conecte-se conosco


Política Nacional

Comissão escolhe vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã de 2019

Publicado

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (11) para escolher as cinco mulheres que serão agraciadas com o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós de 2019.

Conheça as 25 indicadas

A premiação contempla mulheres que, no País, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e em questões do gênero.

Primeira deputada federal Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) nasceu na cidade de São Paulo. Médica, escritora, e pedagoga, foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Entre 1934 e 1935, participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte.

Foi eleita à Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo em 1934. Durante o mandato, dedicou-se a ações educacionais que contemplassem melhor o tratamento às mulheres e às crianças. Ocupou o cargo até o golpe de 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso.

Confira as agraciadas no ano passado

A comissão reúne-se às 13h30, no plenário 14.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política Nacional

Entrevista: os preparativos para as eleições em Macapá, no domingo

Publicado


As eleições municipais em Macapá, capital do Amapá, foram adiadas para o domingo (6) devido ao apagão energético de mais de 20 dias ocorrido no estado. Segundo o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Rommel Araújo, as eleições foram adiadas para preservar a segurança dos eleitores. O desembargador conversou sobre o assunto com o jornalista Adriano Faria, da Rádio Senado. Ouça a entrevista.​

Continue lendo

Política Nacional

Dezesseis partidos elegeram prefeitos no segundo turno

Publicado


Selo eleições 2020No segundo turno das eleições municipais, que ocorreram em 57 cidades neste domingo (29), 16 partidos elegeram prefeitos. De acordo com o consultor legislativo Gilberto Guerzoni, essa diversidade será um dos pontos a serem considerados nas articulações para as eleições de 2022. Mais informações com o repórter Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana