conecte-se conosco


Agro News

Circuito Universitário 2019 discutirá aquecimento global

Publicado

Fortalecimento Institucional

Circuito Universitário 2019 discutirá aquecimento global

É a sexta edição do projeto

09/10/2019

“Aquecimento global, mito ou realidade?” Esse é o tema do Circuito Universitário 2019 realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Entre os dias 14 a 31 de outubro, o evento irá percorrer universidades públicas e privadas de nove municípios, com uma palestra do doutor em Geografia Física – área de climatologia antártica, Ricardo Felício.

O encontro é direcionado para acadêmicos do curso de agronomia e será realizado em duas etapas. Na semana de 14 a 17 o evento percorrerá os municípios de Diamantino, Nova Xavantina, Cuiabá, Várzea Grande e Campo Novo do Parecis. E de 28 a 31 passará por Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Tangará da Serra.

Este é o sexto ano consecutivo que a Aprosoja Mato Grosso realiza o evento. Presidente da Aprosoja Mato Grosso, Antonio Galvan, explicou que o objetivo do Circuito Universitário é colaborar com a formação dos acadêmicos, através de palestras que despertem curiosidade e agucem o senso crítico dos participantes.   

“No ano passado falamos sobre defensivos agrícolas e esse ano vamos falar sobre climatologia, essa celeuma de aquecimento global, tem aquecimento, não tem? Então estamos trazendo um dos melhores nomes pra desmistificar, na versão dele que é de outras pessoas também, do que realmente é real sobre o aquecimento global. Convido todos os acadêmicos dos municípios por onde o Circuito vai passar, também dos municípios vizinhos, para que participe da palestra com o Ricardo Felício”, disse Galvan.

Palestrante – Ricardo Felício é bacharel cientista em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em meteorologia antártica pelo INPE, doutor em Geografia Física, área de climatologia antártica pela USP

Atualmente é Profº Dr. do Departamento de Geografia da USP atuando como climatologista e membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Participou das Operações Antárticas brasileiras XVIII e XX e trabalha divulgando a ciência meteorológica e climática, desmistificando as mudanças climáticas atribuídas ao homem e supostos problemas ambientais correlacionados.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DATA

CIDADE

HORA

LOCAL

14/out

SEG

Diamantino

19h

FID – Faculdades Integradas de Diamantino

15/out

TER

Nova Xavantina

08h

UNEMAT

15/out

TER

São Vicente da Serra – Cbá

 

IFMT

16/out

QUA

Cuiabá – UFMT

14h30

Auditório Helmut Daltro

16/out

QUA

Cuiabá – Unic

19h

Auditório Unic Beira Rio I (estacionamento)

17/out

QUI

Cuiabá – Univag

08h

Auditório 2, bloco C

17/out

QUI

Campo Novo do Parecis

13h30

Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis

         

28/out

SEG

Sinop

19h

Sindicato Rural de Sinop

29/out

TER

Lucas do Rio Verde

19h

Auditório da Faculdade La Salle

30/out

QUA

Nova Mutum

19h

Sindicato Rural de Nova Mutum

31/out

QUI

Tangará da Serra

19h

Indefinido  

         

 

 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Agro News

Informe ao Produtor: decisão do STF isenta exportações indiretas de pagamento de Funrural

Publicado

Política Agrícola e Logística

Informe ao Produtor: decisão do STF isenta exportações indiretas de pagamento de Funrural

Importante frisar que as contribuições em folha de salários não irão gerar direito de dedução do passivo, já que não houve retenção no faturamento.

18/02/2020

O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou entendimento no sentido de que as exportações indiretas feitas pelo produtor rural via tradings são isentas da cobrança de Funrural.  A decisão abre importante precedente, já que parte do passivo do Funrural pode ser extinto. Orientamos que os produtores busquem junto aos compradores os Memorandos de Exportações dos últimos 5 anos para requerer a impugnação dos débitos, parcelados ou não em Refis.
 
Importante frisar que as contribuições em folha de salários não irão gerar direito de dedução do passivo, já que não houve retenção no faturamento.
 
Por fim, a Aprosoja orienta o produtor associado a requerer, não só os memorandos de exportação dos últimos 5 anos, mas também àquele que continuar contribuindo através do faturamento, os memorandos das exportações indiretas que ocorrerem de agora em diante.
 
De acordo com o Convênio CONFAZ nº 84/2009, § 1º da cláusula quarta, até o último dia do mês seguinte ao embarque da mercadoria para o exterior, o estabelecimento exportador deverá encaminhar ao produtor o Memorando de Exportação. Exija o cumprimento desta norma!

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA
Continue lendo

Agro News

ETANOL/CEPEA: Demanda é menor, mas preços se elevam

Publicado

Cepea, 18/02/2020 – Mesmo com a aproximação do carnaval, a demanda por etanol se reduziu na semana passada frente à anterior. Com isso, o volume de etanol hidratado negociado e captado pelo Cepea recuou 29,5% entre 10 e 14 de fevereiro no mesmo comparativo. Boa parte dos compradores está relativamente abastecida com o produto adquirido anteriormente ou de outros estados da região Centro-Sul. Apesar disso, pesquisas do Cepea apontam que os preços dos etanóis subiram na semana passada no mercado paulista, devido ao posicionamento firme das usinas. Entre 10 e 14 de fevereiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou a R$ 2,1203/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), alta de 0,61% em relação ao da semana anterior. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ do anidro foi de R$ 2,2777/litro (sem PIS/Cofins), aumento de 1,06% no mesmo comparativo. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: Diárias de Mercado
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana