conecte-se conosco


Internacional

Chanceleres de países do G7 estão reunidos na França

Publicado

Coreia do Norte, Irã e segurança cibernética são os principais temas a serem discutidos na reunião de dois dias do G7 (o grupo dos sete países mais ricos), que teve início nessa sexta-feira (5) no balneário de Dinard, banhado pelo Oceano Atlântico.

O chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, disse que a reunião será uma oportunidade especial para responder a preocupações das pessoas sobre a paz e a segurança global.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, não participa do evento,sendo representado pelo seu vice, John J. Sullivan. Não se sabe o motivo da ausência de Pompeo. Observadores afirmam que o fato reflete a intenção da administração Trump de menosprezar a importância do encontro do G7.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Kono, deve abordar, como principal tema, a iniciativa chinesa denominada “Cinturão e Rota”. Ele espera confirmar a cooperação com outros integrantes do G7 para lidar com atividades marítimas da China, assim como suas práticas envolvendo direitos de propriedade intelectual.

Kono espera também reafirmar a importância de manter a pressão sobre a Coreia do Norte para a desnuclearização do país. Ele pedirá o apoio do G7 para resolver, o quanto antes, a questão dos sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte.

*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)

Edição: Graça Adjuto
publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Internacional

Naufrágio: 22 migrantes do Mali morreram na costa da Líbia

Publicado

ONU afirma que pelo menos 22 imigrantes morreram em naufrágio
Reprodução/Twitter (@MSF_Sea) 29.6.2022

ONU afirma que pelo menos 22 imigrantes morreram em naufrágio

Pelo menos 22 migrantes, todos provenientes do Mali, morreram, nesta terça-feira (5), em um naufrágio na costa da Líbia, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU).

A informação foi confirmada com base nas declarações de sobreviventes, que falaram de mortos afogados e por desidratação.


Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), entidade que faz parte da ONU, a embarcação de borracha permaneceu à deriva no mar por 9 dias, até a Guarda Costeira da Líbia conseguir resgatar os 61 sobreviventes e levá-los de volta ao continente.

A rota migratória do Mediterrâneo Central, entre Líbia e Tunísia, no norte da África, e Itália e Malta, no sul da Europa, é considerada a mais mortal do mundo pela OIM e vem registrando um aumento nas travessias.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

EUA: sobe para 7 o número de mortos em ataque em Illinois

Publicado

Tiroteio em Illinois nesta tarde de 4 de julho de 2022
Reprodução: Redes Sociais

Tiroteio em Illinois nesta tarde de 4 de julho de 2022

O número de mortos no  tiroteio durante o desfile de 4 de julho na cidade de Highland Park, em Illinois, subiu para sete nesta terça-feira (5) após uma pessoa que estava hospitalizada não resistir aos ferimentos, informou a NBC Chicago.

O atirador identificado como Robert E. Crimo, um jovem branco de 22 anos, foi detido após se recusar a parar em uma blitz e depois de ser perseguido por cerca de oito horas. Ao todo, ele deixou 23 feridos na última segunda-feira (4).

De acordo com as autoridades americanas, o ataque ao desfile nos arredores de Chicago estava planejado “há semanas”.

Em entrevista coletiva, a polícia disse que o assassino se misturou com a multidão vestindo roupas femininas depois de atirar de um telhado.

Segundo os relatos, ele tinha dois rifles, um usado para atirar contra a multidão e outro que foi encontrado no carro em que havia fugido. Os agentes também explicaram que mais de 70 tiros foram disparados.


“No momento não há motivo para o massacre”, disse a polícia local, explicando que as vítimas do ataque têm entre 8 e 85 anos.

Hoje, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não está planejando uma viagem a Highland Park no momento.

No entanto, ela especificou que a vice-presidente americana, Kamala Harris, estará em Chicago para um compromisso agendado, mas “certamente falará sobre os eventos horríveis” que ocorreram em Illinois.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana