conecte-se conosco


Geral

Com investimento de R$ 16,3 milhões, obra de novo viaduto em Cuiabá deverá ser concluída em um ano

Publicado

Nesta terça-feira, Emanuel Pinheiro assinou ordem de serviço para a construção do viaduto na Avenida das Torres

“O trânsito caótico, que causa atraso e atrapalha a vida de milhares de cuiabanos, está com os dias contados”. A afirmação foi feita pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para ilustrar a grandiosidade que representa a construção do viaduto na Avenida Profª Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres). Nesta terça-feira (18), o chefe do Executivo municipal assinou a ordem de serviço para início dos trabalhos no local.

No total, são R$ 16.340.726,63 investidos no levantamento da estrutura com 200 metros de comprimento e 18 metros de largura, no entroncamento com a Avenida Érico Preza (Av. Itália). A obra será executada pelo Consórcio LR, em um prazo estabelecido em contrato de 360 dias, e a expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas, de forma direta, sejam beneficiadas pela melhoria na mobilidade urbana. Esse é o primeiro viaduto que será construído em Cuiabá pelo Município.

“Cuiabá nasceu para liderar todo o processo de desenvolvimento estrutural e econômico de Mato Grosso, pois somos a vitrine do nosso estado. Por isso, é nosso dever buscar formas de potencializar o crescimento da Capital tricentenária. Esse viaduto irá resolver um dos problemas mais crônicos de Cuiabá. É um ponto que, nos horários de pico, causa muitos transtornos à população e a obra vem ao encontro da modernidade, do embelezamento e da melhoria na mobilidade urbana”, destacou o prefeito.

Todo o procedimento será coordenado e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas que tem a missão de garantir a qualidade na obra e a adoção de medidas para minimizar os transtornos durante todo o período de intenso trabalho. Segundo o secretário Vanderlúcio Rodrigues, assegurar que o trânsito continue fluindo com boas condições foi uma das primeiras preocupações na concepção do projeto.

“Junto com a Secretaria de Mobilidade Urbana, estamos montando um plano para que o cidadão seja impactado o mínimo possível. Infelizmente, não temos como fazer uma obra desse porte, nesse que é um dos pontos mais movimentados da cidade, sem interferir na rotina dos condutores. Então esperamos contar com a paciência da população que, em poucos meses, poderá usufruir de mais uma grande melhoria”, explicou Vanderlúcio.

Homenagem

O viaduto levará o nome do ex-vereador por Cuiabá, José Maria Barbosa, o Juca do Guaraná. Falecido em julho de 2018, Juca fez um mandado marcante na Câmara Municipal, na legislatura de 2008 a 2012. Em sua passagem pela política prestou grande colaboração para o desenvolvimento do município, principalmente com ações voltadas para a área social.

Além da trajetória política, também se destacou no campo comercial. Em Cuiabá, fundou quatro empresas, sendo seu primeiro comércio criado em 1977 e popularmente conhecido como ‘Bulicho do Juca’. A Segunda foi a ‘Guaraná do Juca’, que o consagrou como referência de qualidade no estado. Anos depois, fundou mais duas onde ingressou no ramo de transportes e minério.

“É uma estrutura próxima da região onde nascemos e meu pai viveu. Ficamos muito felizes com a homenagem, principalmente por ser uma obra que irá projetar Cuiabá para o futuro. Eu e minha família agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro por essa justa lembrança. Meu pai sempre foi uma pessoa simples, mas extremamente apaixonada pela nossa cidade”, enfatizou o vereador Juca do Guaraná “Filho”.

Participaram da solenidade de lançamento da obra os secretários municipais de Planejamento, Zito Adrien, de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, e de Ordem Pública, Leovaldo Sales. Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Misael Galvão, Luis Claudio, Advair Cabral e Adilson Levante.

 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cuiabá libera vacinação contra covid para crianças de 10, 9 e 8 anos sem comorbidades; veja locais de aplicação

Publicado

Na próxima segunda-feira, começa a aplicação de Coronavac para crianças a partir de 6 anos

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou, em sua live na noite desta terça-feira (25), que a partir desta semana as crianças de 10, 9 e 8 anos sem comorbidades já podem se vacinar em Cuiabá.  Na semana passada foi dado início à vacinação de crianças com imunizante da Pfizer pediátrico, entretanto, conforme o cronograma do Ministério da Saúde, a imunização das crianças de 5 a 11 anos começou por crianças com comorbidades, crianças que moram com imunossuprimidos, quilombolas e crianças com 11 anos sem comorbidades.

Devido a um problema no sistema, alguns cadastros de crianças sem comorbidades e crianças abaixo de 11 anos receberam uma mensagem de que poderiam comparecer aos locais de vacinação. Para evitar que os pais perdessem a viagem a vacina foi aplicada.

“Gostaríamos de poder liberar para todas as crianças de 5 a 11 anos de uma só vez, mas são 60 mil e ainda não temos esse quantitativo de vacinas pediátricas. Lamentamos o transtorno e estamos organizando a vacinação para evitar aglomerações”, explicou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O Ministério da Saúde liberou recentemente a utilização do imunizante da Coronavac em crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos (que ainda não se vacinaram). A partir da próxima segunda-feira (31), Cuiabá começará a aplicar o imunizante nessas faixas etárias.  Os pais poderão optar entre Pfizer e Coronavac no ato da vacinação.

Crianças de 5 anos, crianças imunossuprimidas ou com comorbidades só podem tomar Pfizer pediátrica. A segunda dose da Pfizer pediátrica deve ser tomada após 60 dias da aplicação da primeira. Já da Coronavac, após 28 dias da primeira dose.

Confira os locais de vacinação de crianças 

Unic Beira Rio – 8h às 16h30

UBS Quilombo – 8h às 11h / 13h às 16h30

UBS Jd Vitória – 8h às 11h / 13h às 16h30

UBS Parque Cuiabá – 8h às 11h / 13h às 16h30

UBS Pedra 90 I e II – 8h às 11h / 13h às 16h30

UBS Guia – 8h às 11h / 13h às 16h30

Continue lendo

Geral

Com aumento de casos, hospitais estaduais suspendem visitas a pacientes para prevenção à Covid-19 e Influenza

Publicado

Medida faz parte das ações de enfrentamento do avanço das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) Covid-19 e Influenza em Mato Grosso [Foto – Marcos Vergueiro]

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) suspendeu, a partir desta terça-feira (25), visitas a pacientes internados em hospitais geridos pelo Governo do Estado. A medida faz parte das ações de prevenção e enfrentamento da Covid-19 e Influenza em Mato Grosso.

Conforme Portaria Nº 032/2022, publicada no Diário Oficial que circulou nesta terça-feira, além da suspensão das visitas, o revezamento de acompanhantes de pacientes ocorrerá em casos extremamente necessários a ser avaliado pela equipe técnica/clínica de cada hospital.

“Caberá à unidade de internação monitorar os acompanhantes quanto ao surgimento de sintomas gripais e a necessidade de nova testagem desses casos”, diz trecho da portaria.

As novas regras se aplicam ao Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, e ao Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. As medidas também valem para os Hospitais Regionais de Sorriso, Colíder, Sinop, Cáceres, Alta Floresta e Rondonópolis

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana