas lanternas
Daniel Mota Films/Reprodução

Hyundai HB20 da linha 2023 flagrado antes do lançamento, que será no mês que vem. Repare as novas lanternas

Lançado em outubro de 2019, o Hyundai HB20 atual vai passar por mais uma reestilização, depois que o carro passou a ser alvo de críticas em relação ao desenho. De lá para cá, a marca coreana adotou alguns discretos retoques no visual, mas apenas agora, quase três anos do lançamento, é que serão adotadas mudanças mais significativas

O Hyundai HB20 da linha 2023 já chega em julho próximo às lojas com uma traseira que lembra a nova geração do SUV Tucson , que tem boas chances de chegar ao Brasil ainda mais agora que o carro acaba de ser lançado no Uruguai. Pelas images que circulam na internet, é possível ver claramente que as lanternas passarão a ser de led e integradas por uma barra luminosa que atravessa a tampa traseira.

Com isso, o HB20 passará a ter aspecto mais moderno, junto com a frente, que passará a ter estilo mais discreto, mas com amplas entradas de ar no para-choque, no estilo “colmeia”, luzes diurnas nas pontas e faróis estreitos, com lentes escurecidas em algumas versões. As fotos publicadas na rede mostram a mais simples delas, com calotas plásticas com o mesmo desenho atual.

Hyundai HB20 renovado também terá nova frente mais discreta que a atual e parecida com modelos da VW
Divulgação

Hyundai HB20 renovado também terá nova frente mais discreta que a atual e parecida com modelos da VW

As alterações no desenho vão deixar o HB20 com aspecto mais largo, mas será apenas uma impressão visual, uma vez que nao houve nenhuma mudança de plataforma ou estrutural. Também é possível notar os novos vincos do capô e que o carro ficou mais parecido com os rivais da Volkswagen .

Ainda não há imagens do interior da linha 2023 do HB20 , mas sabe-se que o carro terá evoluções no sistema multimídia, seguindo recursos já disponíveis no SUV Creta . Além disso, o volante será novo, com base achatada e a padronagem de acabamento será renovada.

Não haverá alterações no conjunto mecânico do Hyundai HB20 2023 , que continuará tendo apenas suas opções de motor 1.0, aspirada (80 cv e 10,2 kgfm de torque) e turbo (120 cv e 17,5 kgfm), que poderão funcionar com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Mais informações serão divulgadas durante o lançamento.

Fonte: IG CARROS

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Ford lança edição especial de 75 anos da picape Série F nos EUA

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Ford F-150  Heritage Edition: picapes contam com pintura de dois tons entre os itens exclusivos
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Ford F-150 Heritage Edition: picapes contam com pintura de dois tons entre os itens exclusivos

A Ford apresenta nos Estados Unidos uma edição especial da picape F-150, a Heritage Edition – uma releitura de modelos clássicos da linha dos anos 1960, 1980 e 1990 com pintura em dois tons – em comemoração aos 75 anos de lançamento da Série F.

Lançada em 1948, a Série F em quatro décadas de existência já soma 40 milhões de unidades produzidas e para comemorar o feito, a nova F-150 Heritage Edition traz diversos elementos que remetem aos primeiros modelos como a clássica pintura de dois tons.

Nesse caso, a cor principal da carroceria combinando com teto, colunas, para-choques e área inferior das portas e dos para-lamas em tom contrastante. As opções incluem: vermelho Red e cinza, azul Atlas ou Area 51 e preto, azul Antimatter e cinza, ou cinza Avalanche e preto.

Já no interior, as opções são cinza ou preta, com detalhes alusivos à edição limitada, incluindo o revestimento dos bancos , um aplique em relevo na tampa do console e um logotipo branco ’75 Years’ no alto do para-brisa, reproduzido também no console central e na animação inicial da tela multimídia.

Disponível na versão XLT da F-150 , a edição especial começará a ser vendida nos EUA a partir do mês que vem. A Ford anunciou este ano que vai lançar a F-150 no Brasil em 2023, complementando a sua linha de picapes ao lado da Ranger  e da Maverick .

No mercado norte-americano, há diversas opções de motorização como o 2.7 V6 EcoBoost, 3.5 V6 EcoBoost e 5.0 V8 4X4 de 406 cv, sempre com a transmissão automática de 10 marchas.

A Ford não informou qual versão irá vender por aqui, mas tudo leva a crer que a opção seja do pacote Lariat Luxury , que também é comercializado no mercado argentino.

No país vizinho, essa versão da Ford F-150 é oferecida tanto com o motor 5.0 V8 (Coyote), com 400 cv de potência e 56,6 kgfm de torque, quanto com o híbrido que combina propulsor elétrico com um 3.5 V6 , que rende uma potência combinada de 430 cv e um torque combinado de 78,8 kgfm .

Fonte: IG CARROS

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