Mato Grosso
Com simulação de conflitos reais, agentes se capacitam para operar no Sistema Socioeducativo
Publicado
28/11/2020 - 15:35
Com simulações de situações extremas que envolvem pessoas e segurança, 50 Agentes de Segurança Socioeducativo participam do 2º Curso de Operações Socioeducativas Especializadas. Instruções sobre segurança interna e externa de ambientes de privação de liberdade, escolta de adolescentes em conflito com a lei e contenções em momentos de situações limite são algumas das disciplinas ministradas.
A instrução começou no início deste mês e deve terminar no dia 07 de dezembro. Ao final do curso, os agentes estarão aptos para atuarem nas atribuições exclusivas de operações soxioeducativas especializadas.
A capacitação é necessária porque a lei estadual Nº 10.959, de outubro de 2019, reestruturou a carreira dos servidores que atuam no Sistema Socioeducativo e ampliou as atribuições do cargo de agente. Antes, a segurança era feita pelas forças policiais. No mesmo ano, a Lei Nº 10.939 criou regras para o porte de arma dos agentes e acrescentou mais atribuições.
“Pela nova legislação, todo o atendimento dentro da unidade deverá ser feito por um profissional do socioeducativo. Por isso, a necessidade da capacitação. É um curso que demanda capacidade técnica, física e mental”, avaliou a secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva.
Participam do curso servidores das unidades de Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. As instruções técnicas foram dadas por profissionais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Serviço de Operações Especiais (SOE), Rondas Ostensivas Táticos Metropolitanas (Rotam) e Grupo de Intervenção Rápida (GIR).
Devido à pandemia, durante todo o período da capacitação, os servidores não mantêm contato com o público externo.
O coordenador de segurança socioeducativa, Glauder Benedito Figueiredo de Pinho, disse que curso é primordial para atender as normativas impostas pela nova legislação. “A partir do momento que foi editada a lei estadual da nova atribuição dos agentes de segurança, houve a necessidade de capacitá-los na função de operação especializada como está elencado na lei. Então, hoje aqui eles estão passando por treinamentos de mobilização e técnicas de defesa pessoal. Esse curso tem como missão capacitar os agentes de segurança do Socioeducativo para trabalharem na função armada, estabelecida por lei”, frisou.
Ainda segundo o coordenador, após a conclusão do curso será feito um ato administrativo para lotação na função armada.
Um dos alunos, Wellyngton Figueiredo é agente há nove anos em Barra do Garças e disse que tem boas expectativas com o curso. “Estávamos esperando por esse curso há muito tempo e graças a Deus chegou a hora, agora é lutar até chegar ao fim. A maior dificuldade é a gente depender muitas vezes de outras forças para controlar o ambiente quando acontece algum sinistro, então com o grupo especializado agora nós vamos começar a tomar conta da nossa casa”, ressaltou.
Treinamento
Na tarde desta sexta-feira (27.11), os alunos participaram, na Penitenciária Central do Estado (PCE), de uma aula prática sobre algemamento tático. Nesta modalidade, o agente tinha que imobilizar uma pessoa que participava de um conflito. Toda a atividade respeita normas de segurança e direitos humanos.
“Essa modalidade foi desenvolvida pela Rotam. Em torno de dez anos atrás eu tive a honra e o prazer de fazer esse curso, e agora tivemos a oportunidade de trazer para nossa casa, o Sistema Penitenciário, juntamente com o Sistema Socioeducativo. Esse procedimento de algemamento consiste em oferecer ao operador da segurança pública, técnicas de controle e submissão podendo oferecer maior segurança durante o procedimento de execução do algemamento”, explicou o instrutor e policial penal, João Borba.


Mato Grosso
Suspeito de estupro da enteada é preso durante operação da Polícia Civil em Pontes e Lacerda
Publicado
25/01/2021 - 17:23
A Polícia Civil de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) deflagrou na Operação ‘Infância Roubada’ para coletar informações que subsidiam investigações sobre crimes sexuais contra crianças e adolescentes e inibir a prática de delitos dessa natureza. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária.
O preso, de 27 anos, é investigado pelo crime de estupro de vulnerável contra a enteada de 12 anos. Os abusos ocorriam há, pelo menos, dois meses e consistiam em atos libidinosos diversos de conjunção carnal.
A operação começou na sexta-feira (22.01) e terá continuidade nas próximas semanas.
Estupro de vulnerável
Conforme a investigação, no dia 14 de janeiro, a mãe da adolescente procurou a Delegacia da Polícia Civil e relatou que suspeitava que a filha estivesse sendo vítima de abusos sexuais praticados pelo padrasto. A mãe informou ainda que percebeu que o companheiro mantinha uma relação diferente com a menina de 12 anos, em comparação aos outros filhos de dez e quatro anos, passando a impressão que tinha interesse pela garota em razão de suas atitudes, o que a deixou mais atenta em relação às ações dele. A mãe também observou a mudança de comportamento da adolescente, que passou a demonstrar tristeza e ciúmes da relação entre o padrasto e ela.
As desconfianças da mãe foram confirmadas no dia 12 de janeiro, quando por volta das 05h da madrugada ela acordou e notou que o, então companheiro, não estava na cama. Foi procurá-lo, inclusive, no quarto dos filhos, e observou que a filha de 12 anos também não estava na casa.
Como já estava desconfiada da intenção do investigado, a mãe imaginou que ele poderia ter levado a menor para a casa dos pais dele, que não estavam na residência. Ela se dirigiu à casa dos sogros e pouco tempo depois, o suspeito saiu da residência e demonstrou surpresa ao vê-la. Questionado por que estava àquela hora com a enteada, o investigado alegou que estava conversando com a menina sobre um namoradinho dela. No entanto, de acordo com a investigação, foi apurado que ele estava na residência praticando atos libidinosos com a enteada de 12 anos.
Depois desta data, o suspeito entrou em contato com a garota pedindo para ela não revelar sobre os atos libidinosos. E, após registro da ocorrência, ele pediu para a mãe da adolescente retornar à Delegacia e alterar a versão apresentada à Polícia Civil.
Foi instaurado inquérito para apurar o crime e com base na investigação foi representada pela prisão do suspeito, deferida pela Justiça local.

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi agraciada com a medalha ‘Mérito Proerd’. A honraria foi entregue pessoalmente pelo tenente coronel Darwin Germano, coordenador estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), à primeira-dama, na semana passada, no Palácio Paiaguás.
A medalha tem por finalidade homenagear o trabalho realizado por autoridades e personalidades públicas junto às crianças e adolescentes atendidos pelo programa.
“A primeira-dama Virginia Mendes sempre foi uma grande parceira do Proerd, desde a época em que estava na Prefeitura de Cuiabá. E em razão dos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da primeira infância e das crianças e adolescentes é mais do que justa essa homenagem pela dedicação e comprometimento com essa causa tão nobre”, destacou o tenente coronel Darwin.
Virginia Mendes agradeceu a honraria e destacou que quer estreitar ainda mais as parcerias junto ao programa. “O Proerd realiza um trabalho essencial, pois atua na prevenção. Os instrutores são preparados e possuem toda uma didática para conduzir junto às crianças e adolescentes esse tema do combate às drogras. Além disso, eles também envolvem os pais e toda a família. Tenho certeza que juntos poderemos ampliar ainda mais o alcance do programa em Mato Grosso. Fiquei muito feliz e honrada em receber essa medalha”.
O Proerd foi instituído em Mato Grosso há 20 anos e é coordenado pela Polícia Militar. O programa tem como público-alvo crianças cursando as séries iniciais até o 7º ano do ensino fundamental, tanto na rede de ensino público e privada, em municípios do interior do Estado e também na Capital.
Os alunos que passam pelo programa aprendem como dizer não à oferta de droga, além de elevar a autoestima. O foco é trabalhar junto às crianças técnicas e caminhos para saber fazer a escolha certa e segura. As lições apresentam estilos de respostas para vários tipos de abordagens – oferta de drogas por amigos e desconhecidos e de ingresso no tráfico. Também aprendem questões como bullying, violência física, direitos e deveres, entre outros temas. O Proerd também possui módulos voltados aos pais dos alunos.
Segundo o tenente coronel Darwin, há levantamentos que apontam que mais de 90% das crianças que fizeram o curso não se envolveram com drogas.
No ano de 2020, devido à pandemia, o Proerd conseguiu atender 21 municípios, com aulas online, totalizando mais de 40.500 atendimentos e formando 4.954 crianças. Desde que foi criado, no ano 2000, já são mais de 4,4 milhões de atendimentos e mais de 353 mil alunos formados em todo Mato Grosso.

Envie sua denúncia

Insumos da CoronaVac devem chegar até o fim desta semana, diz Pazuello

Governador do Amazonas exonera servidor vacinado indevidamente

Promotoria instaura inquérito e emite recomendação sobre vacinação

Ministro alemão calcula “um ou dois anos” para recuperação econômica mundial

MPMT obtém registro de aplicativo junto ao INPI
Política MT


Salários do Estado continuarão sendo pagos dentro do mês trabalhado e 13º em duas parcelas; confira o calendário
O governador Mauro Mendes divulgou, na tarde desta segunda-feira (25), o calendário de pagamento do salário dos servidores públicos estaduais...


Governador promete acelerar ritmo de investimentos através do Programa MT Mais
O governador Mauro Mendes (DEM), aproveitou as entregas no final da semana passada de maquinários e outros itens para a...


Senadores garantem R$ 16 milhões em emendas para saúde e pavimentação em Várzea Grande
Demonstrando relação institucional com todos os parlamentares federais, sejam senadores ou deputados federais, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat,...
Policial


Maquinário e 3 mil litros de óleo são apreendidos em área de desmatamento ilegal
Assessoria/Polícia Civil-MT Na última semana, a Delegacia de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) em apoio a...


Suspeito de furtar conveniência de posto de combustíveis é preso em flagrante pela Polícia Civil
Assessoria/Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DERF) de Várzea Grande prendeu em flagrante na manhã desta segunda-feira...


Polícia Civil incinera 1,2 tonelada de entorpecente apreendidos em 2020
Assessoria/Polícia Civil-MT A Polícia Civil de Alto Taquari (479 km ao sul de Cuiabá) incinerou nesta segunda-feira (25.01) 1,2 tonelada...
Mato Grosso


Suspeito de estupro da enteada é preso durante operação da Polícia Civil em Pontes e Lacerda
A Polícia Civil de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) deflagrou na Operação ‘Infância Roubada’ para coletar...


Primeira-dama Virginia Mendes recebe homenagem do Proerd
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi agraciada com a medalha ‘Mérito Proerd’. A honraria foi entregue pessoalmente pelo...


PCE inaugura ala para reeducandos que trabalham na unidade
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) inaugurou, nesta segunda-feira (25.01), na Penitenciária Central do Estado (PCE), a ampliação...
Esportes


Palmeiras realiza treino tático antes do confronto com o Vasco
Rony foi a novidade do treino (Foto: Cesar Greco/Palmeiras) O Palmeiras se reapresentou na manhã desta segunda-feira (25), na Academia...


Fluminense tem 61% de aproveitamento em clássicos no Brasileirão
No domingo (24), o Fluminense fez o seu último clássico no Campeonato Brasileiro de 2020. Diante do Botafogo, em São...


Avaí e América já se enfrentaram 17 vezes na Série B
Na história – De acordo com o pesquisador e Presidente do Conselheiro do Clube, Spyros Apóstolo Diamantaras, Avaí e América-MG se...
Entretenimento


“Anitta, faz alguma coisa”, imploram internautas; cantora responde
Redação Anitta Anitta está entre os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (25). A cantora foi parar nos Trending Topics com as...


Faustão deve voltar para a Band, diz colunista
Reprodução Faustão deve voltar à Band Apesar de ter atingido seu ápice na Globo, onde está há 32 anos, a...


Carlinhos Aguiar e Lívia Andrade podem voltar ao SBT, diz colunista
Reprodução A dupla pode ser chamada na volta de Silvio Santos Você viu? Lívia Andrade e Carlinhos Aguiar já tem...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Policial20/01/2021 - 16:25
Falsa médica é flagrada pela Polícia Civil fazendo botox e harmonização em clínica em Cuiabá
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:38
Por conta da família e de olho nas empresas, Frical não vai disputar eleição no ano que vem
-
Esportes21/01/2021 - 16:27
Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
-
Registro Geral22/01/2021 - 15:46
Jayme é acusado de “sentar em cima” do processo das rachadinhas para proteger filho de Bolsonaro
-
Economia18/01/2021 - 22:50
Brasileiros voltarão a entrar nos Estados Unidos
-
Geral18/01/2021 - 18:20
Várzea Grande firma parceria com Estado para “construir uma casa por dia” em 4 anos
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:55
Emanuelzinho pode recuar para deputado estadual e mirar presidência da AL, em 2022