conecte-se conosco


Turismo

Como encontrar câmeras escondidas em Airbnb, quartos de hotéis e hostels

Publicado


source
É crime! Saiba como se proteger de câmeras escondidas no Airbnb
Pixabay

É crime! Saiba como se proteger de câmeras escondidas no Airbnb



Parece situação que só acontece em filme, mas não é: cada vez mais, hóspedes de hotéis, hostels e aplicativos de hospedagem, como Airbnb, se preocupam com possíveis câmeras escondidas. Além de ilegal, a prática é nociva por comprometer a privacidade e a segurança dos usuários do serviço.

As preocupações, de acordo com especialistas, são cada vez mais válidas. Segundo Guilherme Guimarães, advogado especialista em segurança de informação, há um mercado crescente interessado em materiais de cunho íntimo e sexual na internet, principalmente em sites de pornografia e na chamada deep web.

“Infelizmente temos visto alguns casos, principalmente nos Estados Unidos, e a maioria das ocorrências que acontecem por lá passam a ser replicadas mundo afora. Infelizmente, o Brasil não fica de fora”, complementa Átila Cordova, especialista em segurança estratégica e CEO da empresa de consultoria em segurança Magav.


Ele explica que existem relatos no Brasil, mas não há dados suficientes para calcular os casos no país porque os hóspedes não fazem boletins de ocorrência, não há legislação específica e as plataformas de aluguéis não expõem os nomes. “Normalmente, os aplicativos alegam que essas ocorrências são muito raras dentro da grande quantidade de usuários satisfeitos”, explica Cordova.

Os profissionais alertam que é importante que os hóspedes se mantenham vigilantes e criem o hábito de fazer buscas pelas acomodações. Além disso, ter informações sobre procedimentos e detalhes a ficar de olho podem ser dicas úteis.

Instalação de câmeras escondidas em acomodações configura crime

Apesar de não existir uma lei específica para punir a instalação de câmeras escondidas em Airbnb, hotéis e hostels. Mesmo assim, há um respaldo em outras legislações.

Guimarães afirma que a Lei Federal nº 13.772/2018 criminaliza o ato de registrar, em fotos ou vídeos, cenas de nudez ou ato sexual ou libidinoso em espaços privados sem autorização das pessoas participantes.

Cordova aponta que o Artigo 216-B do Código Penal tem o mesmo propósito e pode deter por um a seis meses de prisão ou multar indivíduos que realizarem o registro de forma ilegal. “O ato pode ser tipificado assim quando as imagens forem utilizadas para os crimes de extorsão, violação da dignidade sexual ou até pedofilia”.

Guimarães explica que o ato também tem respaldo no Artigo 150, que prevê detenção de um a três meses ou multa para indivíduos que permanecem em um ambiente privado e alheio sem a autorização de quem ocupa o local. “Isto porque o indivíduo tem a intenção de entrar e permanecer no imóvel, o que pode ser feito de modo físico ou virtual”, justifica.

Você viu?

Como fazer uma busca por câmeras escondidas?

Os cuidados começam no momento de assinar o contrato de informações do serviço de hospedagem. Cordova explica que, nele, é preciso constar a existência de câmeras de segurança, que não podem ser instaladas em espaços como quartos privados ou banheiros.

O viajante precisa se atetar a todas as regras de hospedagem do Airbnb . Caso nunca tenha alugado antes, o iG Turismo já fez um passo a passo de como alugar um Airbnb pela primeira vez . “Seguir todo o processo de aluguel dentro da plataforma e não tratar diretamente com o proprietário traz algumas garantias e segurança”, indica.

Cordova e Guimarães explicam que as câmeras de segurança estão cada vez menores e, por isso, podem ser instaladas e camufladas com mais facilidade. No entanto, existem pontos estratégicos para a instalação das câmeras e que devem ser checados pelos hóspedes. Os especialistas explicam que é preciso ter atenção aos seguintes equipamentos ou objetos:

  • Relógios digitais;
  • Despertadores;
  • Parafusos de relógios;
  • Lâmpadas ou luzes pequenas;
  • Itens de decoração localizados em lugares estranhos;
  • Bichinhos de pelúcia, principalmente nos olhos;
  • Quadros;
  • Plantas;
  • Sensores de incêndio;
  • Detectores de fumaça;
  • Tomadas
  • Espelhos.

“Ao chegar na casa locada ou no quarto do hotel, verifique esses objetos para ver se existem câmeras ocultas”, aconselha Guimarães. “Analise se nos locais mais privativos existem equipamentos fora de contexto. Por exemplo: não tem sensor de incêndio na casa toda, mas tem um sobre a cama do quarto”, acrescenta Cordova.

Para casos de instalações de câmeras escondidas que desejam captar imagens de cunho sexual, Guimarães indica “entrar na mente” do criminoso. “Imagine qual seria o melhor ângulo para posicionar a câmera”.

Apesar de serem fáceis de camuflar, ambos explicam que as lentes das câmeras escondidas sempre ficam para fora. “No escuro, verifique a existência de pequenas luzes no ambiente. É possível utilizar a câmera do celular para tentar identificar as câmeras com infravermelho. Com a lanterna, pode-se encontrar o reflexo das lentes”, orienta Cordova.

Câmeras escondidas e dispositivos que estejam fazendo transmissões a outros equipamentos podem ser encontradas com um detector de sinal RF, capazes de detectar as frequências e permitir uma varredura detalhada.

Às vezes, o dispositivo consta como conectado na rede Wi-Fi do local. Por isso, verifique se existem conexões desconhecidas e as remova. “Desconecte equipamentos que não utilize e, caso fique em dúvida, cubra-o com uma peça de roupa”, diz Cordova.

Encontrei uma câmera. O que devo fazer?

Caso tenha encontrado uma câmera escondida no Airbnb ou no hotel, é importante não mexer ou comprometer a integridade do objeto. “Produza a prova; ou seja, filme e fotografe. Na sequência, faça o registro de um boletim de ocorrência e comunique à gerência do hotel ou do proprietário do imóvel, no caso do Airbnb”, explica Guimarães.

A prática comum no caso de aplicativos e hotéis, diz Cordova, é que se ofereça o reembolso e novas acomodações gratuitas ou com preço reduzido. “Lembre-se de procurar a polícia caso se sinta ameaçado”.

No caso das câmeras escondidas no Airbnb, a plataforma pode retirar o proprietário daquele imóvel do serviço e entrar com um processo legal. “O proprietário poderá responder criminalmente pelo ato e indenizar o dano moral experimentado pelas vítimas”, diz Guimarães.

Cordova lembra que, apesar de haver respaldo legal e de se tratar de uma ato criminoso, ainda não há garantias e segurança total de que a vítima terá qualquer segurança. “Por isso, é importante levar em consideração o cuidado na avaliação do local que vai se hospedar e buscar boas referências”, salienta o especialista.

Fonte: IG Turismo

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; conheça cada um

Publicado


source
“007: Sem Tempo Para Morrer” chega aos cinemas na próxima quinta-feira (30), exibindo belas locações, que vão do sul da Itália à Jamaica
Divulgação

“007: Sem Tempo Para Morrer” chega aos cinemas na próxima quinta-feira (30), exibindo belas locações, que vão do sul da Itália à Jamaica


O novo longa do agente secreto James Bond estreia na próxima quinta-feira (30). “007: Sem Tempo Para Morrer” é o quinto filme da franquia estrelada por Daniel Craig, que deve contar a história a partir do momento que James Bond retorna à ação após se aposentar. 

Assim como os filmes anteriores, o filme promete prender o público com cenas de adrenalina, localizadas em cenários surpreendentes. Desse modo, mesmo se o viajante não estiver no Serviço Secreto, pode visitar as cidades percorridas pelo espião. 

Sul da Itália

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los
Unsplash

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los


“Sem Tempo Para Morrer” utiliza vários locais ao redor do sul ensolarado da Itália. A região italiana também é conhecida como Itália Meridional, Baixa Itália, ou apenas Sul. Entre os locais que integram essa porção do país estão: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Molise e Puglia.

O Sul da Itália apresenta belas montanhas, uma vista infinita do mar e construções históricas, que se misturam com as construções da Itália, formando um panorama de tirar o fôlego.

Jamaica

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los
Unsplash

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los


Destino agitado e tropical, a Jamaica tem sido uma presença regular nos filmes de Bond. Nesta última aparição, a ilha caribenha hospeda uma cabana temporária à beira-mar na qual encontramos Bond aposentado, além de cenas envolvendo o velho amigo da CIA, Felix. 

A Jamaica é um país insular no Caribe. Colorido, vibrante e com uma cultura envolvente, também reúne paisagens naturais exuberantes. Entre montanhas, florestas tropicais e praias com recifes, o visitante irá conhecer um belo destino. 

Terras Altas da Escócia

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los
Unsplash

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los


A localização da mansão da família em ruínas de Bond em Skyfall aparece novamente no 25º filme da franquia 007. É o cenário para mais uma perseguição de carro, desta vez ao longo das margens do Ardverikie Estate, mansão nos aredores do Parque Nacional Cairngorms. 

Ilhas Faroe

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los
Unsplash

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los


O desfecho de “Sem Tempo Para Morrer” apresentará as Ilhas Faroe, um pequeno arquipélago autônomo supervisionado pela Dinamarca. A esbelta ilha de Kalsoy, ao norte, também foi utilizada como cenário.

Com onze quilômetros de extensão, contando com quatro aldeias e cerca de 75 habitantes, é um lugar especialmente dramático. É possível conhecer estradas que percorrem vales profundos, além de picos pontiagudos, situados em praias selvagens povoadas por papagaios-do-mar.

Noruega

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los
Unsplash

Novo filme do 007 apresenta cenários deslumbrantes; saiba como visitá-los


Segundo o veículo britânico Metro, a Noruega supostamente teria pagado mais de £ 4 milhões (cerca de R$ 25 milhões) para que o diretor Cary Joji Fukunaga filmasse em locações do país escandinavo.

Pagas ou não, as filmagens no país realmente aconteceram. No filme, o público irá presenciar o vilão mascarado Safin de Rami Malek caminhar pelo lago Langvann congelado, cercado por uma floresta ao norte da capital Oslo, perto da vila de Hakadal. 

Em outro momento, uma outra perseguição de carro, envolvendo James Bond em um Aston Martin, segue a lendária estrada Atlantic Ocean Road. Pulando entre ilhotas vazias por viadutos, calçadas ou pontes ao sul de Trondheim, a viagem de cinco milhas está entre as mais belas do mundo. 

Fonte: IG Turismo

Continue lendo

Turismo

ID Jovem é uma oportunidade para jovens viajarem de graça pelo Brasil

Publicado


source
ID Jovem é uma oportunidade para jovens viajarem de graça pelo Brasil; conheça as regras
Unsplash

ID Jovem é uma oportunidade para jovens viajarem de graça pelo Brasil; conheça as regras




ID Jovem ou Identidade Jovem, é uma concessão do Governo Federal, que proporciona aos jovens brasileiros, que tenham de 15 a 29 anos, acesso com meia-entrada a eventos e viagens interestaduais gratuitas, focadas à cultura ou esporte. Para conseguir emitir o ID Jovem, é preciso estar inscrito no CadÚnico. O Cadastro Único é uma ferramenta utilizada pelo governo brasileiro a fim de entender a realidade socioeconômica da população. 

Ele reúne informações de famílias em situação de vulnerabilidade social, administrados pelas prefeituras. Ao se cadastrar no Cadastro Único, as pessoas têm acesso a alguns programas sociais. Cada um deles exige uma documentação diferente, mas o principal é manter o cadastro atualizado. 

Entre os principais programas que aplicam o CadÚnico estão o Bolsa Família, Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela e Programa Bolsa Verde.


Para se increver no Cadastro Único, a família deve cumbrir alguns requisitos: 

  • Possuir renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo R$ 522,50 (metade do salário mínimo); 
  • Possuir renda mensal familiar total de até três salários R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo); 
  • Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Para adquirir o ID Jovem, é preciso apresentar os seguintes requisitos:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Pertencer a uma família com renda mensal de até dois salários mínimos;
  • Ser inscrito no CadÚnico;
  • Não é preciso ser inscrito em nenhuma instituição de ensino;

Para conseguir o benefício, é preciso solicitar no site oficial ou por meio do aplicativo ID Jovem 2.0. O registro tem prazo de validade de seis meses, podendo ser renovado pelo aplicativo. No momento de realizar o cadastro, deve-se ter em mãos o número de Identificação Social (NIS), nome da mãe e data de nascimento. Logo depois, a carteirinha estará disponível para impressão ou em formato digital pelo aplicativo. 

Quem está em posse do ID Jovem tem direito a vagas gratuitas ou com desconto de 50% em viagens entre estados. No entanto, as passagens devem ser compradas com no mínimo três horas de antecedência. Além disso, os meios de transporte utilizados são o rodoviário, ferroviário e aquaviário interestaduais em linhas regulares. 

A carteirinha também é aceita em exibições de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais, artes cênicas, circenses, eventos educativos, de lazer e entretenimento, que sejam desenvolvidas por qualquer entidade, estabelecimentos públicos ou particulares. 

Fonte: IG Turismo

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana