Maksuês Leite/Da Editoria
A disputa pelo Senado, em 2026, terá duas situações bem distintas. Com um governo de muitas entregas, o atual chefe do Executivo, Mauro Mendes (União), caminha para conquistar com tranquilidade a 1ª vaga ao Senado Federal, uma vez que nas próximas eleições gerais estarão em jogo duas cadeiras ao salão azul do Congresso Nacional.
Pesquisa realizada pelo Instituto IDOC em Cuiabá, com 600 pessoas, mostra Mauro Mendes com 38% das intenções de voto, quando é apresentada a primeira opção de voto ao Senado. A deputada estadual, Janaina Riva (MDB), é a segunda colocada com 19,2%.

No entanto, o atual senador e ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), está vivo mais do que nunca na briga pela reeleição. Ele cravou 10,2% das citações, seguido bem de longe pelo deputado federal, José Medeiros (Podemos), com 3,7%.
Já no segundo voto, Janaina salta à frente da disputa. A deputada emedebista lidera o “voto 2” com 18,3% de preferência popular. Mesmo já sendo citado na 1ª opção, como líder absoluto, Mendes ainda segura a segunda colocação com 16,3% das intenções de voto. Lembrando que em 2026, o eleitor poderá votar duas vezes ao Senado. Neste cenário, Medeiros registrou 6,3% contra 5,8% do ministro do presidente Lula (PT).

No quadro espontâneo, quando não se apresenta nomes aos entrevistados, Mauro, mais uma vez, lidera com folga, cravando exatos 15%. Janaina é a segunda com 6%. Porém, Fávaro aparece na cola dela com 4%. Medeiros ficou com 1% na sondagem espontânea.

Três nomes estão empatados em se tratando de rejeição. São eles: Fávaro (6,7%), Medeiros (6,2%) e Janaina (5,2%). Mauro sofreu recusa de apenas 3,5% dos entrevistados.

Metodologia
O Instituto IDOC ouviu 600 pessoas de forma presencial entre os dias 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro nas cinco regiões da Capital. A pesquisa tem margem de erro de 4% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.