conecte-se conosco


Mato Grosso

CGE emite boletins semanais de demandas envolvendo o coronavírus

Publicado


.

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência, passou a emitir ao Gabinete de Situação, criado para o monitoramento e a adoção de medidas de enfrentamento do coronavírus, boletins semanais sobre as manifestações realizadas pela população na Rede de Ouvidorias do Estado envolvendo a pandemia.

De 15 de março a 06 de abril de 2020, a Ouvidoria recebeu 137 demandas relacionadas ao coronavírus, sendo 38% solicitações (andamentos de processos e esclarecimentos de dúvidas sobre como acessar serviços públicos), 31% denúncias, 19% reclamações, 8% sugestões, 3% pedido de informação e 2% elogios.

As manifestações não se restringiram a questões de competência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mas também da Casa Civil, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da própria CGE, da Defesa do Consumidor (Procon) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por exemplo.

Entre as questões estiveram dúvidas sobre habilitação de trânsito, trabalho e emprego, vigilância epidemiológica, contratação de profissionais para a área de saúde, suspensão das aulas nas escolas estaduais e publicação dos decretos e medidas relacionados à pandemia.

Os boletins começaram a ser gerados dia 15 de março, a partir do agravamento da pandemia no mundo, da ocorrência da primeira morte provocada pelo novo vírus no Brasil e da confirmação do primeiro caso de coronavírus em Mato Grosso, para subsidiar o Gabinete de Situação na tomada de decisões estratégias de combate à doença.

Além disso, os relatórios semanais objetivam facilitar o monitoramento pela CGE das providências e respostas dos órgãos estaduais, por meio das Ouvidorias Setoriais, aos demandantes. “Temos orientado as Ouvidorias Setoriais a dar prioridade de atendimento às manifestações relacionadas às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública do coronavírus, conforme preceitua o artigo 6º-B da Lei Federal nº 13.979, de 2020”, destaca o secretário-adjunto de Ouvidoria Geral e Inteligência da CGE, Vilson Nery.

Quer dizer que, além da Central de Atendimento COVID-19, disponibilizada pela SES por meio do número 0800 647 1223, a população tem à disposição os canais de Ouvidoria para dúvidas, denúncias e reclamações acerca de questões de qualquer área do Poder Executivo Estadual neste período de pandemia. 

Funciona assim: após receber a mensagem do cidadão, a CGE faz a triagem e encaminha para a Ouvidoria Setorial do órgão com atribuição relacionada à manifestação.

Os canais são os seguintes: registro pelo whatsapp (65) 98476-6548 e pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos e das entidades estaduais).

Gabinete de Situação

Sob a coordenação do governador Mauro Mendes, o Gabinete de Situação é composto pelos titulares das seguintes instituições: Casa Civil, Saúde, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Seduc e CGE. Foi criado pelo Decreto Estadual nº 407/2020 e alterado pelo Decreto Estadual nº 426/2020.

Fonte: GOV MT

publicidade
1 comentário

1 comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Centro de Triagem chega a 100 mil atendimentos e passa a utilizar teste mais eficaz

Publicado


O Centro de Triagem da Covid-19, que funciona no complexo da Arena Pantanal, superou a marca de 100 mil pessoas atendidas em seis meses de funcionamento. Com o objetivo de aprimorar o protocolo de atendimento, a unidade de triagem passará a utilizar um teste de detecção do coronavírus mais moderno e eficaz.

O teste a ser incorporado ao protocolo de triagem é o de pesquisa de antígeno que, assim como um teste rápido, acusa o resultado em 15 minutos. Contudo, essa nova modalidade é considerada mais efetiva pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19.

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (26.01), o governador Mauro Mendes enfatizou que a testagem via antígeno é mais assertiva na detecção do vírus. “Vamos melhorar muito a nossa eficiência com esse novo tipo de teste. Era teste rápido e agora é teste de diagnóstico, com antígeno, dentro do mesmo tempo de 15 minutos que o anterior. Será mais fácil de diagnosticar quem está ou não com a Covid-19 e, assim, fazer o devido encaminhamento”, explicou.

Já o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, frisou a qualidade do novo teste. “Surgiu esse novo teste de alta qualidade e com uma assertividade muito maior. Por meio dele, diminuiremos a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos”.

O gestor ainda explica que, ao invés da análise do sangue, o novo teste faz a análise da secreção nasal. “Essa secreção é extraída com o swab e colocada numa solução de soro, para que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos sai o resultado”.

De acordo com a coordenação do Centro de Triagem, a previsão é de que o teste da pesquisa de antígeno seja disponibilizado ainda nesta semana pela unidade.

“Estamos trabalhando na adequação da estrutura do Centro de Triagem para atendermos às especificidades deste novo teste. O objetivo é manter a celeridade dos atendimentos, sem que haja o comprometimento da qualidade e da segurança dos trabalhadores”, esclareceu a secretária adjunta de gestão hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes.

Atendimentos

Aberto ao público desde o dia 22 de julho, o Centro de Triagem da Covid-19 completou seis meses de funcionamento em janeiro de 2021. A unidade de testagem tem auxiliado a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no enfrentamento à pandemia, por meio do tratamento precoce da doença. 

Os dados mais recentes mostram que, de 22 de julho de 2020 a 25 de janeiro de 2021, 100.378 pessoas foram atendidas na unidade. Deste total, 16.066 testaram positivo para o novo coronavírus, 55.033 tiveram o resultado negativo e 29.279 apresentaram quadro suspeito da Covid-19. Neste mesmo período, foram realizadas 7.556 tomografias, exame de avaliação dos pulmões que auxilia no diagnóstico e tratamento da doença.

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou que apresentaram a suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 45.345 medicamentos. Os remédios só são fornecidos após realização de consulta e emissão de receita médica.

Diariamente, o Centro de Triagem da Covid-19 distribui 500 senhas virtuais e 400 senhas presenciais – sendo 900 no total.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Governador: “O Centro de Triagem é um sucesso que ajuda a salvar milhares de vidas”

Publicado


O governador Mauro Mendes afirmou que o Centro de Triagem Covid-19, instalado há seis meses na Arena Pantanal, em Cuiabá, “é um sucesso que ajuda a salvar centenas, milhares de vidas”.

A unidade completou a marca de 100 mil pessoas atendidas desde a sua inauguração e passa a substituir os testes rápidos pelos testes com pesquisa de antígeno, que são mais eficazes. O local fornece serviços de atendimento inicial a casos de covid-19, como forma de ajudar na atenção básica da Baixada Cuiabana, cuja responsabilidade objetiva é das prefeituras.

No Centro de Triagem, os usuários dispõem de serviços completos: testagem, atendimento médico, tomografia e até o encaminhamento a unidades de referência em casos mais graves.

“O atendimento no Centro de Triagem tem altíssimo nível de satisfação. É muito gratificante que possamos agora melhorar ainda mais esse serviço. É um sucesso que ajuda a salvar centenas, milhares de vidas que precocemente receberam diagnóstico e o devido encaminhamento pelos nossos profissionais de Saúde”, afirmou o governador.

Mauro Mendes afirmou que a nova modalidade de testagem também vai diminuir a incidência de casos suspeitos, uma vez que a testagem via pesquisa de antígeno é mais assertiva na detecção do vírus.

“Vamos melhorar muito a nossa eficiência com esse novo tipo de teste. Era teste rápido e agora é teste de diagnóstico, com antígeno, que será aplicado a partir de agora. Será mais fácil de diagnosticar quem está ou não com a covid-19 e, assim, fazer o devido encaminhamento”, explicou.

O governador agradeceu o empenho de todos os profissionais que têm prestado serviços no Centro de Triagem e adiantou que todos serão devidamente imunizados com a vacina. Também adiantou que novas UTIs estão sendo montadas pelo Estado e outras articuladas junto aos municípios para enfrentar a pandemia.

“Parabenizo toda a equipe e todos aqueles que trabalham aqui. Estaremos imunizando 100% dos profissionais de saúde do Centro de Triagem. Lamentavelmente não temos vacina para todo mundo na Saúde, então estamos priorizando as unidades que estão à frente no combate à Covid-19. Nas próximas semanas também devemos abrir mais novas UTIs. Pelo menos mais 50, direto pelo Estado, e mais 25 unidades que estão sendo trabalhadas junto às prefeituras”, relatou.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana