Conteúdo/ODOC - Ex-vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT), primeira suplente de deputada estadual do partido, assumiu a vaga do deputado Valdir Barranco (PT), nesta quarta-feira (13).
A posse da ex-vereadora cassada pela Câmara de Vereadores de Cuiabá faz parte do rodízio interno estabelecido pelo PT para que os cinco suplentes de deputado estadual da tenham a oportunidade de assumir mandato parlamentar.
Primeira suplente da PT, com 16.488 votos, Edna Sampaio vai ocupar a vaga até outubro. Ela assumiu a cadeira com a licença de Valdir Barranco e, em setembro, assume a cadeira do deputado Lúdio Cabral.
À imprensa, a nova parlamentar prometeu intensificar o combate ao feminicídio, crime que atinge de forma desproporcional mulheres negras — grupo que representa cerca de 60% das vítimas em Mato Grosso. “Chego de cabeça erguida, como uma boa cuiabana que sou, como uma mulher negra que vive nesta terra já há muitas gerações. Chego para fazer uma reflexão importante nesse momento em que dados sobre o feminicídio são alarmantes e que colocam o estado de Mato Grosso a frente dos outros estados”, disse.
“Se por dois anos consecutivos Mato Grosso apresenta os maiores índices de assassinato de mulheres pelo fato delas serem mulheres, é porque nós fracassamos. Fracassamos enquanto sociedade, poder instituído e políticas públicas. O fracasso é um fracasso coletivo, então a gente precisa identificar onde nós precisamos melhorar para, de fato, preservar a vida de metade da população que é composta por mulheres”, argumentou a parlamentar.