conecte-se conosco


Política MT

Comissão da ALMT defende criação de Frente Parlamentar Mista em Defesa da Saúde Pública

Publicado

Foto: Helder Faria

Deputados estaduais que compõem a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa defenderam a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa da Saúde Pública de Mato Grosso durante reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (29).

A sugestão para criação da nova Frente Parlamentar foi feita pelo presidente da comissão, deputado estadual Paulo Araújo (PP), e aprovada pelos demais membros. Segundo o parlamentar, a intenção é oficializar a criação do grupo durante ato que deverá contar com a presença dos presidentes das comissões de saúde das Câmaras Municipais e da Câmara Federal, bem como de senadores e diversas lideranças estaduais e nacionais ligadas à saúde pública.

“Precisamos criar e institucionalizar no estado de Mato Grosso a maior rede parlamentar em defesa do sistema público de saúde, capitaneada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, para que possamos debater amplamente o SUS. Esse modelo de Frente Parlamentar não existe de forma oficial em nenhum outro estado do país”, afirmou Araújo.

Segundo o parlamentar, na próxima reunião ordinária da comissão, marcada para o dia 5 de junho, será apresentado o modelo dessa nova Frente Parlamentar e como ela será trabalhada no Parlamento Estadual.

Paulo Araújo também defendeu a inserção das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e Pestalozzis no Sistema Único de Saúde (SUS) e o estabelecimento de uma política estadual de reabilitação da pessoa com deficiência em Mato Grosso. Atualmente, conforme expôs, apenas a Apae de Tangará da Serra é credenciada ao SUS.

“Há negativas a vários municípios com relação ao credenciamento de Apaes. Precisamos convencer a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de que temos que avançar na reabilitação da pessoa com deficiência e quem têm a expertise e diferencial para fazer esse tipo de atendimento são as Apaes e Pestalozzis. Além de serem escolares regulares, elas também produzem serviços ambulatoriais com um diferencial muito grande”, salientou.

O deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) destacou a importância da visita técnica realizada no dia 17 de maio pela Comissão de Saúde ao Hospital Regional de Água Boa, ao Hospital Vale do Araguaia e à Pestalozzi do município e pediu apoio dos deputados da Comissão de Saúde para aquisição de um ônibus para atender os pacientes com necessidades especiais. “Esse ônibus recolhe de casa em casa os pacientes da Pestalozzi e depois os leva de volta às suas casas. É um trabalho muito bonito”, relatou.

Santa Casa de Cuiabá – O deputado Dr. João (MDB) criticou a possível extinção dos atendimentos de média complexidade na Santa Casa de Cuiabá e defendeu que a Comissão de Saúde busque esclarecimentos junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES) sobre a realização de cirurgias eletivas no local.

Saúde Mental em MT – A pedido do deputado Lúdio Cabral (PT), a comissão irá convidar equipe técnica da SES a comparecer à reunião ordinária do dia 19 de junho para apresentar dados sobre os atendimentos ofertados na área de saúde mental em todas as regiões do estado.

Visitas Técnicas – Durante a reunião também foi definido que a comissão fará visita técnica ao Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades de Mato Grosso (Cermac) no dia 04 de junho, às 10h, e que incluirá em seu cronograma outras unidades da capital que ofertam atendimentos em saúde mental.  Nesta quinta-feira (30), às 13h, a Comissão de Saúde visitará o Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho.

Projetos de Lei – Na ocasião os parlamentares aprovaram ainda os pareceres de 12 projetos de lei, sendo todos favoráveis. São eles os PLs: 31/2019, 44/2019, 104/2019, 266/2019, 317/2019, 324/2019, 341/2019, 344/2019, 409/2019, 420/2019, 421/2019 e 388/2019.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Com sintomas de coronavírus, presidente da Assembleia Legislativa viaja para São Paulo e é internado

Publicado

Eduardo Botelho está internado no hospital Sírio Libanês [F – Angelo Varela]

O presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM) viajou na noite de segunda-feira (13), para São Paulo e está internado no hospital Sírio Libanês, após apresentar sintomas do novo coronavírus (Covid-19), como febre, dor no corpo e tosse.

Em nota divulgada à imprensa ontem à tarde, a assessoria do parlamentar informou que ele havia realizado exames e aguardaria o resultado em isolamento social.

Porém, conforme apurado pelo O Documento, os sintomas persistiram e Botelho decidiu viajar para São Paulo para realizar novos exames. Eduardo Botelho pode ser o sétimo deputado acometido pelo coronavírus. A doença infectou Faissal Calil(PV), Max Russi (PSB), Paulo Araújo (PP), Thiago Silva (MDB), Wilson Santos (PSBD) e Walmir Moretto (PRB).

 

 

Continue lendo

Política MT

Sinfra atende demandas do deputado Delegado Claudinei em Canarana

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A população de Canarana  já acompanha a movimentação de operários e maquinários nas vias que ligam a cidade aos municípios mato-grossenses de Paranatinga e Querência. As obras são referentes às pontes de concreto sobre o córrego Canastra 1 e a outra no rio Tanguro, em que fazem parte das indicações de n.° 4.265/2019 e n.° 4.317/2019 do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) à Secretaria de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra).

Com investimento de quase R$ 3 milhões, cada ponte de concreto terá uma extensão de 31 metros, sendo que fazem parte do Programa Pró-Concreto que surgiu de um acordo entre o governo estadual e federal, em 2017, com a expectativa de substituir as pontes de madeiras para concreto.

“Estou ‘atrás’ destas pontes desde 2017. É uma satisfação de felicidade, vai acabar com este problema da cidade e para a região, pois essa estrada da MT-020, ela liga Canarana a Paranatinga. Ela encurta cerca de 200 km de todo o Vale do Araguaia até Cuiabá”, explica o presidente da Câmara Municipal, Ederson Porsch (PTB).

Pontes de Madeira –O vereador reconhece que é preciso ter paciência, pois acredita que é um período longo para a finalização da construção de pontes de concreto. “O pessoal está mobilizado. Estou na torcida por este começo e para que termine. Agradeço todo mundo que se empenhou para essas obras”, agradece Porsch.

Ederson lembra que era um custo muito alto para prefeitura de Canarana, pois a todo momento era necessário reconstruir as pontes de madeira, quando se tornavis intransitável. “Tinha que comprar madeiras, muito tráfego de caminhões, manutenção e refazer os estragos, sem contar os vários acidentes. Agora com as pontes de concreto, acabam estes gastos. Os asfaltos já foram feitos”, comenta o vereador.

Delegado Claudinei reconhece que Canarana gera um grande volume de produção agrícola, o que leva o tráfego de caminhões pesados pelas vias em que estavam instaladas as antigas pontes de madeiras.

“Realmente, os condutores de veículos pesados e moradores penavam com estes problemas estruturais. São vias que fazem o escoamento de milho e transporte de calcário. Agora, todos poderão ficar tranquilos com as travessias com a conclusão das obras. Agradeço novamente a Sinfra e o governo estadual pela gestão para trazer melhorias na infraestrutura e conforto para a população”, disse.

Escola Estadual 31 de Março – Outra indicação apresentada à Sinfra pelo parlamentar, foi a de n.° 2.185/2019, que apontou a necessidade de realizar a construção da Escola Estadual 31 de Março, instalada no município na década de 70.

“A estrutura estava em situação tão precária que os alunos chegavam a estudar em um barracão provisório. No ano passado, eu cheguei até a apresentar um ofício encaminhado pela Câmara de Vereadores do município, pessoalmente para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Sempre temos que ter agilidade para atender as dificuldades existentes na área da educação, pois isso garante o desenvolvimento social”, afirma Claudinei.

A distância de Canarana até a capital Cuiabá é de cerca de 650 km e conta com uma população estimada de cerca de 20 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) de 2017.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana