O comércio de rua e as lojas dos shoppings centers de Cuiabá e Várzea Grande não funcionam nesta quinta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalhador. A paralisação das atividades segue o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2025, firmada entre os sindicatos patronais e laborais do setor comercial das duas cidades.
De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), essa é uma das datas classificadas como inegociáveis para funcionamento do comércio, juntamente com a Sexta-feira Santa, Finados, Natal e o dia 1º de Janeiro (Confraternização Universal).
Apesar da suspensão geral, alguns segmentos seguem regras específicas.
“É importante informar que, para o comércio de rua e de shoppings centers do segmento de vendas, o setor não poderá abrir na data, voltando normalmente na sexta-feira. Mas para outras categorias como de supermercados e farmácias, o empregador poderá abrir o seu comércio mediante a concessão de folga compensatória ou pagamento da hora trabalhada em dobro no dia para o trabalhador”, explica o presidente da ACCuiabá, Jonas Alves.
Bancos e serviços públicos
As instituições bancárias e os órgãos das administrações públicas municipal e estadual também não terão expediente no feriado. Apenas serviços essenciais, como saúde e segurança, seguirão operando normalmente.
Contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento no dia 1º, poderão ser quitadas no próximo dia útil. Já os canais eletrônicos, como caixas automáticos, Internet Banking, aplicativos móveis e atendimento telefônico, continuarão disponíveis.
Nos shoppings centers, apenas as praças de alimentação e os espaços de lazer funcionarão, das 11h às 22h.
DIA DO TRABALHADOR
Comércio fecha em Cuiabá e Várzea Grande nesta quinta-feira
