conecte-se conosco


Tecnologia

Celular ganha destaque entre ferramentas mais usadas no ensino a distância, mostra pesquisa

Publicado


De acordo com a Toluna Insights, mais da metade dos alunos de EAD estudam no smartphones ou no tablet

Para muitos brasileiros, a rotina corrida e sobrecarregada acaba sendo um grande empecilho para começar ou concluir um curso de graduação ou pós-graduação. Mas o avanço tecnológico das plataformas de ensino a distância criam uma oportunidade única para quem deseja estudar, tornando o estudo via celular ou tablet mais fácil  e atraente.

Tendo em vista esse cenário, o ambiente virtual de aprendizagem Canvas encomendou uma pesquisa da Toluna, com 1.000 brasileiros, e mostrou que do total de pessoas que tem planos de fazer um curso de graduação ou pós-graduação, 42,17% fariam se fosse online e/ou 33,7% se fosse semipresencial. A pesquisa foi feita no dia 14 de junho, na plataforma Toluna Insights, com jovens entre 18 e 34 anos em todas as regiões do Brasil.

Os principais motivos para essa escolha são exatamente ligados a flexibilidade de horários e de ferramentas que o ensino a distância oferece ao estudante. Poder estudar a qualquer momento e no seu próprio ritmo (54,31%), e poder estudar em qualquer lugar (21,55%) são as maiores vantagens apontadas pelos entrevistados.

Já em relação às ferramentas utilizadas para estudar em cursos online, a pesquisa mostrou que, apesar do computador ainda ser a ferramenta mais utilizada para cursar estudos a distância (81,25%), o celular (38,58%) tem se destacado cada vez mais entre os estudantes.

A praticidade de poder acessar tarefas, arquivos, módulos e materiais do curso (como vídeos e textos) por meio do aplicativo para smartphone, permite que o aluno possa estudar a qualquer momento do dia e em qualquer lugar. Dessa forma, períodos do dia que seriam desperdiçados, como por exemplo tempo gasto em transporte público, acaba sendo melhor usado e se torna produtivo.

“Uma das principais tendências do ensino a distância é o estudo em dispositivos móveis. Num mercado de trabalho competitivo, há uma necessidade permanente de reciclagem e de acúmulo de novos conhecimentos ou técnicas. Por isso nós, no Canvas, buscamos produzir a melhor navegação e a melhor interface possível para os estudantes que optam por estudar no tablet ou no celular”, explicou o diretor regional do Canvas no Brasil, Bruno Giannini.

Sobre o Canvas

O Canvas é a plataforma de aprendizado mais usada nos Estados Unidos e foi desenvolvido pela Instructure, uma empresa de tecnologia de software como serviço (SaaS) com mais de 20 milhões de usuários e 4.000 clientes em todo o mundo. Por meio de tecnologias abertas e nativas na nuvem, o Canvas permite a fácil integração de conteúdo, ferramentas e serviços que os professores precisam e os alunos desejam. Sendo a plataforma de aprendizado mais fácil de usar, personalizável, adaptável e confiável, o Canvas é adotado mais rápida e intensivamente (e é usado de várias maneiras por um número maior de usuários) do que qualquer outro ambiente de aprendizado virtual (AVA). A plataforma facilita o ensino e a aprendizagem e apoia a educação do século XXI, pensando sempre no futuro. Mais informações sobre o software Canvas em https://www.canvaslms.com/brasil

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Nova tecnologia brasileira descobre o que você sente ao ver o que posta

Publicado


source
tecnologia
Unsplash/Prateek Katyal

Comentários em redes sociais podem indicar sentimentos dos usuários

Não é segredo para ninguém que todos os dados que fornecemos online são capazes de dizerem muito sobre cada um de nós. Agora, nossos comentários em redes sociais podem definir, inclusive, o que estamos sentindo. Uma solução pioneira no Brasil nesse sentido foi lançada pela Squid , empresa de marketing de influência, em parceria com a Got It , startup paranaense de programação neurológica.

A nova tecnologia é capaz de metrificar os sentimentos em comentários e legendas de redes sociais. A inteligência artificial processa automaticamente o textos e os emojis e, a partir disso, consegue dizer o que o usuário estava sentindo quando publicou o conteúdo. De acordo com o CIO da Squid, Fausto Matsuda, a taxa de acerto é de 93%

O que permite a precisão é o fato de a inteligência artificial estar aliada a um sistema de programação neurolinguística . “A união das plataformas permite trazer uma solução exclusiva no mercado, que consiste em utilizar a programação neurolinguística associada à inteligência artificial na análise do texto. O resultado é um relatório da mensagem principal que nos diz se ela é positiva, neutra ou negativa”, explica Fausto. 

As máquinas sabem de tudo

A nova tecnologia dá mais um passo na direção de permitir que os software entendam as necessidades, gostos e, agora, sentimentos, de cada usuário. “Por meio da inteligência artificial, agora é possível ler e interpretar não só a necessidade de cada pessoa, mas seus sentimentos e emoções. Isso torna a tecnologia cada vez mais pessoal e humana. Com base em análises desse nível será possível aperfeiçoar a tecnologia a um nível cada vez mais sensível onde os computadores passam a entender nossos sentimentos”, define o CIO.

O CEO da Got It, Rodrigo Streithorst, explica que esse entendimento só é possível quando a máquina interpreta além dos textos. É por isso que a inteligência artificial analisa também os emojis utilizados na comunicação virtual, que dizem muito a respeito do sentimento dos usuários.

O resultado do conhecimento é…marketing

Assim como todos os dados que fornecemos online , a metrificação dos sentimentos também serão usadas para fins publicitários. Inicialmente, o objetivo da Squid é saber o que o público sente diante de determinadas campanhas ou publicações de influenciadores. “Hoje em dia o engajamento se mede pelas emoções”, afirma Fausto.

Se hoje nossos cliques, observações, publicações, curtidas e demais rastros digitais já influenciam no tipo de anúncio que recebemos, amanhã as tecnologias agirão de forma ainda mais apurada, e o que sentimos vai ser levado em conta para o marketing digital .

“Para as marcas, é um termômetro para compreender o impacto da ação. Como em qualquer área, o marketing de influência deve ser baseado em dados a tecnologia permite ter uma compreensão mais aprofundada sobre as campanhas, fazendo com que elas sejam mais assertivas”, completa o CIO da Squid.

Continue lendo

Tecnologia

Sabadou! Confira os lançamentos da Netflix para ver no final de semana

Publicado


source

Olhar Digital

Netflix
Unsplash/Mollie Sivaram

Veja os lançamentos da semana na Netflix

A Netflix é um dos serviços de streaming de vídeo favoritos do brasileiro, que pode ser utilizada tanto nos celulares quanto nos computadores. Por sua vez, o catálogo da plataforma está sempre sendo atualizado com novos filmes, séries e outros conteúdos em vídeo de diferentes gêneros para que os assinantes do serviço sempre tenham algo que agrade o seu gosto.

Nessa semana, o destaque para séries ficou com o título coreano ” Enfermeira Exorcista “, que mostra uma enfermeira com poderes sobrenaturais e uma espada na luta contra monstros vistos apenas por ela, mas que ameaçam os alunos de uma escola. Na programação infantil quem chamou a atenção foi a animação ” Chico Bon Bon – O Macaquinho Faz-Tudo “, que recebe a sua terceira temporada.

Em relação a filmes, a Netflix também tem boas novidades que entraram em seu catalogo nessa semana, mas a atenção especial fica com o título ” Enola Holmes “. Estrelado por Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things , o filme mostra a história da irmã mais nova de Sherlock Holmes fazendo de tudo para solucionar o caso do desaparecimento de sua mãe.

Séries

  • Enfermeira Exorcista (25/09)
  • Sneakerheads (25/09)
  • Uma Morte em Vermelho (25/09)

Shows e reality-shows

  • Meio Country Meio Hip Hop (25/09)

Filmes

  • Uma Canção para Latasaha (21/09)
  • Lady Bird (22/09)
  • Trama Fantasma (22/09)
  • Enola Holmes (23/09)
  • Verdade ou Desafio (24/09)

Documentários

  • Papa Francisco – Um Homem de Palavra (21/09)
  • Jack Whitehall: Travels with My Father (22/09)
  • Solo Fértil (22/09)
  • The Playbooks: Estratégias para Vencer (22/09)
  • The Chef-Show – 4º temporada (24/09)

Desenhos, animes e programação infantil

  • Chico Bon Bon – O Macaquinho Faz-Tudo (22/09)
  • Mighty Express (22/09)

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana