A noite de 26 de agosto, Dia Internacional da Igualdade Feminina, na Casa Barão, sede da Academia Mato-grossense de Letras será memorável para as coautoras das obras com o título de “Ela com Elas”, volumes 1 e 2 que trazem nas coletâneas, 70 histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença em suas áreas de atividades, em diversas partes do país.
Após dois lançamentos extra-oficiais, um deles ocorrido em junho na Bienal Internacional do Livro, Rio 2025, chegou a hora do oficial, no qual estarão presentes participantes do projeto editorial criado pela jornalista e escritora Sueli Batista, e que conta com a coordenação executiva da também atuante na comunicação, Mariza Bazo. Ambas são referências nas questões que empoderam a mulher. O evento será para convidados das coautoras.
As obras de “Ela com Elas”, volumes 1 e 2 tem a chancela da Mágico de Oz Editora, de Portugal e mostra a força das conexões. Embora a maioria que compõe as obras seja pertencente a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, que dia 27 deste mês completa 24 anos de fundação, os livros reúnem empreendedoras de Bento Gonçalves- RS, Chapada dos Guimarães-MT, Cuiabá-MT, Rio de Janeiro-RJ , Salvador-BA, São Paulo-SP, Sorriso-MT, Tangará da Serra-MT e Várzea Grande-MT.

Além das coautoras da rede BPW, organização não governamental que pertence a ONG Feminina presentes em mais de 100 países, com representatividade na ONU, há integrantes no volume 1, de participantes de outros movimentos de mulheres, a exemplo do Mulher Potência, Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá e da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, através da Soberana Ordem do Empoderamento Feminino/ Ordem da Rosa JK. Já o volume 2 traz somente histórias de mulheres que pertencem a Sorriso, que soma a representatividade feminina de Mato Grosso. Inclusive no aniversário da organização, comemorado dia 15 de agosto, ocorreu também um pré-lançamento, no suntuoso Castelo Dom Joseph, cuja história emocionante da proprietária, da construção medieval, foi registrada no livro.
Sueli Batista, ex-presidente e atual Conselheira Superior da Academia Mato-Grossense de Letras, e fundadora da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, e que também já presidiu a BPW Brasil, tem muito know-how nos assuntos relativos à mulher. Isso trouxe muita legitimidade ao projeto, que surpreendeu a própria realizadora, pois estava previsto para 30 coautoras, conforme havia combinado com Izadora Valadares, a CEO da Mágico de Oz Editora, para inserção na Bienal do Livro. “O objetivo de “Ela com Elas” é ampliar as iniciativas editoriais que trazem luzes às histórias femininas, servindo como inspiração para outras mulheres.
O volume 1, de Ela com Elas -Histórias de Mulheres que inspiram apresenta 45 histórias e conta com participações importantes, a começar pelo apoio institucional da BPW Cuiabá, através da presidente Rúblia Ranzani. O volume 2, que destaca as vozes de mulheres que residem em Sorriso, foi inserido devido ao grande engajamento da presidente da BPW Sorriso Eusimara Picolo.
“Dentre as coautoras temos a maioria das participantes que nunca escreveu capítulos de livros, mas temos também, várias que já são coautoras em outras edições e algumas escritoras que já foram além com seus livros autorais. O importante, porém, é que todas elas juntas, somam com suas narrativas, não só as palavras como participantes de uma coletânea, mas como integrantes de um autêntico coro de vozes femininas, que ecoa amor, respeito, superação, sucesso, honra, orgulho, resiliência e reinvenção”, disse Sueli.

Na apresentação da primeira obra do projeto, Sueli convida ao pensar sobre o que significa ser mulher em um mundo que, embora já tenha avançado em várias conquistas, ainda se apresenta distante da equidade, do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e da incessante batalha por emancipação. O dia 26 de agosto traz importante reflexão neste sentido, por se tratar da Igualdade Feminina, que embora pouco comemorada pela força do dia 8 de março, existe desde 1973, estabelecida no Congresso dos Estados Unidos, que garantiu o direito do voto naquele país.
Em “Ela com Elas” há palavras que abraçam e o pulsar da empatia e sororidade, além de fortalecimento de vínculos e honra nas trajetórias femininas. Com o selo da Mágico de Oz Editora, com sede em Portugal e representação no Brasil, as histórias do "Ela com Elas" não apenas refletem a diversidade e a força feminina, mas também se inserem em um contexto que valoriza a literatura como um meio de transformação e inspiração.

As coautoras compartilham suas experiências e a relevância de suas histórias. A coordenadoraq executiva, Mariza Bazo fala dos próximos passos do projeto, que já prevê edições que serão lançadas na Feira do Livro de Lisboa, e terão possivelmente chancelas do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá e o Ela com Elas, com o Clube Mulher Potência contemplando histórias de mulheres que pertencem a estes movimentos.