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Claro vence de novo em testes de velocidade no 4G; confira o ranking

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Claro tem a internet mais rápida do Brasil
Divulgação

Claro tem a internet mais rápida do Brasil

O novo relatório referente ao segundo trimestre de 2022 da Ookla Speedtest revelou que a Claro é, mais uma vez, a operadora com a maior velocidade de download na internet móvel 4G no Brasil. Além disso, também é a empresa que oferece a melhor consistência. Enquanto isso, a TIM liderou com a menor latência de rede, ou ping.

No quadro geral, a velocidade média de download no Brasil foi de 22,77 Mb/s no período analisado, enquanto a de upload foi de 8.35 Mb/s, com uma latência de 28 ms no país. Isso coloca o Brasil na 80ª posição no ranking global de internet móvel.

A nova avaliação foi positiva para o Brasil, que subiu duas posições em relação ao relatório do trimestre anterior deste ano. A velocidade média de download registrada no primeiro trimestre do ano foi de 22,3 Mb/s e a de upload foi de 7,7 Mb/s. No entanto, o país já esteve no 76º lugar do ranking global no terceiro trimestre de 2021, com um download médio de 33,9 MB/s.

Claro lidera em velocidade de download com folga

A análise da Ookla Speedtest levou em consideração as velocidades médias de download, consistência e ping das quatro principais operadoras móveis do Brasil: Vivo, Claro, TIM e Oi. A Claro assumiu a liderança na velocidade de download e consistência, enquanto a TIM apresentou a menor latência de rede. A Oi ficou em último lugar em todos os quesitos.

Na velocidade de download, a Claro conquistou novamente o primeiro lugar com 31,93 Mb/s, enquanto a Vivo e a TIM quase empataram na categoria, respectivamente com 20,76 Mb/s e 19,44 Mb/s. A Oi, que deve deixar de existir em breve, ficou em último lugar, com 12,67 Mb/s. Confira o ranking:

Operadora Velocidade média de download
1º lugar: Claro 31,93 Mb/s
2º lugar: Vivo 20,76 Mb/s
3º lugar: TIM 19,44 Mb/s
4º lugar: Oi 12,67 Mb/s

O relatório também considerou a consistência da experiência de uso das redes móveis. Isso equivale à porcentagem de testes que alcançaram download mínimo de 5 Mb/s e pelo menos 1 Mb/s de upload. Nesse ranking, a Claro também lidera, seguida pela Vivo no segundo lugar.

Operadora Índice de consistência
1º lugar: Claro 84.2%
2º lugar: Vivo 78.6%
3º lugar: TIM 78.1%
4º lugar: Oi 65.6%

Quanto à latência (ping), a TIM assumiu o pódio no segundo trimestre de 2022. Isso significa que a taxa de resposta da internet móvel oferecida pela operadora é a mais rápida.

Operadora Ping médio
1º lugar: TIM 25 ms
2º lugar: Claro 27 ms
3º lugar: Vivo 28 ms
4º lugar: Oi 33 ms

Brasília é a capital com o melhor 4G

O estudo também listou as dez capitais do Brasil com os melhores indicadores gerais de internet móvel. Nesse ranking, Brasília liderou com uma velocidade de download média de 29,45 Mb/s, seguida por Curitiba e São Paulo. Manaus ficou em último lugar.

Cidade Download Upload Ping médio
1° lugar: Brasília 29,45 Mb/s 11,36 Mb/s 20 ms
2° lugar: Curitiba 28,50 Mb/s 9,36 Mb/s 23 ms
3° lugar: São Paulo 26,87 Mb/s 9,51 Mb/s 24 ms
4° lugar: Belo Horizonte 25,44 Mb/s 9,66 Mb/s 25 ms
5° lugar: Rio de Janeiro 24,64 Mb/s 9,20 Mb/s 23 ms
6° lugar: Salvador 24,52 Mb/s 9,54 Mb/s 22 ms
7° lugar: Fortaleza 21,88 Mb/s 9,58 Mb/s 20 ms
8° lugar: Recife 21,76 Mb/s 9,38 Mb/s 29 ms
9° lugar: Goiânia 21,28 Mb/s 9,22 Mb/s 36 ms
10° lugar: Manaus 19,00 Mb/s 8,76 Mb/s 21 ms

Fonte: IG TECNOLOGIA

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Mark Zuckerberg posta selfie no metaverso e vira piada na internet

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Mark Zuckerberg posta foto no metaverso
Reprodução/Facebook

Mark Zuckerberg posta foto no metaverso

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, virou motivo de piada nas redes sociais nesta semana depois de publicar uma selfie no metaverso. O ambiente digital foi criticado por ter design muito simples e nada imersivo.

A imagem foi postada por Zuckerberg na terça-feira (16) para anunciar a chegara da plataforma de metaverso da empresa, a Horizon Worlds, na França e na Espanha.

Na foto, Zuckerberg aparece na frente da Torre Eiffel, em Paris, e do Templo da Sagrada Família, em Barcelona. Nas redes sociais, a falta de recursos da imagem foi criticada.

“Não parece um produto real. Não há nada de ‘imersivo’ nisso. Quando seu produto principal se parece com as paredes pintadas de uma creche abandonada, você deve se perguntar”, escreveu um internauta. “Parece ótimo”, brincou outro.

“O que eles estão fazendo com todo esse dinheiro?”, questionou outro usuário, em referência aos US$ 10 bilhões que a Meta está investindo na criação de seu metaverso.


Fonte: IG TECNOLOGIA

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Após denúncia de ONG, Meta proíbe anúncios que questionem as eleições

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Meta atualiza regras eleitorais no Brasil
Unsplash/Dima Solomin

Meta atualiza regras eleitorais no Brasil

A Meta afirmou nesta semana que vai proibir anúncios questionando a legitimidade das eleições deste ano em suas plataformas. A atualização apareceu em uma publicação da empresa a respeito das medidas que está tomando durante o período eleitoral brasileiro.

A decisão veio a público depois que a  ONG internacional Global Witness acusou a empresa de permitir a circulação de anúncios deste tipo no Brasil. Na segunda-feira (15), a organização divulgou um relatório mostrando 10 peças publicitárias que passaram pelos critérios da dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.

Enquanto alguns anúncios tinham datas e locais de votação errados, o que poderia impedir cidadãos brasileiros de votarem, outros criticavam as urnas eletrônicas, questionando a legitimidade do pleito.

Na terça-feira (16), a Meta atualizou sua publicação confirmando a novidade. “Como parte do nosso trabalho para proteger a eleição no Brasil em 2022, vamos proibir anúncios questionando a legitimidade desta eleição”, afirmou a companhia.

A atualização aconteceu em um texto publicado na última semana que relata os esforços da Meta em relação às eleições deste ano. Entre as medidas, estão a parceria com checadores de fatos e a “remoção de conteúdos que violam as políticas voltadas para supressão de votos, ou seja, para conteúdos que desestimulam o voto ou interferem na votação”.

Esses conteúdos, que já são proibidos, também foram aprovados nos anúncios que a Global Witness publicou, o que mostra um baixo cumprimento das próprias regras da Meta. “O Facebook sabe muito bem que sua plataforma é usada para espalhar desinformação eleitoral e minar a democracia em todo o mundo”, disse Jon Lloyd, consultor sênior da ONG.

“Apesar dos autoproclamados esforços do Facebook para combater a desinformação, particularmente em eleições de alto risco, ficamos chocados ao ver que eles aceitaram todos os anúncios de desinformação eleitoral que enviamos no Brasil”, completou.


Fonte: IG TECNOLOGIA

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