conecte-se conosco


Mulher

Como a ideia do guarda-roupa cápsula é um passo para aderir à moda consciente?

Publicado

Você já ouviu falar em guarda-roupa cápsula? O conceito geral surgiu na década de 70, com a estilista Susie Faux, de Londres, que acreditava em um armário composto apenar de peças atemporais e versáteis para dar confiança às mulheres em todos os momentos. Desde então, essa ideia se popularizou e ganhou outra perspectiva: a de sustentabilidade. 

Leia também: Como ser vegano além da alimentação? Entenda o que são os cosméticos verdes

guarda-roupa cápsula
Shutterstock

Ideia do guarda-roupa cápsula surgiu na década de 70 e voltou a ser debate pelas questões ligadas ao consumo consciente


Essa conexão entre o  guarda-roupa cápsula  e a ideia de consumo sustentável aconteceu ainda na década de 70, quando o movimento hippie começou a questionar os valores econômicos pós-Segunda Guerra Mundial e iluminar questões consideradas mais essenciais para a liberdade, como é o caso de usar apenas o necessário — indo na contramão do “fast fashion”. 

Em 1985, a designer norte-americana Donna Karan chego a levar uma cápsula de sete peças básicas combinadas entre si para as passarelas, mas o conceito só voltou a ser pauta há alguns anos, quando se falou de minimalismo e, novamente, sobre consciência na hora de consumir. 

A consultora de moda e estilo pessoal Natália Peric, que trabalha com a Metodologia da Cápsula, explica ao Delas que essa questão está tão em alta porque hoje há uma grande necessidade de sustentabilidade socioambiental. “Isso acontece não só no sentido de que não podemos mais destruir o planeta, mas também porque as pessoas voltaram a questionar muito os movimentos da moda tradicional, que é considerada por muitos uma moda fútil, superficial”, diz.

A morte do modelo Tales Cotta durante desfile da grife Också na São Paulo Fashion Week e as denúncias de trabalho escravo em oficinas de costura de diversas marcas conhecidas são alguns dos acontecimentos recentes que trouxeram esse debate novamente ao holofote. A partir disso, passou a se refletir sobre  a necessidade de continuar consumindo apesar das vidas afetadas e de questões ambientais para se ter “o look da moda “. 

Por que o guarda-roupa cápsula é uma prática sustentável?

guarda-roupa cápsula
Shutterstock

Guarda-roupa cápsula é uma ideia sustentável para evitar o consumo excessivo sem necessidade e de modo consciente

Segundo Natália, a técnica da cápsula é algo para se aplicar no dia a dia para um novo estilo de consumo consciente através da otimização do guarda-roupa. “É um armário mais conciso, mas enxuto e composto por peças mais clássicas, que fujam dos modismos”, explica. 

Leia Também:  Estimular ponto inusitado do corpo pode ser o segredo para o orgasmo; veja

O que importa, nesse caso, não é escolher muitos itens, mas ter roupas, sapatos e acessórios de melhor qualidade e que vão durar por mais tempo. O truque é olhar o que você já tem para montar suas próprias “cápsulas de looks” e a reutilização é o que torna a ideia sustentável. 

“A roupa que menos impacta no consumo é a que a gente já tem ou que já foram usadas. Quando você começa a buscar por peças de melhor qualidade, costuma encontrá-las no seu armário ou em brechós. Isso abre a possibilidade de usar peças que já foram produzidas, sem a necessidade de comprar novas”, diz. 

Porém, o elemento principal não é a roupa em si, mas a criatividade para multiplicá-la em mais de um look. “São poucos itens que geram muitos visuais difrentes e é assim que se reduz o consumo, porque você não precisa ficar comprando. Conseguir reinventar as peças já usadas supre o desejo e a necessidade de se ter coisas novas.” 

O guarda-roupa cápsula é um passo para a sustentabilidade na moda. Hoje em dia, já existem diversos movimentos que trabalham a questão do consumo consciente no Brasil, tanto ao passar conhecimento sobre temas, quanto ao incentivar a prática de troca de roupas que não são mais usadas, como é o caso do Fashion Revolution e do Projeto Gaveta. 

Mas, afinal, como aderir ao guarda-roupa cápsula?

guarda-roupa cápsula
Shutterstock

Antes de montar seu guarda-roupa cápsula é preciso analisar seu estilo de vida e conhecer seu próprio estilo e corpo

Fora do Brasil, o guarda-roupa cápsula ficou conhecido como uma técnica que te permite ter 37 peças e cápsulas que são trocadas de três em três meses, de acordo com a estação do ano. Entretanto, Natália afirma que não é preciso ser tão regrado assim e nem seguir exatamente o clima, já que em solo brasileiro isso não é tão bem delimitado. 

Assim, os primeiros passos para seguir a metologia é começar olhando tudo que você já tem no seu guarda-roupa e usar isso para conhecer o seu estilo. “Você precisa saber como é o seu estilo de vida, a sua realidade e demandas concretas. Além disso, é importante conhecer seu corpo: tipo físico e o que se sente bem usando”, indica. 

Leia Também:  Astrologia ajuda pais a encontrarem soluções para lidar melhor com filhos

Essa análise é feita antes mesmo de escolher as roupas que você quer manter no seu armário. “O problema de não conhecer seu estilo e querer só aplicar o método é que se você tira muitos itens para ficar com esse guarda-roupa mais conciso sem saber dessas questões e corre o risco de tirar peças que vai precisar depois.” 

Só depois, é hora de pensar em combinações diferentes, mas que ao mesmo tempo são fáceis. “A escolhas das peças é estratégica, então uma boa parte delas precisam ser mais básicas e atemporais, por um lado, e uma parte menor são as chamadas ‘peças de estilo’, que são mais diferenciadas, mas representam mais o estilo da pessoa”, explica Natália.

 guarda-roupa cápsula
Divulgação/Natália Peric

O guarda-roupa cápsula é composto por peças atemporais que podem ser mescladas entre si

Essas duas categorias de peças facilitam as combinações, já que você consegue usar os itens clássicos em diversos visuais sem perder de vista o que te deixa estilosa.

Então, você consegue montar pequenas “cápsulas de looks” com cerca de dez peças (seis roupas e quatro acessórios) que serão utilizados por algumas semanas, até você cansar. 

Para Natália, dez cápsulas, sendo duas por estação, uma para festas e outra com moda praia e esportiva, conseguem ser suficientes para brincar de ” ressignificar o olhar” , como ela mesma diz.

“A gente consegue multiplicar as roupas usando as peças que vemos todos os dias no armário de formas diferentes das que estamos acostumadas.” 

As últimas dicas são não ter medo de errar e criar um “banco de dados” com fotos dos looks que já usou, para facilitar na próxima vez que quiser algo mais prático. Ah, e não pense que só as mulheres que seguem um estilo minimalista vão se dar bem com a técnica. 

Por depender do que você já usa, o método funciona mais como um estilo de vida do que um estilo propriamente dito. É mais necessário ser criativo e ter vontade de trabalhar o próprio estilo, independente de qual é ele, do que esperar se vestir de uma determinada maneira. 

“Tem pessoas que buscam o minimalismo como estilo, mas a ideia do guarda-roupa cápsula é olhar para peças antigas como peças novas e encontrar formas diferentes de usá-las”, finaliza. 

Fonte: IG Delas
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mulher

Pele bronzeada: as dicas de ouro para ter a marquinha de biquíni perfeita

Publicado

source

Chegar no escritório com a “cor do verão” se torna o principal objetivo de muita gente quando os dias de calor começam a despontar. Porém, ter a marquinha perfeita não significa apenas ficar no Sol por horas a fio. Na realidade, existem alguns segredinhos que fazem toda a diferença se você quer ficar com a pele bronzeada. Quer saber quais? O Delas te conta!

Leia também: Quer valorizar suas curvas? Saiba o que prestar atenção ao escolher um biquíni

mulher mostrando marca de biquíni arrow-options
shutterstock

Segundo dermatologista, a pele bronzeada (e a marquinha perfeita) depende de uma série de cuidados

“Alguns cuidados para ter uma marquinha legal são simples de fazer. Eles incluem preparo antes do Sol, durante e depois da exposição”, explica Natasha Crepaldi, especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo ela, é preciso prestar atenção em questões que vão muito além da estética se você quer ficar com a pele bronzeada e saudável. Isso inclui até mesmo o quanto de água que você bebe por dia, o que você come e, claro, os três passos essenciais: limpeza, esfoliação e hidratação. 

Leia também: Famosas usam acessórios na praia; veja 5 ideias estilosas que são tendência

Cuidados antes, durante e depois para ficar com a pele bronzeada

mulher passando protetor solar no rosto arrow-options
shutterstock

Cuidados antes, durante e depois da exposição solar são ideais para manter a pele bronzeada e saudável


Antes

A sua rotina para além dos dias de Sol contam (e muito) para uma pele bronzeada e saudável. Por isso, a médica indica:

  • Ingerir entre dois e três litros e água por dia;
  • Consumir frutas, legumes e verduras de coloração amarela, laranja, vermelha ou verde escura que são ricas em betacaroteno, contribuindo com o bronzeado.
Leia Também:  Estimular ponto inusitado do corpo pode ser o segredo para o orgasmo; veja

Outros cuidados incluem preparar a pele, limpando-a antes de tomar Sol e não aplicando cremes, hidratantes ou medicamentos tópicos (com exceção do protetor solar, claro). “Não esfolie a pele no dia e nem na véspera a exposição solar, pois pode deixá-la fina e mais sensível a queimaduras. A esfoliação deve ser feita pelo menos 5 dias antes da exposição solar”, diz. 

Durante

É importante sempre aplicar o filtro solar com fator de proteção solar (FPS) de, no mínimo, 30. Aplique 30 minutos antes da exposição ao Sol e antes de vestir o bíquini ou maiô. Lembre-se de reaplicar o produto a cada duas horas ou sempre depois que entrar na água, e dar atenção ao rosto, escolhendo um protetor com FPS 50 ou maior. Se você quiser usar um bronzeador para “agilizar” o processo, aplique sempre por cima do protetor solar. 

“A principal radiação responsável pelo bronzeado é a UVA, que está presente o dia todo, mas entre 10 e 16h. os raios UVB são acentuados e podem causar queimaduras. Por isso, evite os horários de pico do Sol”, recomenda a profissional. 

Depois

O mais importante depois de tomar Sol é evitar que a pele fique ressecada e envelhecida. Para isso, evite banhos muito quentes e demorados, procure usar sabonetes suaves e sempre passe hidratante depois. Evite buchas e esfoliantes, já que isso pode fazer com que a “cor do verão” saia mais rápido do que esperado.

Leia Também:  Bolo de casamento bizarro mostra noivos como se estivessem mortos

“O bronzeado vai embora a medida que a pele vai se renovando. Esse processo naturalmente costuma durar entre 28 e 35 dias, quando o ciclo celular se completa, desde a produção das células da pele até a descamação natural. A esfoliação remove precocemente algumas células acelerando o processo”, explica a dermatologista. 

Leia também: Queridinhos da vez! 4 modelos de óculos de sol que estão bombando no verão

E qual é o segredo para ter a marquinha perfeita?

pele bronzeada arrow-options
shutterstock

O segredo para ter a pele bronzeada é tomar Sol aos poucos, aumentando o tempo com o passar dos dias


Ok, se você quer saber como manter a marquinha é preciso, primeiro, escolher um biquíni. “Vista sempre o mesmo biquíni, com a marca que deseja”, diz Natasha. Segundo ela, os bíquinis de alcinha, sem laço na lateral do quadril e justos ao corpo deixam uma marquinha mais “definida”. 

Porém, existe uma regra de ouro para ter a pele bronzeada: tomar Sol aos poucos. “É muito importante deixar claro que uma marquinha segura e perfeita não é produzida em um final de semana. O bronzeamento seguro é o progressivo, que dá tempo para a pele se adaptar a exposição solar. Se não respeitar o tempo necessário a essa adaptação, o resultado é uma queimadura e/ou vermelhidão”, reforça. 

Assim, comece a tomar Sol por alguns minutos e, com o passar dos dias, vá aumentando esse tempo. Por exemplo, fique 15 minutos se bronzeando na frente e 15 atrás no primeiro dia. Já no segundo, aumente para 20 muntos, no terceiro fique 25, e assim por diante. 

“Pessoas com peles claras devem seguir à risca os cuidados, nunca dispensar o protetor solar e não exagerar nos primeiros dias de Sol. As peles mais escuras são um pouco mais resistentes e se bronzeiam com mais facilidade, podendo usar a proteção mínima ao sol”, finaliza. 

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Mulher

Noiva é criticada por escolher “vestido mais feio do mundo” para madrinhas

Publicado

source

Uma madrinha de casamento parece não ter gostado nem um pouco da escolha da noiva para o seu vestido na cerimônia. Em relato anônimo no Reddit, ela alega que são os “vestidos mais feios do mundo”. Ela também reclama que precisou desembolsar 169 dólares com o modelo, cerca de R$ 700.

Leia também: Possuída? Mãe tenta jogar boneca de filha no lixo, mas brinquedo volta para casa

noiva e madrinhas arrow-options
Reprodução/Reddit

Noiva exigiu que madrinhas usassem vestido rosa e botas de cowboy na cerimônia

Ao compartilhar a foto na rede social, a madrinha comentou: “Estou exagerando ou são os vestidos mais feios do mundo?”. E a insatisfação não parou por aí. A noiva também exigiu que as madrinhas usassem botas de cowboy ‘novas ou com aparência nova’. Além de cabelo e maquiagem feitos por profissionais.

A mulher não ficou sozinha ao fazer as críticas. Muitos usuários comentaram na publicação e endossaram a falta de gosto da noiva. Várias pessoas falaram que os vestidos nem são tão feios assim e o problema mesmo está nas botas.

Leia Também:  Confusão! Noivo cancela casamento por email, mas se arrepende horas depois

Leia também: Quer valorizar suas curvas? Saiba o que prestar atenção ao escolher um biquíni

“Os vestidos não são ruins, porém as botas são horríveis. Não combinam com vestido ou casamento”, fala. Outra ainda brincou: “Estou sentindo a vibração chique caipira da foto”.

Ainda tiveram aqueles que discordaram e até classificaram os vestidos como “fofos”.

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana