conecte-se conosco


Cuiabá

Central de Regulação tem localização de apenas 30% dos pacientes para cirurgias

Publicado

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde passam por capacitação para ajudar na localização de pacientes [Fotos – Davi Valle]

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação, desenvolveu um novo mecanismo para diminuir a fila de cirurgias eletivas em Cuiabá. A novidade é utilizar as equipes das unidades básicas de saúde para fazer a busca ativa dos pacientes nas respectivas áreas de abrangência.

“A Central de Regulação está trabalhando para encontrar pessoas da fila de espera que têm solicitação de cirurgias eletivas no período de 2015 até junho de 2021, para realizá-las por meio do programa Mais MT Cirurgias. O programa está disponibilizando 11.500 procedimentos cirúrgicos, mas até o momento apenas cerca de 30% dos pacientes foram localizados. Com a grande dificuldade de achar este público, porque ou estão com o telefone ou o endereço desatualizados no sistema, tivemos a ideia de pedir ajuda aos profissionais que estão nas unidades básicas”, comentou Rafaely Metelo, coordenadora da Central de Regulação.

Para colocar a ideia em prática, a Central de Regulação está capacitando os profissionais das unidades, para que eles entendam como funciona o Sistema Nacional de Regulação – SISREG e para que possam tirar as pessoas que não forem encontradas ou que já não precisem mais do procedimento. “Fizemos um treinamento a princípio com os coordenadores das regionais, para eles entenderem como funcionará o processo e agora estamos treinando os coordenadores das unidades. Primeiramente, as equipes das unidades de saúde, que já têm contato com os pacientes de sua área de abrangência, vão tentar entrar em contato com eles, de acordo com a lista que a Regulação disponibilizará. Caso não consigam, os agentes comunitários de saúde (ACS) serão a ponte de apoio deles, porque eles sabem onde os pacientes moram e fica mais fácil para fazer a localização”, explicou o analista de sistemas, Dejair José Pereira Junior, responsável por ministrar os treinamentos.

Os coordenadores de unidades ficarão responsáveis por localizar os pacientes de sua área de abrangência e, caso não localizem ou caso a pessoa não precise mais fazer a cirurgia, o coordenador poderá tirar da fila. “Temos uma portaria que determina que se o paciente não for localizado após 3 tentativas sucessivas, a solicitação dele pode ser cancelada e ele retirado da fila. Dessa maneira poderemos da oportunidade para aqueles que estão na fila aguardando, seguindo a ordem cronológica”, disse Dejair.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, essa nova abordagem será extremamente benéfica para toda a população. “Há anos vemos as filas intermináveis para diversos procedimentos na Central de Regulação e com a pandemia essa fila aumentou mais ainda. Este mecanismo que nossas equipes desenvolveram de fazer a busca ativa dos pacientes utilizando as unidades de saúde vai nos mostrar de forma mais célere quem realmente ainda precisa da cirurgia. Estamos trabalhando com muita seriedade e responsabilidade para conseguirmos oferecer uma saúde de qualidade e de maneira célere para nossa população”, finalizou o gestor.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Diretor-geral da Limpurb vistoria obra na Central Funerária e destaca transformação completa da estrutura

Publicado

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, realizou nesta sexta-feira (1), uma vistoria técnica na obra de reforma geral da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia”. A ação teve como objetivo inspecionar a qualidade dos trabalhos já realizados no local e ainda alinhar os últimos detalhes que devem ser executados para a entrega da estrutura.

Conforme o diretor-geral, a previsão é de que a nova sede seja inaugurada pelo prefeito Emanuel Pinheiro ainda neste mês de julho, visto que a obra está na reta final. Neste momento, as equipes trabalham na conclusão das etapas de climatização do ambiente, jardinagem, construção de vagas para estacionamento, instalação de novos mobiliários, entre outros serviços complementares.

“O que o prefeito Emanuel Pinheiro nos solicitou foi que a antiga estrutura fosse completamente transformada, garantindo mais conforto para a população e aos servidores. Por isso, essas visitas que fazemos periodicamente são importantes. Por meio delas, conseguimos verificar se o que é realizado está de acordo com o nosso projeto e também fazer as adequações necessárias”, explica Júnior Leite.

O projeto de reforma do local foi elaborado pela própria Limpurb e recebeu o investimento aproximado de R$ 330 mil. A obra abrange a execução de serviços como: recuperação da cobertura, calha e rufos; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição de portas e forro; pintura interna e externa; e instalação de uma nova fachada.

“é uma obra que garante uma nova realidade para quem precisa desse espaço em um momento extremamente difícil, que é o da perda de um familiar ou amigo. Ao mesmo tempo, também estendemos esses benefícios para os trabalhadores que atuam no local, inclusive nos fins de semana e feriados, que terão uma melhor condição de exercer suas funções”, pontua o diretor-geral.

A CENTRAL FUNERÁRIA

A sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia” foi inaugurada no ano de 2001 e desde então não passou por nenhuma grande reforma. Durante todo esse período, a estrutura, localizada na Rua Almeida Lara, 269 – Bandeirantes, recebeu apenas as manutenções periódicas e pequenos reparos.

Somando todos os tipos de serviços funerários, o local realiza uma média diária de cerca de 60 atendimentos. A Central funciona durante 24 horas e, além da Prefeitura de Cuiabá, conta ainda com a prestação de serviços feitos por cartórios, pela Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, e também pela administradora do cemitério Parque Bom Jesus.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Confira as vagas de emprego ofertadas pelo Sine Municipal nesta sexta-feira (01)

Publicado

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, o Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando 702 vagas de emprego nesta sexta-feira (01).

As oportunidades são para os cargos de: açougueiro, analista de sistemas, assistente de vendas, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, camareira de hotel, caseiro, contador, corretor de imóveis, eletricista, engenheiro florestal, garçom, lavador de veículos, padeiro, técnico de edificações, vendedor interno, zelador, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato ainda pode fazer o agendamento por meio dos canais de atendimento e se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular.

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana