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Educação

Com novo modelo construtivo, prefeito inaugura escola da Canjica com obras em apenas seis meses

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Com quase 2 mil metros quadrados, escola terá perto de 400 alunos da região da Canjica

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou à comunidade do Canjica e região, a meio norte da cidade, as novas instalações da EMEB Profª Elza Luiza Esteves. A reconstrução total da escola, no prazo recorde de seis meses, só foi possível graças a utilização de tecnologia de ponta.

.A escola Professora ª Elza Luiza Esteves possui 1.818,65 m2 de área construída, nove salas de aula, uma quadra coberta, biblioteca e sala de recursos, cozinha, refeitorio e pátio coberto além do setor administrativo e de serviços, novos mobiliários, paisagismo e muro.

Também foram instalados 17 novos aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar. A a unidade foi escolhida como piloto para receber a primeira cozinha climatizada da rede pública municipal de educação.

A escola atende 325 alunos do 4º ao 9º ano, com idades entre 9 e 14 anos.  São nove salas de aula, biblioteca e sala de recursos, além do setor administrativo e de serviços.

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O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos falou dos programas e ações que estão sendo implantados e ampliados na rede municipal de ensino, voltados para a melhoria das estruturas físicas e da área pedagógica, promovendo mudanças significativas na Educação no município. “A Educação não para na gestão Emanuel Pinheiro, são reconstruções, construções e reformas de unidades e quadras, ampliação de vagas na Educação Infantil, melhorias na Educação Especial, modalidade em que Cuiabá é referência, enfim, é humanização, para que possamos efetivamente entregar a população uma Educação de qualidade”.

A presidente do bairro Canjica, Tuca lembrou que ao longo dos mais de 30 anos da escola, só haviam sido feitas reformas paliativas, que não atendiam as necessidades da comunidade escolar. “Estamos profundamente agradecidos pela sensibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro e o comprometimento da equipe da Secretaria Municipal de Educação que ouviram as nossas reivindicações e presentearam a nossa comunidade com essa escola”, disse ela.

A diretora da EMEB Profª Elza Luiza Esteves, Antônia Cursina Lima dos Anjos relembrou as condições precárias das antigas instalações da escola e lembrou o apoio da comunidade e da equipe da Secretaria de Educação, às iniciativas propostas pela equipe gestora, visando uma Educação de qualidade para os alunos. “Temos um desafio, fazer uma gestão verdadeiramente humanizada e, esse desafio se estende a toda a comunidade que apoia as iniciativas em favor dos nossos alunos. Com a sensibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro e o apoio da equipe da Secretaria e da comunidade foi possível realizarmos esse sonho”, ressaltou a diretora Antônia.

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Durante a solenidade, alunos da escola prestaram homenagens ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro, as equipes gestoras e da Secretaria de Educação, cantaram o Hino de Cuiabá e declamaram poesias.

Após a solenidade, o prefeito Emanuel Pinheiro e os presentes visitaram a nova unidade. Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, o vereador Adevair Cabral, o secretário-adjunto de  Relações Comunitárias, Jonail Costa; o secretário de Inovação e Comunicação, Fausto Alberto Olini, a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, profissionais de educação e líderes comunitários e autoridades

O prefeito, a primeira dama, secretária-adjunta e o secretário de Educação, Alex Passos jogam na sala de lazer, com brinquedos e jogos para crianças e jovens

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Educação

Educação integral é meta do Plano Nacional de Educação

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Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O intuito é que pelo menos 25% dos alunos da educação básica sejam atendidos. Composto por 20 metas, o PNE foi sancionado em 2014 e estabeleceu diretrizes e estratégias para a educação brasileira em um período de dez anos.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a meta de atingir 500 mil novas matrículas em tempo integral até 2022 – hoje são 230 mil – por meio do Compromisso Nacional pela Educação Básica, apresentado em julho. A meta é revitalizar o programa Novo Mais Educação, diminuir a evasão e melhorar os indicadores educacionais. 

A proposta do programa é ampliar a carga horária do ensino médio de 4 para, no mínimo, 7 horas diárias. O MEC já disponibilizou R$ 338 milhões para as instituições de ensino em 2019. Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, a pasta mantém diálogo constante com o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes de Municipais de Educação (Undime) para formular políticas públicas que beneficiem a educação em estados e municípios.

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O Todos Pela Educação, movimento da sociedade civil que busca impulsionar a qualidade e a equidade na educação básica, afirma que já entregou um documento ao governo defendendo a manutenção e o crescimento do apoio do Executivo Federal aos estados para a ampliação do ensino médio em tempo integral. Segundo a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, a entidade também fez uma apresentação para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e para o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo.

“Essa é uma pauta que a gente sempre defendeu, o nosso receio, e estamos monitorando a execução dessa política, é se o MEC vai ter os recursos, isso não está claro ainda. Nossa atenção agora é se realmente esse anúncio vai ter fôlego financeiro e de execução do ponto de vista de equipe, no MEC, capaz de conduzir essas políticas. Ficaremos de olho se realmente o governo federal vai conseguir executar. Como plano, como direcionamento está corretíssimo, tem mais é que apoiar os estados nessa ampliação da matrícula em tempo integral no ensino médio”, destacou

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Na opinião da diretora executiva do Instituto Península, organização social que atua nas áreas de educação e esporte para aprimorar a formação de professores, Heloisa Morel, é preciso olhar também para os docentes. “Ainda que os programas sejam bem-sucedidos em ampliar o tempo dos alunos da escola e assumam a educação integral como proposta formativa, é preciso que os educadores estejam preparados. A formação integral de professores é um habilitador para as transformações que desejamos ver nas escolas”.

De acordo com Heloísa, o instituto trabalha com diferentes iniciativas para ajudar na capacitação docente. “A plataforma Vivescer, por exemplo, é um ambiente online onde os professores podem desenvolver as múltiplas dimensões que envolvem o trabalho integral em educação”, citou.

“Medidas como essa, que podem ser acessadas em qualquer lugar do país, pois são iniciativas online, são muito válidas para preparar nossos professores para que eles consigam proporcionar uma educação integral de qualidade aos alunos de todo o Brasil”, incentivou.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Educação
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Educação

Experiência de ensino integral na PB tem foco no protagonismo juvenil

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A rede pública do estado da Paraíba trabalha, desde 2016, um modelo pedagógico e de gestão escolar centrado no protagonismo juvenil e no projeto de vida dos estudantes.

O Programa das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) oferece 45 mil vagas para estudantes em cerca de 150 escolas.

A jornada dos alunos é de nove horas, incluindo três refeições diárias. A metodologia foi implantada para os alunos do ensino médio, e, em algumas escolas, envolve também os alunos do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental.

A articulação dos conteúdos da Base Nacional Comum com o currículo da parte diversificada visa formar cidadãos autônomos, solidários, competentes e socialmente ativos, com capacidade para o exercício da cidadania e habilidades para o mundo do trabalho.

Segundo o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, a proposta curricular proporciona aos estudantes uma aprendizagem significativa. “As escolas se abriram para uma interação efetiva com a comunidade e as empresas do entorno, e os estudantes vivenciaram atividades práticas, criaram tecnologias sociais e elaboraram projetos com soluções de problemas reais enfrentado no cotidiano as empresas e da comunidade onde vivem”.  

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Os alunos têm aulas de estudo orientado, para auxiliar nas disciplinas em que sentem dificuldades; preparação acadêmica, para ajudar a dar continuidade aos estudos após o ensino médio; preparação para o mercado de trabalho com os cursos técnicos; disciplinas eletivas para o enriquecimento cultural, de aprofundamento ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica; tutoria e auxílio na elaboração do projeto de vida, que consiste em um plano para o futuro do estudante.

As unidades de ensino contam com equipamentos adequados para atividades teóricas e práticas. A estrutura conta com laboratórios de robótica, informática, matemática, química, biologia e línguas, além de sistemas portáteis de impressoras 3D em cada unidade.

Para o estudante Fábio Dantas, que concluiu o ensino médio em 2017 na ECIT Erenice Cavalcante Dias, em Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, a experiência de participar de atividades em uma empresa pedagógica foi definitiva para formação acadêmica e carreira profissional. Ele participou de uma disciplina na Ecoclima-Empresa Junior de Refrigeração que teve como proposta desenvolver nos estudantes o senso crítico e empreendedor. “Escolhi qual rumo profissional tomar após conhecer uma empresa e tenho confiança que me destacarei no mercado, pois aprendi como me comportar em um ambiente de trabalho e como melhorar como profissional”, disse o estudante.

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Para assessora de Educação do Itaú BBA, instituto parceiro do governo da Paraíba na implantação das práticas inovadoras nas ECITs, Carla Chiamareli, as metodologias de educação integral estão muito focadas no protagonismo juvenil.

“Não é somente o tempo integral, mas quando se tem uma carga horária mais estendida é possível trabalhar outras questões para além do que é o mínimo básico. Na educação integral se tem mais atividades focadas que dão espaço para a juventude ser autora da construção de seu próprio conhecimento.”

Na visão da assessora, a metodologia e como ela é trabalhada trazem os resultados positivos. “Tem o [ensino] técnico, que tem esse protagonismo social e profissional, tem essa missão de desenvolver competências táticas e sociais do mundo do trabalho e aí se soma mais um elemento dentro do currículo da educação integral”.

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Educação
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