conecte-se conosco


Nacional

Ceará implementa sistema drive-thru de testes para Covid-19

Publicado


source
cientista monitora teste aplicado de covid-19
Reprodução/Facebook

Além de testar pessoas com sintomas da Covid-19, Secretaria de Saúde quer identificar se curados criaram anticorpos


Para conter a pandemia do novo coronavírus no Ceará, o governo do estado realizará testes da Covid-19 em esquema drive-thrus. Campanha deve ter início ainda neste fim de semana. Testagem também ajudará sistema de saúde a descobrir se pessoas curadas da doença transmitida pelo novo coronavírus criaram anticorpos e estão imunes.

O Secretário de Saúde do estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (mais conhecido como Dr. Cabreto), afirmou que os drive-thrus para assintomáticos ou pessoas saudáveis acontecerá em shoppings, com horário marcado. Está sendo estudada a locação de dois shoppings de Fortaleza.

Para pessoas com sintomas gripais ou suspeitos de Covid-19 acontecerá em hospitais. Um desses pontos é o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

“Começaremos a primeira unidade, provavelmente, neste fim de semana, que será no HGF, onde nós temos um sistema de triagem adequado para facilitar o trabalho nos postos de saúde e com testagem rápida”, explicou o Dr. Cabreto.

Leia também: América do Sul se tornou o novo epicentro da Covid-19, diz OMS

Além de rastrear o novo coronavírus , os testes em massa devem ajudar a saúde a identificar casos de pacientes que tiveram a Covid-19 , mas se recuperaram. O secretário explica que o inquérito sorológico ajuda a diferenciar todos os casos e também a mapear grupos que ainda não foram infectados.

“Estamos fazendo modelagem das amostras para que a gente tenha representação em todos os bairros, inicialmente em Fortaleza . A ideia é começar isso até quarta-feira da semana que vem ou, no máximo, em dez dias”, explicou.

A projeção, segundo Dr. Cabreto, é de que, com a ajuda dos drive-thrus e somando kits disponíveis nas unidades de saúde, seja possível ampliar a quantidade de testes feitos para cem mil por mês. “Isso deve aumentar a capacidade de entendimento das áreas de maior risco de contaminação”, disse.

O Ceará só está atrás de São Paulo quando se trata de número de casos de Covid-19, tendo registrado 34.573 infectados. Na última quinta-feira, 21, o estado nordestino superou o seu próprio número de mortes em 24 horas, registrando 261 óbitos.

Por isso, o governo do estado tem adotado diversas medidas especiais para conter o avanço da pandemia na região. Ao longo desta semana, o estado recebeu insumos em aviões. entre eles, estava respiradores e maquinários que devem ser distribuídos entre as unidades de saúde, segundo o governador Camilo Santana (PT).

A capital do estado, Fortaleza, é uma das localidades brasileiras a aderir ao lockdown para conter a doença e tem sido monitorado rigidamente.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Vídeo mostra policiais agredindo homem no chão durante ação na Cracolândia

Publicado


source
homem apanhando
Twitter/Reprodução

Agressão foi registrada por vídeo

Um vídeo divulgado na manhã desta sexta-feira (25) pelo padre Julio Lancellotti nas redes sociais mostra uma agressão sofrida por um homem deitado no chão durante uma ação policial na Cracolândia, no bairro da Sé , Centro de São Paulo.

Nas imagens, é possível ver o homem no chão sem apresentar resistência quando três policiais o agridem com chutes e com uma arma.

Segundo o religioso, o vídeo foi registrado na quinta-feira (24), mas não há informações oficiais sobre a data das imagens. Ações policiais com bombas de efeito moral foram registradas na quinta, um dia após mandados de prisão e busca e apreensão serem cumpridos no dia anterior na mesma região. Na situação, quatro pessoas foram presas.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo foi procurada pelo portal iG, mas não respondeu até o momento. Veja, abaixo, vídeo das agressões:


Continue lendo

Nacional

Fazendeiros serão indiciados pela PF após provas sobre incêndios no Pantanal

Publicado


source
Pantanal
Agência Brasil

Incêndios no Pantanal em 2020 consumiram o triplo de área que em todo o ano de 2019

Ao menos quatro fazendeiros estão entre os suspeitos da Polícia Federal de ter dado início às queimadas na região da Serra do Amolar, no Pantanal de Mato Grosso do Sul . A questão vai ser analisada pelo Ministério Público Federal (MPF), que pode ou não encaminhar os nomes à Justiça Federal. As informações são da coluna de Amaury Ribeiro Jr, do Uol.

Os peritos da Polícia Federal encontraram vestígios que indicam ação humana nas queimadas por meio de imagens de satélite da Nasa e do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Inpe. A intenção da queimada seria criar área de pastagem .

Trabalhadores das fazendas e moradores da região foram ouvidos pelos investigadores da PF e os relatos reforçam a suspeita sobre os fazendeiros.

Os incêndios teriam começado por volta de 30 de junho e teriam sido sincronizados em quatro propriedades distintas, na região oeste do Rio Paraguai.

Todo o gado havia sido retirado da região dias antes dos incêndios a pedido dos fazendeiros, de acordo com os relatos das testemunhas. 

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana