conecte-se conosco


Cuiabá

Com mais de duas mil proposições, vereador comemora primeiro ano de mandato

Publicado


Da assessoria

De muito trabalho e com ótimos resultados em favor da população cuiabana, é assim que Cezinha Nascimento (PSL), classifica o seu primeiro ano de mandato como vereador por Cuiabá.

Em 2021, Cezinha Nascimento apresentou 2466 proposições, entre elas estão indicações, ofícios, projetos de lei, decreto legislativo, projeto de resolução, pedido de audiência pública, moções de aplauso e requerimentos.
O vereador participou das sessões, na câmara municipal, de forma virtual e presencial, esteve percorrendo os bairros para colher as demandas dos moradores, que vivem na capital de MT e também nas zonas rurais de Cuiabá.
Visando a redução de acidentes, Cezinha solicitou a implantação de pavimentação asfáltica, serviços de recapeamento asfáltico, instalação de sinalização viária nos bairros e em diversas avenidas, requisitou a instalação de quebra-molas, elevado, tapa buracos, sinalização, pinturas e outras melhorias. A maioria das indicações, solicitando serviços, foram executadas pela prefeitura.
Como parlamentar, Cezinha fiscalizou obras, participou de comissões para debater os mais diversos assuntos de interesse da população, apresentou indicações nas áreas de educação, saúde, lazer e outras, como reforma de escolas e de postos de saúde, solicitação de retomada de obras paradas, construção de abrigos nos pontos de ônibus, retirada de bolsões de lixo, poda de árvores, iluminação pública, tapa buracos, regularização fundiária, promoveu e participou de ações sociais, e também em prol do meio ambiente. Além disso, o parlamentar homenageou, apoiou, incentivou e esteve em eventos com o objetivo de promover o esporte e a gastronomia regional.&nbsp&nbsp
Entre as reivindicações apresentadas pelo vereador estão pedidos de construção de posto de saúde (indicação de nº 06/2021), de um CMEI (indicação de nº 07/2021), retomada das obras de asfaltamento em bairro (indicação de nº 01/2021) e reconstrução de ponte (indicação de nº 02/2021) e de outras melhorias, sempre visando o bem-estar da população cuiabana.
Por ser um ano atípico, em virtude da pandemia, atendendo ao clamor social, o vereador Cezinha Nascimento protocolou, na Câmara Municipal de Cuiabá, diversas indicações solicitando a inclusão de várias categorias de profissionais, no grupo prioritário para receber a vacina que protege contra a Covid-19.
Com o objetivo de dar celeridade aos trabalhos, evitar aglomerações, facilitar o acesso da população, visando a diminuição da disseminação do coronavírus, o parlamentar solicitou a descentralização dos pontos de vacinação, nos bairros da capital, na zona rural, a disponibilização de uma van para levar vacinas aos bairros mais carentes, e também indicou aos gestores municipais, a necessidade de oferecer a população cuiabana opções para pessoas, sem acesso à internet, poderem realizar o agendamento da vacina.
O parlamentar foi o primeiro a requisitar que os profissionais da área da educação em Cuiabá tivessem prioridade na fila de vacinação, também solicitou a inclusão dos coletores de lixo, de motoristas profissionais, dos estagiários da área da saúde e de outros trabalhadores, expostos aos riscos de contaminação pelo coronavírus. Atendendo a pedidos, Cezinha Nascimento, também reivindicou a inclusão das mães lactantes na fila dos prioritários.
“Logo após ser eleito como vereador já comecei o meu trabalho, percorrendo os quatro cantos da cidade, de norte a sul e de leste a oeste, visando identificar às necessidades da população, principalmente dos moradores dos bairros mais carentes, e como resultado desse trabalho, eu, juntamente, com minha equipe de assessores, estou conseguindo obter êxito e graças a Deus, o nosso objetivo de levar melhorias para a população cuiabana, está sendo alcançado”, comemora o parlamentar.
Entre as ações desenvolvidas em 2021, Cezinha destaca o trabalho com o objetivo de proporcionar mobilidade urbana em benefício das comunidades que vivem na zona rural. Como por exemplo, a construção de uma travessia de concreto armado, no modelo galeria celular, na comunidade Barra Grande (cerca de 60km de Cuiabá). As aduelas substituíram uma ponte de madeira que desabou com o peso de um caminhão carregado de material de construção.
Sem ter como fazer a travessia pela ponte, os moradores da localidade haviam construído um desvio provisório para atravessar o córrego, mas no local já haviam ocorridos vários acidentes, e no período de chuva, ainda havia a possibilidade de o lugar alagar e os moradores não terem como atravessar e ficarem ilhados.
Na Câmara Municipal, o vereador Cezinha Nascimento é membro permanente das Comissões de Transporte, Urbanismo, Regularização Fundiária, Agropecuária, Segurança Pública e Comunitária, Comissão de Turismo e Desporto- Desenvolvimento Florestal e agrário e é Membro-Suplente Permanente da Comissão de Trabalho, Administração, Serviços e Obras Públicas.
Cezinha comemora e promete trabalhar ainda mais em 2022. “No último mês do ano de 2021, meu sentimento é de estar conseguindo honrar os votos que me foram confiados e para o ano que vem assumo mais uma vez o compromisso de trabalhar ainda mais em favor da população Cuiabana,” promete Cezinha.

Gabriela Von Eye/Gabinete Vereador Cezinha Nascimento

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

CGM inicia tratativas do Plano de Ação do Programa Nacional de Combate à Corrupção

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A Controladoria Geral do Município (CGM) iniciou as tratativas, na Prefeitura de Cuiabá, referente ao plano de ação, fruto do Plano Nacional de Combate à Corrupção (PNPC) de 2022. As estratégias abrangem 20 secretarias municipais, o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e as Empresas Públicas (de Saúde e também a de  Limpeza Pública).

O programa consiste na avaliação, de forma unânime, de todos os setores da administração pública, por meio do preenchimento do formulário com os temas: Prevenção (gestão da ética e integridade, controles preventivos e transparência), Detecção (controles detectivos, canal de denúncias, controle interno e auditoria interna), Investigação (pré-investigação e execução da investigação), Correção (ilícitos éticos e administrativos e ilícitos penais), Monitoramento, Transparência e Participação Social, identificando os pontos positivos e fragilidades de cada um deles. 

Segundo a controladora-geral do Município, Mariana Cristina Ribeiro dos Santos, todas as Pastas já possuem seus planos de ação gerados e a Controladoria prestará o auxílio na execução de cada um deles, apontando as medidas corretivas a partir de março.

Com adesão voluntária, em 2021 a Prefeitura de Cuiabá conquistou o selo participante, ocupando uma posição de destaque entre os municípios brasileiros, sendo um dos poucos a alcançar o feito, cumprindo todos os requisitos dentro do prazo estabelecido. Dentre as áreas que mais se sobressaíram, encontra-se a Transparência, Participação Social, bem como os canais de divulgação de informações referente a pandemia da Covid-19. 

“Vamos começar os treinamentos no auxílio a execução dos seus respectivos planos de ação. Participar desse programa nacional foi algo de extrema importância, além de conseguir completar 100%. Ser agraciado com o selo, trouxe para nós o sentimento de dever cumprido, conforme a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Partiu dele a determinação para que a prefeitura se esforçasse e atingisse a meta definida pelo Plano Nacional de Combate à Corrupção, cumprindo os prazos e as metas, além dos programas de compliance. Essa participação é uma demonstração clara de como a gestão está comprometida com as medidas de integridade e ética no combate à corrupção”, destacou a controladora-geral. 

A intenção da administração pública, conforme Mariana Ribeiro, é expandir ainda mais os métodos, estreitando o relacionamento entre o Executivo Municipal e a população.

“O plano é importantíssimo. Primeiro porque estamos cumprindo um plano de governo estipulado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Segundo, na medida em que implementamos, pouco a pouco o Compliance na Administração Pública Municipal, quem ganha com isso sempre é o público alvo, a sociedade”, reforçou. 

A execução e coordenação do PNPC tem a atuação direta dos órgãos de controle. A exemplo, o  Tribunal de Contas da União (TCU), Rede de Controle dos Estados e a  Controladoria-Geral da União (CGU).

Continue lendo

Cuiabá

Unidade Básica de Saúde do Quilombo realiza apenas testagem e vacinação

Publicado


Divulgação

Clique para ampliar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa:

– Nesta terça-feira (18), a Unidade Básica de Saúde do bairro Quilombo está sem médico para realizar consultas, uma vez que uma das profissionais está de férias até fevereiro e a outra apresentou resultado positivo para covid-19;

– O atendimento está sendo realizado pela equipe de enfermagem apenas para testagem de covid-19 e vacinação; 

– A SMS conta com a compreensão dos usuários para, juntos, superarmos este momento, que requer a união de todos, principalmente por meio da prevenção contra a Covid-19 e a Influenza, cujos cuidados são os mesmos: evitar aglomerações, manter a higiene pessoal com lavagem constante das mãos ou uso de álcool 70, uso de máscara e atualização da caderneta de vacinação.

– A SMS informa está judicialmente proibida de fazer contratações temporárias, mas que já buscou sensibilizar o Ministério Público e o Judiciário no sentido de reverter essa imposição.

– Além disso, está realizando o processo seletivo para contratações em diversas áreas.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana