Conteúdo/ODOC - O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) saiu em defesa do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), após a polêmica envolvendo alunos da Escola Estadual Alice Fontes. O chefe do Executivo municipal foi repreendido pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, que classificou como “infeliz e desnecessária” a postura do prefeito ao expor estudantes nas redes sociais.
Na semana passada, Abilio posou para fotos com um grupo de alunos. Na imagem, alguns adolescentes fizeram o gesto do “L”, em referência ao presidente Lula (PT). Em resposta, o prefeito gravou um vídeo perguntando a uma estudante se ela sabia quanto era “4x4”. Após a negativa, ironizou o episódio chamando de “educação nível todes”.
Em defesa do correligionário, Cattani afirmou que Abilio apenas respondeu a uma provocação e que a situação foi uma brincadeira recíproca. “Os alunos pediram para tirar a foto e trolaram o prefeito. Ele devolveu com outra brincadeira, perguntando se sabiam quanto era 4x4. Apenas uma respondeu na hora. E aí o secretário vem dizer que isso é bullying? Que ele foi infeliz? Não faz sentido”, disse.
O parlamentar aproveitou para cobrar posicionamento de Alan Porto em relação a outros episódios ligados à educação. Citou o caso de uma escola em Cláudia, onde há uma bandeira do MST pintada em uma parede, e um episódio em Alta Floresta, quando um pai reclamou que a filha de 10 anos teria sido exposta a conteúdo de conotação sexual em uma atividade escolar.
“O senhor nunca se pronunciou sobre essas situações, mesmo após vários requerimentos. Mas quando é uma brincadeira do Abilio, o senhor se manifesta. Isso me preocupa muito, secretário”, afirmou Cattani.
Ao final, o deputado reafirmou apoio ao prefeito. “Abilio, continua assim, meu irmão. Quanto mais bate, mais cresce. É desse jeito que vamos defender Deus, pátria, família e liberdade. Você é um herói nessa questão”, concluiu.