conecte-se conosco


Política Nacional

Comissão especial discute competência legal para investigação

Publicado

A Comissão Especial sobre Competência Legal para Investigação promove audiência pública sobre o assunto na terça-feira (12). A ideia dos deputados Subtenente Gonzaga  (PDT-MG) e Capitão Wagner (Pros-CE), que solicitaram o debate, afirmam que é preciso discutir uma forma de aperfeiçoar a segurança pública, “ampliando-se as atribuições e adotando-se a competência legal de investigação em todas as polícias.”

TV CÂMARA
Deputados defendem a ampliação da competência legal de investigação

Foram convidados:
– o presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Leandro Cerqueira Lima;
– o diretor jurídico da Associação Nacional das Entidades Representativas dos Militares e Pensionistas dos Estados do Brasil, subtenente Luis Claudio Coelho de Jesus;
– o advogado criminalista Roberto Darós, representando a OAB-ES; e
– o presidente da ONG Viva Rio, Sebastião Santos.

O evento está marcado para as 14h30 no plenário 14 e será transmitido pela internet de forma interativa.

Da Redação – AC

Fonte: Agência Câmara Notícias
Leia Também:  Seguridade rejeita envio de remédios pelos Correios a pacientes com doenças crônicas
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política Nacional

CAE aprova mandatos fixos para diretores do Banco Central

Publicado

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou mandatos fixos para a diretoria do Banco Central. O projeto (PLP 19/2019), do senador Plínio Valério (PSDB – AM), que seguiu com pedido de urgência para o Plenário, estabelece que o presidente da instituição terá mandato de quatro anos não coincidente com o do Presidente da República. A comissão também aprovou a urgência para a matéria, que segue para o Plenário.

A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

Fonte: Agência Senado
Leia Também:  Comissão aprova regras da Lei de Lavagem de Dinheiro para partidos políticos
Continue lendo

Política Nacional

Senado aprova novo embaixador do Brasil no Sri Lanka e nas Maldivas

Publicado

Foi aprovada em Plenário nesta terça-feira (12) a nomeação do diplomata Sergio Luiz Canaes para o cargo de embaixador do Brasil junto à República Democrática Socialista do Sri Lanka e, cumulativamente, à República das Maldivas. A indicação (MSF 61/2019) recebeu 37 votos favoráveis, duas contrários e duas abstenções. Sua indicação contou com o relatório favorável do senador Vanderlan Cardoso (PP-GO).

Nascido em 1952, Canaes é formado em Economia e Administração e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou no curso de preparação à carreira de diplomata em 1983, posteriormente fez o aperfeiçoamento e o Curso de Altos Estudos (CAE), no Instituto Rio Branco.  Durante a carreira, foi embaixador da Arábia Saudita e embaixador da Sérvia, além de ocupar cargos nas Embaixadas da Inglaterra, do Canadá, do Líbano e da Itália.

Em sabatina realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Canaes disse que pretende retomar a exportação de açúcar do Brasil para o Sri Lanka. Este comércio foi interrompido em 2016, depois que autoridades do país asiático encontraram 300 kg de cocaína escondidos em um contêiner de açúcar proveniente do Brasil. Foi a maior apreensão de drogas da história daquela nação.

A quebra da corrente comercial fez com que, em 2018, pela primeira vez na história, o Brasil registrasse déficit nas trocas bilaterais com o Sri Lanka. O tráfico de drogas é considerado um crime de grande gravidade no país, podendo gerar prisão perpétua. Hoje três brasileiros estão presos no Sri Lanka devido ao crime, e a embaixada do Brasil negocia a sua extradição.

Sri Lanka

As relações diplomáticas entre o Brasil e o Sri Lanka foram estabelecidas em 1960. A República Democrática Socialista do Sri Lanka localizada na Ásia meridional, ao sudoeste do Golfo de Bengala e ao sudeste da Índia, da qual é separado pelo Golfo de Mannar e pelo Estreito de Palk. A posição geográfica estratégica do Sri Lanka no centro das principais rotas marítimas no Oceano Índico definiu a história de influências e ocupações estrangeiras que o país vivenciou, imprimindo marcas profundas na construção de sua sociedade.

A economia do Sri Lanka é baseada na produção de produtos primários, como chá, borracha, coco, grafite e pescado, além de produtos têxteis.

Maldivas

O Brasil e as Maldivas estabeleceram relações diplomáticas em setembro de 1988. A República das Maldivas é um país pequeno, situado no Oceano Índico, ao sul do continente asiático. Localizado a sudoeste da Índia e do Sri Lanka, o país é composto por mais de 1.190 ilhas, das quais cerca de duzentas são habitadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Leia Também:  Bolsonaro pretende dobrar pontos para suspensão de CNH

Fonte: Agência Senado
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana