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Mato Grosso

CGE apresenta metodologia de atuação ao controle interno do Ceará

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Auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) detalharam, na sexta-feira (14.11), por videoconferência, a auditores da Controladoria Geral do Ceará (CGE-CE), a metodologia dos trabalhos de controle preventivo e auditoria na aplicação dos recursos públicos no âmbito do Governo de Mato Grosso.

O material sobre o planejamento e a execução dos trabalhos da CGE-MT já haviam sido repassados por meio eletrônico no mês de setembro. Após a análise, a CGE-CE solicitou à CGE-MT uma reunião por videoconferência para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre a metodologia utilizada para selecionar os objetos de atuação e o Plano Anual de Auditoria e Controle.

O interesse em conhecer a forma de atuação da CGE-MT partiu do próprio órgão de controle interno do Ceará, com base em notícias divulgadas na mídia, na publicação dos produtos no site da Controladoria de Mato Grosso e em trocas de informação no âmbito do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A coordenadora de Auditoria Interna da CGE-CE, Ana Luiza Felinto Cruz, destacou que a ideia é que as informações e o material compartilhados sirvam de inspiração para o aperfeiçoamento das atividades da CGE-CE, ressalvadas as devidas necessidades e particularidades da Controladoria nordestina.

“Estamos pesquisando metodologias de planejamento de auditoria para servir de modelo para a CGE-CE, tendo em vista a reestruturação administrativa pela qual o órgão passou recentemente. Nessa pesquisa, a metodologia usada pela CGE-MT se destacou pelo grau de maturidade do trabalho desenvolvido”, comentou Ana Luiza.

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O plano de atividades da CGE-MT prioriza a atuação preventiva e orientativa, em atendimento aos padrões internacionais de controle interno e às metas do planejamento estratégico da Controladoria de Mato Grosso.

Mais do que detectar problemas, a ideia é identificar as causas das distorções, apresentar sugestões de melhoria dos controles existentes e monitorar o cumprimento das providências corretivas.

“Nossa diretriz estratégica é minimizar o esforço para detectar os problemas e priorizar a identificação de causas e riscos, bem como priorizar a busca por soluções para a melhoria da gestão pública”, destacou o secretário adjunto de Controle Preventivo e Auditoria da CGE-MT, José Alves Pereira Filho.

A seleção dos órgãos e das atividades objetos de avaliações de controle interno e de auditoria leva em conta o índice de significância estabelecido com base na conjugação dos critérios de relevância social, valor financeiro, risco e oportunidade.

“Como os recursos públicos são limitados, precisamos direcionar o trabalho de auditoria e controle aos alvos certos”, salientou o superintendente de Controle em Gestão Sistêmica da CGE-MT, Paulo Farias.

Para o secretário-controlador geral de Mato Grosso, Emerson Hideki Hayashida, a cooperação entre os órgãos de controle é essencial à maximização dos resultados, principalmente para evitar desperdícios, desvios e má gestão de recursos públicos.

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“Cada órgão de controle tem sua potencialidade. Se juntarmos todas elas, formaremos um todo muito mais forte contra o erro, a falha e a fraude no serviço público. Precisamos unir forças para dar um melhor resultado à população, ou seja, contribuir de forma mais efetiva para a melhoria da prestação dos serviços públicos”, disse Hideki.

O secretário Executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral da CGE-CE, Marconi Lemos, finalizou a reunião agradecendo a disponibilidade da CGE-MT em compartilhar a metodologia de atuação. “Passamos por uma reestruturação recente, estamos com áreas novas, equipes novas, com disposição de encarar os novos desafios. Essa troca de informação foi importante para nós, pois estamos com perspectivas de que podemos realizar bons trabalhos”, encerrou.

Além da CGE-CE, a CGE-MT já compartilhou sua metodologia de atuação com os órgãos de controle interno dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e dos municípios de Niterói (RJ) e Rio Branco (AC).

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Três alunas chegam ao topo da classificação geral do ensino médio em Escola Militar

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Heloíse, Novack e Dayelle conquistaram as melhores notas na classificação geral do Ensino Médio da Escola Militar Tiradentes de Cuiabá. Ás vésperas da formatura, as três jovens se destacam não apenas pela pontuação, mas pela dedicação aos estudos e a forte representativa feminina no ranking de melhores alunas da instituição.

Do bairro Despraiado, Heloíse Bastos, de 18 anos, entrou na escolar militar por meio de processo seletivo há seis anos. A aluna 01 do ensino médio, alcançou a primeira colação com 9,33 pontos. Depois da formatura, Heloíse vai usufruir das férias, e em seguida volta aos estudos para entrar na faculdade de Engenharia da Computação.

“Entrei na Escola Militar no 7º ano, aprendi a ter uma rotina de estudo, abri mão de alguns lazeres para estudar. Fui me adaptando o sistema avaliativo da escola, não imaginava conquistar a primeira colocação e ainda mais dividir esse ranking com mais duas mulheres. É muito bom saber que estamos conquistando espaços de representatividade e empoderamento feminino”, diz orgulhosa Heloíse. 

Natalia Novack, de 17 anos reside no bairro Morada do Ouro e, para ela, estudar na escola militar é a realização de um sonho. Após a formatura, ela continuará firme nos estudos para conquistar uma vaga no curso de Medicina.  A estudante relembra que para alcançar as boas notas se apegou a uma rotina de estudos.

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“Sempre gostei de ter boas notas, quando cheguei ao ensino médio tive que pegar mais pesado nos estudos. É muito bom ver nossa evolução na escola. O topo dessa colocação ao longo do ano estava sendo ocupado por meninas, então nos dedicamos muito para vencer esse desafio, não contra os outros, mas de algo com a gente mesmo, de saber que se nos dedicássemos íamos encerrar o ano nessa classificação”, explica Novack.

Do bairro CPA, Dayelle Barros, de 18 anos, ingressou na escola no 1º ano, ela conta que o seu bom desempenho e de suas colegas é o reflexo da qualificação dos professores da instituição. A estudante que pretende cursar Direito conta que o ensino militar contribui na formação de grandes cidadãos.

“Um dia li um livro que diz que por trás de toda pessoa excepcional, existe grandes professores excepcionais, é assim que vejo essa instituição que tanto colabora com a minha formação. Os professores nos inspiram a cada aula”, ressalta a Dayelle. 

As três jovens destacam que a escola militar ajuda a sociedade a construir cidadãos líderes e autoconfiantes. Depois da solenidade de formatura, as três iniciam um novo ciclo de vida com mais estudos só que agora voltados para vestibulares e Enem. Ao deixarem a escola militar, elas concordam que carregam para toda a vida os princípios ensinados pela instituição. Heloíse diz que aprendeu a ser uma pessoa autoconfiante.

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“Nós aprendemos a nos tornarmos líderes, é muito fácil falar por trás de uma tela de celular, mas se comunicar com respeito e autoconfiança é algo que aprendemos ao cuidar de um pelotão na escola, zelar pelo nosso uniforme e principalmente respeitar todas as pessoas”, explica a estudante.

Há dez anos, a mulheres lideram a classificação geral do ensino médio da Escola Tirandentes de Cuiabá. Para a diretora da insituição, tenente-coronel Evandra Caroline Taques, é gratificante ver as mulheres se empenhando e se dedicando.

Na próxima segunda-feira (16.12), a Escola Estadual Tiradentes de Cuiabá realizará no pátio do Comando Geral da Polícia Militar, a tradicional solenidade de formatura de 235 estudantes da instituição com troca de fiel dos alunos formandos do 9º ano, que ingressarão no nível médio e a colação de grau do 3º ano.

Diretora da Escola Militar Tiradentes, tenente-coronel Evandra destaca a dedicação aos estudos das jovens

Fonte: GOV MT
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Mato Grosso

Alunos indígenas mostram resultado de pesquisa sobre a própria etnia

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Alunos das salas anexas da aldeia Afukuri, da etnia Kuikuro, localizada no município de Gaúcha do Norte (a 595 quilômetros ao Norte da Capital) encerraram o 1º Seminário de Conhecimento Cultural Afukuri nesta terça-feira (10.12), no centro da aldeia, que parou para as festividades do evento.

Os alunos apresentaram danças com cantos tradicionais, atrações valorizadas pela comunidade indígena e, principalmente, pelos mais velhos. Entre os destaques, um trabalho sobre a festa com a tinta tradicional de urucum e a canoa de jatobá.

Para a produção das pesquisas, os alunos tiveram aulas de informática e, com isso, conseguiram fazer a edição de todo o material que passa a ser armazenado digitalmente.

Segundo o professor não-indígena Douglas Wiliam, o evento mostrou na prática, um trabalho de pesquisa realizado pelos alunos do ensino médio. Desde o primeiro semestre, os alunos do segundo ano e do primeiro ano iniciaram as pesquisas cujo término era para o final do ano letivo. Os professores do ensino fundamental também contribuíram ao fazer pesquisa com os alunos das séries finais.

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“Cada aluno escolheu um tema da cultura da etnia Kuikuro. Fizeram uma busca por algum traço da cultura deles, tudo que fosse relevante, incluindo os animais da região, o que enriqueceu as pesquisas. Foi um ótimo trabalho de resgate da história deles”, observa o professor.

No entendimento do professor, o retorno dos Kuikuro foi positivo em relação à pesquisa, sendo aprovado pelo cacique e pelos mais velhos, pois a busca de informações aproximou os alunos com toda a tribo.

“É um trabalho de conhecimento cultural, realizando suas pesquisas, escrevendo seus projetos. Isso é muito bom para os alunos”, destaca.

Fonte: GOV MT
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