conecte-se conosco


Esportes

Catar inaugura estádio com ar-condicionado nos assentos para a Copa do Mundo

Publicado


estádio Al Wakrah
Igor Siqueira

Al Wakrah é o segundo estádio a ser entregue para a Copa do Mundo no Catar

A abertura do estádio Al Wakrah, nesta quinta-feira, na final da Copa do Emir, entre Al-Sadd e Al-Duhail, inaugura uma nova página tecnológica relacionada à preparação para a Copa do Mundo do Catar. A arena tem capacidade para 40 mil pessoas, é a segunda entregue para o Mundial, mas é a primeira na qual o sistema de condicionamento do ar é feito por saídas localizadas sob os assentos.

Famoso pelo design da cobertura, que virou motivo de piada na internet, o Al Wakrah é o primeiro estádio entregue pela organização da Copa que foi feito do zero. Quem o antecedeu na lista de arenas prontas é o Khalifa Stadium, um “vovô” para os padrões do Catar , cuja repaginação terminou em 2017 — reabrindo também para uma final da Copa do Emir — e envolveu uma refrigeração mais “tradicional”. 

Leia também: Final da Copa 2022 no Catar está marcada para cidade que ainda nem existe

Na véspera da partida, Al-Sadd, de Xavi, e Al-Duhail, de Benatia, fizeram o reconhecimento da arena . Internamente, por causa do padrão Fifa , é difícil atribuir uma característica extremamente peculiar. Destacam-se a visão de baixo para cima da famosa cobertura, além do desenho dos assentos.

Leia Também:  Modelo que invadiu final da Champions tentou o mesmo na decisão da Copa América

Estádio Al Wakrah
Igor Siqueira

Estádio Al Wakrah será palco da final da Copa do Emir nesta quinta-feira

Enquanto funcionários faziam os ajustes finais para a partida neste ainda empoeirado estádio, com cheiro de novo, o ar-condicionado estava em ação. A tecnologia aplicada foi desenvolvida por uma equipe chefiada pelo Dr. Saud Abdul-Ghani, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Qatar. No Al Wakrah, foi possível aplicar o método por completo. 

“Como o Khalifa já era um estádio existente, não pudemos implementar toda a tecnologia que queríamos porque estávamos amarrados por estruturas de concreto e falta de espaço livre. Não pudemos, por exemplo, fornecer a refrigeração embaixo dos assentos. Mas usamos bocais que entregaram a exata quantidade de ar frio necessária para as pessoas aproveitarem o jogo confortavelmente”, explicou Abdul-Ghani.

Leia também: Escândalo na Fifa! Catar teria pagado R$ 3,8 bilhões para sediar a Copa 2022

A cobertura do estádio, segundo o engenheiro, forma um mecanismo de defesa contra entrada do ar quente.

“A tecnologia trabalha para manter a bolha de ar frio por quanto tempo for necessário. No Al Wakrah Stadium, estamos usando uma técnica de circulação de ar, o que significa que reutilizamos parte do ar que já foi resfriado. Por isso a tecnologia do Al Wakrah é mais eficiente do que a do Khalifa”, completou Dr. Saud.

Leia Também:  Palmeiras vence o Cruzeiro e abre vantagem na Copa do Brasil Sub-20

Saídas do ar-condicionado sob o assento
Igor Siqueira

Saídas do ar-condicionado sob o assento

Após a Copa do Mundo , a arena será usada pelo time local, que joga a segunda divisão do Qatar, e terá capacidade reduzida pela metade — ficando em 20 mil pessoas, com a retirada do anel superior. Os assentos serão destinados a outros países menos favorecidos financeiramente e que necessitam de contribuição para o desenvolvimento do futebol. 

Ele é o estádio que fica mais ao sul de Doha. A estação de metrô já está funcionando, mas ela fica um pouco distante. Por isso, há um serviço adicional de ônibus para levar os torcedores em um trajeto aproximado de 30 minutos.

Leia também: Copa de 2022 terá lugares específicos para consumo de bebidas alcoólicas

O Comitê Organizador Local não informa os preços dos estádios individualmente. Então, o investimento no Al Wakrah é apenas uma fatia do orçamento total de aproximadamente R$ 25 bilhões destinado a todas as construções de estádios e locais de treinamento para a Copa de 2022 .

Depois do Al Wakrah, o próximo estádio na fila para ficar pronto para a Copa do Catar é o Al Bayt, que fica em Al-Khor, ao norte de Doha.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Esportes

Juiz mineiro autoriza contratação do goleiro Bruno para atuar pelo Operário

Publicado

Com a decisão, o CEOV deverá anunciar a contratação do atleta nas próximas horas [F-Reprodução]

A contratação do goleiro Bruno Fernandes pelo Clube Esportivo Operário Várzea-grandense (CEOV) foi autorizada nesta sexta-feira (17) pelo juiz Tarciso Moreira de Souza, da Vara de Execução em Meio Aberto e Medidas Alternativas da Comarca de Varginha, em Minas Gerais. Com a decisão, o processo será encaminhado pela Justiça de Minas Gerais para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que deve distribuí-lo para a comarca de Execuções Penais de Várzea Grande.

Bruno já tem um acerto financeiro para atuar no Operário e aguardava apenas a liberação da Justiça. Com a decisão, o atleta deverá ser anunciado nas próximas horas como novo contratado do Tricolor Várzea-grandense.

O goleiro foi preso em setembro de 2010 e condenado em março de 2013 pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio, pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho. Ele também havia sido condenado por ocultação de cadáver, mas esta pena foi extinta, porque a Justiça entendeu que o crime prescreveu sem ser julgado em segunda instância. As penas válidas somadas, então, são de 20 anos e 9 meses.

Leia Também:  Confira a agenda do futebol deste sábado pelo Brasil e pelo mundo

Atualmente o goleiro cumpre pena em regime semiaberto domiciliar em Varginha, onde está desde abril de 2017. Ele conseguiu a progressão de pena em 19 de julho após uma decisão da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais do município.

Continue lendo

Esportes

Presidente espera que Jesualdo utilize a base no Santos no Paulistão

Publicado

Jesualdo Ferreira e José Carlos Peres em apresentação do novo técnico do Santos

Lance! – O presidente do Santos, José Carlos Peres, confia que o novo técnico Jesualdo Ferreira possa dar espaço para os atletas das categorias de base do clube nos jogos do Campeonato Paulista. No programa Esporte por Esporte, o mandatário santista também deixou claro que o comandante português quer trabalhar com 21 jogadores mais três goleiros.

Estamos diminuindo elenco, ele (Jesualdo) quer trabalhar com 21 jogadores. Sampaoli era entre 26 e 30. É uma grande oportunidade de contar com a base também. Temos cinco ou seis para ele utilizar no Campeonato Paulista. Falamos de tempo para se ele se adaptar, não é fácil. Ele foi campeão em três continentes e pode ser no quarto – comentou o mandatário santista. No momento, Jesualdo também tem no plantel o meia Cueva e o atacante Derlis González são os atletas ‘negociáveis’ da diretoria santista. Além disso, o zagueiro Lucas Veríssimo manifesta interesse de clubes italianos, mas o Peixe não recebeu proposta concreta por ele nas últimas duas semanas.

Leia Também:  Jogo da quarta divisão de SP tem público maior que a Copa América

O Santos tem mais uma semana de pré-temporada até a estreia do Campeonato Paulista contra o Bragantino, no próximo dia 23, às 19h15, na Vila Belmiro.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana