conecte-se conosco


Educação

Com novo modelo construtivo, prefeito inaugura escola da Canjica com obras em apenas seis meses

Publicado

Com quase 2 mil metros quadrados, escola terá perto de 400 alunos da região da Canjica

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou à comunidade do Canjica e região, a meio norte da cidade, as novas instalações da EMEB Profª Elza Luiza Esteves. A reconstrução total da escola, no prazo recorde de seis meses, só foi possível graças a utilização de tecnologia de ponta.

.A escola Professora ª Elza Luiza Esteves possui 1.818,65 m2 de área construída, nove salas de aula, uma quadra coberta, biblioteca e sala de recursos, cozinha, refeitorio e pátio coberto além do setor administrativo e de serviços, novos mobiliários, paisagismo e muro.

Também foram instalados 17 novos aparelhos de ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar. A a unidade foi escolhida como piloto para receber a primeira cozinha climatizada da rede pública municipal de educação.

A escola atende 325 alunos do 4º ao 9º ano, com idades entre 9 e 14 anos.  São nove salas de aula, biblioteca e sala de recursos, além do setor administrativo e de serviços.

Leia Também:  Termina hoje prazo para complementar inscrição no Fies

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos falou dos programas e ações que estão sendo implantados e ampliados na rede municipal de ensino, voltados para a melhoria das estruturas físicas e da área pedagógica, promovendo mudanças significativas na Educação no município. “A Educação não para na gestão Emanuel Pinheiro, são reconstruções, construções e reformas de unidades e quadras, ampliação de vagas na Educação Infantil, melhorias na Educação Especial, modalidade em que Cuiabá é referência, enfim, é humanização, para que possamos efetivamente entregar a população uma Educação de qualidade”.

A presidente do bairro Canjica, Tuca lembrou que ao longo dos mais de 30 anos da escola, só haviam sido feitas reformas paliativas, que não atendiam as necessidades da comunidade escolar. “Estamos profundamente agradecidos pela sensibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro e o comprometimento da equipe da Secretaria Municipal de Educação que ouviram as nossas reivindicações e presentearam a nossa comunidade com essa escola”, disse ela.

A diretora da EMEB Profª Elza Luiza Esteves, Antônia Cursina Lima dos Anjos relembrou as condições precárias das antigas instalações da escola e lembrou o apoio da comunidade e da equipe da Secretaria de Educação, às iniciativas propostas pela equipe gestora, visando uma Educação de qualidade para os alunos. “Temos um desafio, fazer uma gestão verdadeiramente humanizada e, esse desafio se estende a toda a comunidade que apoia as iniciativas em favor dos nossos alunos. Com a sensibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro e o apoio da equipe da Secretaria e da comunidade foi possível realizarmos esse sonho”, ressaltou a diretora Antônia.

Leia Também:  Portões de locais de prova do Enem fecham pontualmente às 13h

Durante a solenidade, alunos da escola prestaram homenagens ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro, as equipes gestoras e da Secretaria de Educação, cantaram o Hino de Cuiabá e declamaram poesias.

Após a solenidade, o prefeito Emanuel Pinheiro e os presentes visitaram a nova unidade. Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, o vereador Adevair Cabral, o secretário-adjunto de  Relações Comunitárias, Jonail Costa; o secretário de Inovação e Comunicação, Fausto Alberto Olini, a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, profissionais de educação e líderes comunitários e autoridades

O prefeito, a primeira dama, secretária-adjunta e o secretário de Educação, Alex Passos jogam na sala de lazer, com brinquedos e jogos para crianças e jovens

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Educação

SME faz encontro “Escola Cuiabana 2020” com diretores das 164 escolas para alinhar ano letivo, nesta semana

Publicado

Cerca de 6 mil profissionais que atuam nas 164 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participam de 21 a 31 deste mês, no Hotel Fazenda Mato Grosso, da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2020. O evento reúne equipes gestoras, professores e técnicos em atividades de formação e de planejamento do ano letivo. Fechando o evento, no dia 31, será realizada a Aula Inaugural, que no calendário escolar municipal é o primeiro ato do ano do executivo municipal voltado para a Educação.

Para o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, a Semana Pedagógica tem um papel fundamental na condução do ano letivo, já que aborda assuntos essenciais para o alinhamento do trabalho de cada um. “A educação em Cuiabá está vivendo um momento de grande avanço na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e é neste momento que alinhamos os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria e as unidades educacionais com o plano estratégico da gestão. É deste momento que saem as decisões e posicionamentos que vão aprimorar a qualidade do nosso ensino e a forma como lidamos com os alunos e seus aprendizados”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Termina hoje prazo para instituições privadas aderirem ao ProUni

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, disse que a Semana Pedagógica proporciona a troca de experiências, estudo e planejamento. “Este é um momento privilegiado, de troca de experiências, estudos, discussões e planejamento escolar. Este ano, os efetivos que passaram no último concurso público da Secretaria de Educação, realizado no ano passado, estarão participando da formação onde serão abordados temas que elegemos como prioritários em 2020, como a gestão pedagógica, com foco na gestão e rotina de sala de aula, e a metodologia ativa de aprendizagem. Esses e outros temas também serão abordados ao longo do ano, nas formações continuadas”, explicou.

A Semana Pedagógica, além de promover a formação continuada dos profissionais da educação permite a vivência de um ensino contextualizado, que aborda temas sociais relevantes com o objetivo de desenvolver as competências dos educadores de forma articulada aos aspectos socioeconômicos e culturais e isso favorece o ensino voltado para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e de forma humanizada.

Fechando a programação da Semana Pedagógica, no dia 31, acontecerá a Aula Inaugural. Pela manhã, para os profissionais da área pedagógica, Professores e Equipes Gestoras com a palestra magna A Escola Contemporânea, a Gestão Pedagógica e os Direitos de Aprendizagem proferida pela socióloga Lourdes Atiê.

Leia Também:  Termina no sábado prazo para renovar contratos do Fies feitos até 2017

À tarde, estarão reunidos os profissionais da área técnica e Equipes Gestora para a palestra magna Gestão da Emoção: Construindo uma Educação de Excelência, com o palestrante Dieikison de Carvalho.

Programação

Continue lendo

Educação

Ministro admite erros nas correções e avaliações das notas do Enem do ano passado

Publicado

Houve inconsistências mínimas em algumas correções e avaliações das provas e por isso alguns alunos foram surpreendidos, disse no seu tweeter o ministro Abraham Weintraub (Educação), admitindo que houve erro na correção de algumas provas do Enem 2019.

Ele acrescentou que alguns candidatos tiveram o gabarito trocado, mas garantiu que a parcela é mínima. De acordo com dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), nenhum dos 65 mil candidatos de Mato Grosso que realizaram as provas obtiveram nota máxima na redação.

O ministro compartilhou um vídeo na manhã deste sábado em seu perfil no Twitter relatando o problema. Ele afirmou que foram encontradas algumas inconsistências na segunda prova do Enem, a de matemática e ciências da natureza, realizada no dia 10 de novembro de 2019, mas garantiu que a parcela de candidatos afetados é baixa.

“Encontramos algumas inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado, um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado, quando foram fechados os envelopes, é uma inconsistência fácil de ser consertada, estamos falando ai de 0,1% das pessoas que fizeram, número baixo”, disse.

Leia Também:  Especialistas apontam desafios para realização do Enem digital

De acordo com o Inep, ao todo 88.122 candidatos de Mato Grosso se inscreveram para o Enem 2019. Entretanto, 65.308 fizeram a prova, o que representa 74,1% de candidatos. Ainda não há confirmação se candidatos de Mato Grosso foram prejudicados já que o Inep não divulgou em quais regiões do país houve este problema.

O ministro declarou que nesta segunda-feira (20) o problema já deve ser resolvido. O Inep ainda informou que qualquer candidato que se sentir prejudicado, ou achar que há algo de errado com sua nota, pode enviar seus dados para o e-mail [email protected] que será feita uma reavaliação manual

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana