conecte-se conosco


Política MT

Comissão de Ética entrega ao Gaeco documentos contra denúncia de compra de voto para cassar vereador

Publicado


Os vereadores Ricardo Saad, Toninho de Souza e Vinicius Hungueney, esta manhã, no Gaeco

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Cuiabá protocolou novos documentos no Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) na manhã desta terça-feira, (3). Os documentos têm relação com a denúncia feita por uma servidora da Secretaria Municipal de Saúde em depoimento junto a Comissão na última semana.

A denúncia já foi alvo de uma notícia-crime feita ao Gaeco pelos parlamentares na semana passada. Os novos documentos foram fornecidos pelo vereador Juca do Guaraná.

De acordo com o vereador Toninho de Souza (PSD), presidente da Comissão, a intenção do parlamentar era anexar essa documentação no processo que está em curso contra o vereador Abílio Junior.

Isto porque, as denuncias foram feitas pela servidora em depoimento colhido no âmbito desta investigação. “Tínhamos protocolado um documento anterior com o depoimento de uma servidora do Hospital São Benedito, que fez uma serie de acusações envolvendo, inclusive, pessoas com prerrogativa de foro. Nesta semana chegou uma nova documentação protocolada pelo vereador Juca. Documentos e imagens do condomínio onde ele mora que fazem referência a denúncia da servidora da saúde. No entanto, como isso não faz parte da investigação em curso na Comissão de Ética, nós indeferimos anexar esse documento ao processo, e decidimos encaminhá-lo ao Ministério Público, como complemento da noticia-crime que fizemos na semana passada”, explica Toninho.

Leia Também:  Três ex-prefeitos inseridos na Lei da Ficha Limpa fecham acordo e articulam candidatura em Poconé

Além do social democrata, também integram a Comissão de Ética do Parlamento Municipal os vereadores Ricardo Saad (PSDB) e Vinicius Hungueney (PP).

O processo que tramita no Legislativo contra o vereador Abílio é fruto de uma representação feita pelo ex-vereador Oseas Machado. A investigação vem sendo conduzida pela Comissão de Ética que, atualmente, encontra-se na fase de oitivas.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

Contas de gestão de Mauro Curvo frente à Procuradoria Geral de Justiça são julgadas regulares pelo TCE

Publicado

Ex-procurador geral de Justiça, Mauro Curvo (foto), teve suas contas aprovadas pelo TCE

Julgadas regulares as contas anuais de gestão da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, referentes ao exercício de 2018, sob responsabilidade do procurador-geral Mauro Benedito Pouso Curvo. As contas (Processo nº 84417/2019) foram julgadas na sessão extraordinária do Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso, realizada na tarde de terça-feira (03/12).

Relator do processo, o conselheiro interino Moises Maciel afastou apontamento feito pela equipe técnica do TCE-MT, referente à divergência entre os registros contábeis das contas de bens permanentes e a existência física dos bens. O conselheiro considerou que as divergências não foram originadas na gestão de 2018, sendo em parte resultantes da migração de dados do sistema antigo para o atual. Também verificou que o então gestor da PGJ envidou esforços no sentido de corrigir as inconsistências encontradas, reduzindo consideravelmente o número dos bens não localizados, de 3.543 para 1.561.

Leia Também:  Relator da CPI da Energisa, Avallone assegura investigação sobre causas e responsabilidades pelo aumento abusivo nas contas

Mesmo afastando a irregularidade, o conselheiro Moises Maciel recomendou à equipe técnica que realize a fiscalização das contas anuais de gestão do exercício 2019 da Procuradoria Geral de Justiça, para que analise os ajustes no Inventário 2018 e 2019, a fim de verificar se as falhas foram definitivamente sanadas.

Outra irregularidade apontada pela equipe técnica e afastada pelor relator tratou da nomeação de servidor para exercer o cargo de controlador interno, sem realização de concurso. O conselheiro afirmou ter sido comprovada a qualificação técnica do servidor nomeado, “sendo demonstrado que este é servidor estável, pertencente à carreira efetiva de contador do Ministério Público Estadual, com diversos cursos voltados para o Controle Interno, e que vem prestando serviço de grande valia para aquele Órgão”. O voto foi aprovado por unanimidade.

Continue lendo

Política MT

Ex-prefeito declara apoio a reeleição de Emanuel Pinheiro e garante surpresa nas eleições da Capital

Publicado

O ex-prefeito de Cuiabá Chico Galindo, que vem fortalecendo o PTB para 2020

“Vamos manter o apoio ao prefeito Emanuel Pinheiro, em 2020, na Capital, independente da decisão que ele tomar”, afirmou o ex-prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo (PTB), para a imprensa durante ato de filiação do vereador e presidente da Câmara, Mizael Galvão, na sexta-feira (06), em evento no Hotel Paiaguás.

“É uma meta do PTB trabalhar para 2020 a eleição de 20 prefeitos em Mato Grosso. É uma meta ambiciosa, 20 prefeitos e mais de 60 vereadores”, disse. Conforme Galindo, o PTB sempre teve claro a necessidade de participar de todas as eleições, para o Senado, para a Assembleia, para o governo, enfim, partido é isso”, argumentou.

“Não se constrói nada sozinho. Partido tem que construir, que discutir candidatura, apoio. E é isso que estamos fazendo no partido ao lado do deputado Emanuelzinho”, disse. “Nós estamos com um plano estratégico para as eleições daqui prá frente”, disse, não revelando as cidades que o partido vai buscar nas eleições de 2020.

Leia Também:  Deputados votam as PECs em tramitação na Assembleia Legislativa

“Vamos fazer um PTB mais grande ainda e a expectativa é muito boa neste sentido. Estamos recebendo filiações em vários municípios e fechando os arcos de aliança”, adiantou.

Sobre a vinda do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá para o partido, Galindo afirmou que é uma grande “honra para o partido receber o Mizael Galvão”. Segundo ele, mais vereadores da Capital estão aguardando apenas a janela partidária para se filiar no PTB. “Vamos ter surpresas em Cuiabá e no interior do Estado”, completou.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana