conecte-se conosco


Internacional

China autoriza importação de gordura de porco do Brasil

Publicado

O governo chinês autorizou a exportação de gordura comestível de carne de porco do Brasil, disse hoje (5) o presidente da República, Jair Bolsonaro, em sua conta no Twitter.

“Para suprir uma lacuna de demanda deixada pela peste suína, o governo chinês autorizou exportadores de carne de porco do Brasil a embarcar também a gordura comestível do animal. A medida atende a um pedido feito pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)”, escreveu o presidente.

Bolsonaro acrescentou que, segundo a entidade, o subproduto tem valor de mercado superior ao das carnes tradicionais. “Até o fim de 2019, a China pode ter um déficit de oferta de 1 milhão a 2 milhões de toneladas no processamento de suínos. Podemos avançar muito neste setor”, destacou.

Visita à Ásia

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o surto de peste suína africana atacando os rebanhos chineses, o Brasil quer ampliar o fornecimento de carnes para a China, que é a maior produtora e consumidora da proteína suína no mundo.

O ministério estima que o país asiático perdeu cerca de 30% de rebanho de suínos em decorrência da doença.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o secretário de Comércio e Relações Internacionais, embaixador Orlando Leite Ribeiro, falam sobre a viagem de uma comitiva do ministério a quatro países asiáticos.

Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina – Arquivo/Agência Brasil

A partir de amanhã (6), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, junto com comitiva, inicia viagem de 16 dias por quatro países do continente asiático – Japão, China, Vietnã e Indonésia.

Segundo o ministério, o Brasil tem 79 plantas de frigoríficos com possibilidade de serem habilitadas para exportar para a China. Em visita no ano passado, técnicos chineses vistoriaram 11 frigoríficos. Desses, um foi reprovado e dez tiveram de fornecer informações adicionais. Agora, os chineses solicitaram ao Brasil a lista dos estabelecimentos autorizados a vender para a União Europeia, que totalizam 33.

Além dessa lista, a comitiva brasileira levará dados sobre estabelecimentos inspecionados, mas que não são habilitados para a União Europeia; lista de produtores de suínos habilitados para outros mercados exigentes como Estados Unidos e Japão e produtores de bovinos, aves e asininos habilitados para outros mercados exigentes com exceção da União Europeia.

Japão

Durante a viagem à Ásia, a ministra vai discutir também com as autoridades japonesas a abertura de mercado para material genético, abacate, estabilizantes, extrato de carne e carnes bovinas. Na China, também haverá debate sobre exportação de produtos de organismos geneticamente modificados, suco de laranja, novas tecnologias, melão, status sanitário de produtos brasileiros e empresas de lácteos.

Na visita, a ministra participará do Encontro de Ministros da Agricultura do G20, que ocorrerá em Niigata (Japão) no dia 11 de maio, e terá reuniões com autoridades de outros países, além da Ásia.

Com o vice-ministro da Agricultura da Rússia, por exemplo, Tereza Cristina pretende tratar de soja, pescado, farinhas e trigo.

No Vietnã e na Indonésia, a ideia é abrir para a venda de bovinos vivos, farinha e melão.

Cerca de 100 empresários, parlamentares e representantes de associações produtoras integram a comitiva.

Os custos da viagem serão arcados por cada integrante, informou o ministério.

Edição: Fernando Fraga
publicidade
3 Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional

Conselho eleitoral proclama Guillermo Lasso como presidente do Equador

Publicado


source
 Conselho eleitoral proclama Guillermo Lasso como presidente do Equador
Reprodução/Wikimedia Commons

Conselho eleitoral proclama Guillermo Lasso como presidente do Equador

O Conselho Nacional Eleitoral (CSN) do  Equador proclamou, por unanimidade, a vitória de Guillermo Lasso como novo presidente do Equador. O candidato de direita venceu o segundo turno das eleições por uma margem de 4,72% de diferença.

Diana Atamaint, titular do órgão eleitoral federal, reconheceu o resultado das eleições e desejou sucesso ao novo presidente. Confira a publicação:


Lasso é o principal líder do movimento Criando Oportunidades (Creo) e obteve 4,7 milhões de votos (52,36%). Seu adversário na disputa, o economista de esquerda Andrés Arauz, angariou 4,2 milhões de votos dos eleitores aptos a votarem (47,64%).

Com isso, o secretário do CNE, Santiago Vallejo, realizou uma audiência pública e anunciou que, “com cinco votos ( unanimidade ) a favor, aprova-se o relatório dos resultados finais e se proclama os resultados numéricos totalizados”.

Guillermo Lasso irá suceder Lenín Moreno, ex-vice presidente do país entre 2007 e 2013. Seu mandato será de quatro anos e irá terminar em 24 de maio de 2025.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Trens descarrilam e causam a morte de 11 pessoas no Egito

Publicado


source
 Trens descarrilam e causam a morte de 11 pessoas no Egito
Reprodução

Trens descarrilam e causam a morte de 11 pessoas no Egito

A província de Qaliubia, localizada no norte de Cairo, no Egito , foi palco de um trágico acidente de trem neste domingo (18). Oito vagões descarrilaram e causaram a morte de 11 pessoas.

Cerca de 55 ambulâncias ajudaram no processo de socorro as vítimas, que foram encaminhadas a três hospitais da região. Ainda não se sabe o que causou o descarrilamento do trem.

De acordo com informações da polícia local, o engenheiro responsável pela locomotiva, seu assistente e outras pessoas que estavam envolvidas na operação ferroviária foram presas .


Acidentes com trens ocorrem com regularidade no país devido ao péssimo estado da infraestrutura local e a falta de manutenção. No último mês, uma colisão entre trens resultou na morte de 32 pessoas em Sohag, sul do Egito. Outras 66 pessoas ficaram feridas.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana