conecte-se conosco


Carros e Motos

Como a alta do dólar afeta os preços dos carros no Brasil

Publicado


source
Mesmo com o dólar alto impactando no preços dos carros, espera-se que em 2022 as vendas cresçam 4,9%
Divulgação

Mesmo com o dólar alto impactando no preços dos carros, espera-se que em 2022 as vendas cresçam 4,9%

O ano de 2021 encerrou com a mais alta inflação (10,06%) desde 2015, conforme aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e isso reflete no poder de compra, nos preços dos alimentos, produtos e serviços, no valor de aluguéis, salários, assim como em todo o cenário econômico.

Outro fator que causa impacto em diversos segmentos é a alta do dólar . Em março do ano passado, atingiu seu pico de R$ 5,797 e seu menor valor foi em junho, R$4,905. Com uma média elevada , isso impacta também o setor automotivo, ainda que estejamos falando do valor de carros nacionais.

Isso ocorre principalmente porque muitos componentes dos veículos são trazidos de fora. Para se ter uma ideia, mesmo num modelo de entrada, cerca de 40% de suas peças são importadas. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) estima que o reflexo dessa alta do dólar acarrete uma média de R$ 2.640 a mais na produção dos veículos.

Comparando o mercado de carros novos, houve queda de 5,4% nas vendas em relação ao ano anterior, ao passo que o mercado de seminovos e usados cresceu mais de 15% em relação a 2020. Para o ano que se inicia, a expectativa é de melhora no setor. A Anfavea estima uma alta de 4,9% nas vendas de automóveis em 2022.

Ainda é cedo para termos certezas, mas as projeções para este ano são positivas, basta saber se a moeda internacional vai cooperar. Vale lembrar que neste ano haverá eleições presidenciais no país e isso também mexe na economia do Brasil. Vamos aguardar.

Fonte: IG CARROS

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carros e Motos

Drone da Wingcopter obtém certificação para serviços delivery nos EUA

Publicado

source


Drone da Wingcopter pode voar até 5.000 m de altitude e atingir uma velocidade final de 144 km/h
Divulgação

Drone da Wingcopter pode voar até 5.000 m de altitude e atingir uma velocidade final de 144 km/h

A Wingcopter, empresa alemã especializada na fabricação de drones anuncia  que a FAA (Federal Aviation Administration) -Administração Federal de Aviação  emitiu os Critérios de Aeronavegabilidade de Classe Especial para suas aeronaves eVTOL (decolagem e pouso elétrico) para uso em operações comerciais regulares nos EUA.

A certificação obtida pela maior agência de transporte do governo dos EUA – que regula todos os aspectos da aviação civil no país, bem como nas águas internacionais circundantes – possibilitará o drone realizar qualquer tipo de serviços de entrega no mercado norte-americano; e é um passo importante no processo de certificação de qualquer aeronave não tripulada.

A empresa alemã solicitou o Certificado de Tipo de Classe Especial em 2020 e sua recente emissão permite que se concentre nos requisitos da FAA para receber a certificação o mais rápido possível.

Quando isso acontecer, o drone poderá voar em rotas convencionais mesmo em áreas povoadas nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, a certificação ajudará a Wingcopter a ganhar uma reputação ainda melhor e apoiará seus esforços de certificação também em outras áreas, como Japão ou Brasil.

O Wingcopter 198 , que é o principal drone de entrega da empresa, é uma aeronave autônoma com sistema de queda tripla, que permite fazer três entregas separadas para vários locais, tudo com uma única carga. O drone usa o rotor de inclinação patenteado do fabricante que possibilita decolar e pousar verticalmente, eliminando a necessidade de estrutura adicional.

Com uma envergadura de 198 cm, o drone pode voar em altitudes de 16.400 pés (5.000 m). Ele pode atingir uma velocidade final de 144 km/h e sua autonomia depende da carga útil que ele precisa transportar. Com pequenas cargas de até 1 kg, por exemplo, ele pode voar por 95 km por carga, enquanto uma carga maior de 5 kg o manterá no ar por até 75 km .

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Carros e Motos

Carros elétricos podem receber mais incentivos fiscais no Brasil

Publicado

source
Modelos eletrificados apresentaram crescimento de quase 78% no primeiro quadrimestre de 2022
Divulgação

Modelos eletrificados apresentaram crescimento de quase 78% no primeiro quadrimestre de 2022

Está em trâmite no Senado Federal o projeto de Lei (PL) 403/2022 de autoria do Senador Irajá (PSD/TO) que busca zerar o imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos até 31 de dezembro de 2025.

Atualmente no Brasil os carros elétricos possuem valor muito elevado, com o mais barato disponível custando R$ 142.990. Porém, um relatório da Bloomberg New Energy Finance de 2021 apontou que a tendência é que os veículos híbridos e elétricos se tornem mais baratos que os movidos a combustão até 2027.

Para justificar o PL, o Senador utiliza o argumento de que o órgão executivo da União Europeia propôs a proibição da venda de veículos novos com motores a combustão a partir de 2035, e que estados norte-americanos como Nova Jersey e Califórnia também estudam adoção de leis nesse sentido.

O Senador ainda diz que o Brasil não pode ficar de fora da nova forma de mobilidade que substituirá o combustível fóssil pelo renovável, e que o país é um grande produtor de energia limpa como etanol, solar e eólica.

Para Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada em negócios internacionais , a proposta pode trazer pontos positivos, mas ainda será necessário acompanhar a variação dos preços dos insumos de produção.

“Por mais que tenhamos uma diminuição nos impostos no produto final, que é uma ação muito bem-vinda, ainda precisamos nos atentar ao mercado. Lembrando que ainda vivemos uma crise de semicondutores que afeta diretamente essa indústria”, declarou o executivo.

Segundo da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), somente no primeiro trimestre deste ano houve aumento de 115% na venda de automóveis elétricos no país.

Diversas empresas trabalham para melhoria da infraestrutura para receber os carros elétricos no Brasil
Divulgação

Diversas empresas trabalham para melhoria da infraestrutura para receber os carros elétricos no Brasil

“A maior parte desses veículos é fruto de importação. Ainda não temos a fabricação massiva desse tipo de automóvel no país. Por esse motivo, a medida de forma emergencial pode ser algo essencial para o crescimento do setor”, afirma Pizzamiglio.

Mas a proposta realmente poderá ter um efeito positivo? Segundo Ricardo David, sócio-diretor da Elev Mobility, empresa que trabalha com soluções para o ecossistema do carro elétrico , a medida poderá ser positiva em curto prazo. Porém ainda é necessário aumentar a produção interna dos veículos eletrificados e investir na estruturação do Brasil em longo prazo.

“Em um período maior, para termos uma real diminuição nos valores desses automóveis, precisamos aumentar a nossa produção nacional . Não somente dos veículos em si, mas de outros elementos essenciais para a produção desses modelos como baterias, por exemplo”, explica o executivo.

A busca pela diminuição dos impostos de importação desses automóveis não é uma ideia nova. Em 2020, a Câmara dos Deputados aprovou medida similar, o projeto de Lei 5308/20. Além disso, em 2016 o Governo Federal chegou a reduzir o tributo para estimular o consumidor brasileiro a adquirir um carro movido a energia limpa.

Porém, até o momento não houve impactos significativos no preço dos automóveis elétricos vendidos no país, principalmente por culpa da pandemia da covid-19, que afetou mercados produtores e paralisou a produção em inúmeros países.

Segundo as informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) , em todos os estados do Brasil há automóveis eletrificados, com uma grande concentração no sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Fonte: IG CARROS

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana