conecte-se conosco


Internacional

Cientistas resolvem mistério da Nebulosa de Anel Azul

Publicado


Em 2004, cientistas da agência espacial norte-americana (Nasa, na sigla em inglês) que trabalhavam com a Galex (Galaxy Evolution Explorer) – uma sonda espacial com telescópio ultravioleta cujo objetivo era medir a luz oriunda da formação de estrelas no universo desde o Big Bang – se depararam com um estranho fenômeno: uma bolha de gás que parecia ter uma estrela ao centro. Pelos registros da Galex, a bolha de gás parecia ser azul, apesar de não ser visível aos olhos humanos. Após análises detalhadas, descobriu-se a existência de dois anéis de luz no centro do astro, algo que fugia à compreensão na época.

Chamada de Nebulosa de Anel Azul, a estrutura espacial foi estudada nos últimos 16 anos, com múltiplos telescópios a partir da Terra. Mas nenhuma explicação plausível sobre a origem dos anéis ou a razão do fenômeno foi proposta.

Neste ano, um grupo de cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, finalmente foi capaz de resolver o mistério da nebulosa.

“Estávamos observando uma noite com um espectrógrafo (aparelho que analisa o comprimento de ondas de luz por meio de imagens) que havíamos acabado de construir, quando recebemos a mensagem de colegas que estavam estudando um objeto peculiar, composto de uma nebulosa gasosa em expansão rápida a partir de uma estrela central”, afirmou Guomundur Stefansson, cientista coautor do artigo científico sobre a descoberta.”Como ele se formou? Quais são as propriedades da estrela no centro? Ficamos empolgados para resolver o mistério”, afirmou.

Segundo a pesquisa, a Nebulosa de Anel Azul é uma fusão de um sistema binário (composto por apenas duas estrelas) onde um sol, de massa maior, atraiu uma estrela de massa menor para o seu interior após tornar-se um super gigante. Os anéis azuis característicos seriam o material de formação da estrela menor, sendo expelido em formato de cone, em direções opostas ao centro gravitacional, para o espaço. A força da fusão faz com que as duas extremidades dos cones flutuem ao redor do objeto central.

Veja a simulação por computador:

Embora as relíquias da fusão de sistemas binários já tenham sido observadas antes, a Nebulosa de Anéis Azuis é rara, já que esses fenômenos nunca tenham sido vistos tão claramente”, afirma Keri Hoadley, cuja tese de pós-doutorado em Princeton é a base da descoberta.

Todos os fenômenos similares observados estavam envoltos em nuvens de poeira estelar opaca, o que obstruía a visão das propriedades do corpo celeste central desse tipo de fenômeno. A Nebulosa de Anel Azul é o único objeto conhecido que permitiu uma visão direta do núcleo e nos deu pistas sobre o processo de fusão”, complementou.

O artigo sobre a descoberta astronômica da fusão da Nebulosa de Anel Azul pode ser lido na íntegra aqui.

Edição: Graça Adjuto

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional

Putin diz estar pronto para trabalhar com qualquer líder dos EUA

Publicado


source
Putin
Reprodução/Twitter/KremlinRussia_E

Presidente da Rússia, Vladimir Putin

O presidente da Rússia , Vladimir Putin , disse estar pronto para trabalhar com qualquer líder dos Estados Unidos e que vai parabenizar qualquer um que se comprove vencedor das eleições presidenciais . Putin ainda é um dos poucos governantes que não se manifestou sobre a vitória do presidente eleito Joe Biden . As informações são da Veja .

O atual presidente, Donald Trump , ainda contesta a vitória do democrata, inclusive por ações judiciais. O silêncio de Putin até o momento contrasta com o cenário de 2016, segundo as informações do portal. Quando Trump venceu as eleições presidenciais, o presidente russo demorou apenas algumas horas para parabenizá-lo.

“Trabalharemos com qualquer pessoa que tenha a confiança do povo americano”, afirmou Putin, em um comunicado à TV estatal russa. Ele disse ainda que o vencedor deve ser reconhecido pelo partido adversário, caso contrário, o resultado final da eleição deve ser confirmado de forma legítima e legal pelos tribunais, afirmou.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Equipe de transição anuncia mulher e latino para cargos no governo de Biden

Publicado


source
Geórgia confirma vitória de Joe Biden e não detecta fraude
O Antagonista

Geórgia confirma vitória de Joe Biden e não detecta fraude

Eleito 47º presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden  e sua equipe de transição anunciaram nesta segunda-feira (23) membros do governo que trabalharão nas áreas de inteligência e de segurança interna do país.

Para o cargo de secretário do Departamento de Segurança Interna (DHS), foi escolhido  Alejandro Mayorkas , nascido em Havana, capital de Cuba. Será a primeira vez na história em que um imigrante latino chefiará a pasta.

A escolha de Mayorkas representa uma grande mudança em comparação ao governo Trump, que usou o departamento para tentar construir o muro entre a fronteira EUA e méxico e criou regras controversas em relação a deportação de imigrantes.

Avril Haines , que já trabalhou na CIA e como conselheira de segurança no governo de Barack Obama , será a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de Inteligência Nacional.

Já para o Conselho Nacional de Segurança, na posição de enviado especial da presidência para o clima, Biden escalou John Kerry , ex-secretário de estado do governo Obama.

Kerry defende que o país volte ao Acordo de Paris , o mais importante tratado mundial de combate ao aquecimento global, no qual os Estados Unidos se retirou durante o governo do republicano Donald Trump.




Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana