conecte-se conosco


Mato Grosso

Carreta percorre Estado levando experimentos científicos

Publicado

O MT Ciências – Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso é um projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) que percorre os municípios do Estado levando equipamentos científicos em uma carreta com baú adaptado. O Circuito Itinerante foi o destaque dessa semana do programa ‘Conectados’, produzido pela Seciteci.

De acordo com o governador do estado, Mauro Mendes, o projeto é uma grande oportunidade para ampliar o conhecimento dos estudantes mato-grossenses. “A carreta do ‘MT Ciências’ pode inspirar, trazer criatividade e conhecimento aos alunos, já que dispõe de diversos recursos e equipamentos tecnológicos sofisticados. É uma experiência muito bacana, principalmente para crianças e adolescentes”, afirmou.

Um dos destaques da carreta é o gerador de Van De Graaff, que arrepia os fios do cabelo dos visitantes, em função da energia eletrostática. Outro experimento que desperta a curiosidade dos visitantes é a bicicleta que funciona com um gerador acoplado à roda que é movimentada pelos pedais e transforma energia mecânica em energia elétrica.

Para a aluna Ana Luiza da Silva, a bicicleta foi a novidade que mais chamou a sua atenção. “Hoje em dia se gasta muito energia e as pessoas não se preocupam em economizar. A gente só usa e não se preocupa com a conta de luz. Então se existissem mais bicicletas assim, usaríamos a energia natural e não a elétrica”, enfatizou ela.

Já o estudante Maik Renan Cavanha ficou fã da energia cinética. “Gostei quando mostrou a natureza, os bichos, mas gostei mesmo da energia cinética. Dentro da sala de aula não dá para termos ideia de como as coisas funcionam. E na prática é bem mais legal, poder acompanhar, tocar, é muito interessante”, contou animado.

Segundo o professor da Unemat, Alexandre Faleiros, a carreta proporciona experiências que os estudantes não têm oportunidade de vivenciar no dia a dia. “Isso é muito importante para incentivar o gosto pela ciência, a vontade de estudar, de aprender. E não somente para os alunos, mas para todo cidadão, pois gera um diferencial para o conhecimento”.

Em todo o país, existe somente outro estado que possui unidades móveis no mesmo padrão da carreta ‘MT Ciências’: Minas Gerais.  Entretanto, a de Mato Grosso é a maior e mais bem equipada. Além dos recursos internos, existem vários atrativos na área externa do circuito. Um deles é o planetário digital, que proporciona aos visitantes uma imersão por meio dos vídeos projetados em 360º que abordam assuntos de astronomia.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, falou sobre o novo formato de atendimento às cidades mato-grossenses. “Nosso maior objetivo é popularizar a ciência no estado e, por meio de um termo de cooperação com os municípios, conseguimos avançar muito nesse projeto para levar conhecimento para alunos, professores e comunidade”, concluiu.

Programa

O ‘Conectados’, que está sendo produzido pela Seciteci desde o mês de junho, tem como objetivo divulgar ações relacionadas às áreas de ciência, tecnologia e inovação. Em suas edições, o programa trata de temas relevantes para a sociedade, que vão desde empreendedorismo e cases de sucesso, até as novidades tecnológicas mais recentes. Para ter acesso a todos os programas, acesse o canal do YouTube da Secretaria: https://www.youtube.com/channel/UCZASKdvkdZbfkAoCRbUafwg.

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Bombeiros de Nova Mutum salvam vida de criança de um ano

Publicado

Os bombeiros de Nova Mutum salvaram a vida de uma criança de um ano que estava asfixiada com uma pomada. O salvamento foi realizado na manhã deste sábado.

De acordo com o registro, os pais do bebê foram até o quartel desesperados e informaram que o filho havia ingerido uma pomada, o que obstruiu totalmente as suas vias áreas. A criança estava com a pele roxa e não respirava.

O soldado BM Dourado recebeu a criança e imediatamente aplicou a Manobra de Heimlich, fazendo com que a criança repelisse o corpo estranho e voltasse a respirar.

Imediatamente, os bombeiros se deslocaram até o hospital Santa Rosa, em Nova Mutum, onde a criança foi entregue a equipe médica de plantão. De acordo com as informações, o garoto está bem e aguarda o resultado de exames para saber se chegou a broncoaspirar o produto ou não.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Diretores da Politec realizam reuniões estratégicas com servidores e instituições públicas

Publicado

Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, a equipe da Diretoria Geral da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) percorreu as unidades da instituição que fazem parte da Coordenadoria Regional de Sinop e as Gerências Regionais da Politec de Sorriso, Alta Floresta e Guarantã do Norte.

A finalidade das visitas foi alinhar as medidas de gestão que estão sendo conduzidas pela Diretoria Geral nas áreas de pessoal, e de infraestrutura das unidades. Entre as medidas discutidas estão o estudo das demandas de produtividade, a padronização dos laudos periciais de trânsito, de drogas, de eficiência de drogas e de necropsia, dentre outras, em busca da melhoria na qualidade dos produtos e serviços da instituição.

Outra temática abordada na reunião com os servidores foram assuntos operacionais. Na oportunidade, o diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, apresentou os índices de homicídios registrados pela Secretaria de Segurança no ano passado em cada regional, para analisar a quantidade de demandas atendidas pelas unidades.

As reuniões oportunizaram o diálogo e aproximação da gestão com os servidores, esclarecendo dúvidas e acolhendo reivindicações dos servidores locais.

Em decorrência da comemoração dos 30 anos de criação da instituição, que serão completados no dia 18 de dezembro, os diretores explicaram, ainda, sobre as ações e os eventos que estão sendo organizados para celebração da data. 

Para a aferição da qualidade dos serviços prestados pela instituição ao judiciário, os gestores se reuniram com o promotor de justiça de Nova Mutum Henrique de Carvalho Pugliesi, com a promotora de Justiça de Guarantã do Norte,  Rebeca Santana Rego, e com o Juiz especializado da Vara de Combate ao Narcotráfico de Sinop, Mario Machado. Na oportunidade, os diretores solicitaram o apoio das instituições para o investimento em infraestrutura e ampliação na cobertura de atendimento da Politec na região Norte.

Em todas as reuniões, os promotores e magistrado foram unânimes em reconhecer a importância da Politec dentro da persecução penal na produção das provas periciais.

Os gestores reuniram-se, também, com os prefeitos de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves e com o vice-prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix. Em Nova Mutum, foram discutidas a possibilidade de implantação de uma gerência regional da Politec por meio de parcerias entre estado e município.

Participaram da reunião o diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, o diretor-geral adjunto, Renato Barbosa Guanaes Simões, o diretor de Interiorização, Mairo Fabio Camargo e o coordenador regional da Politec de Sinop, Marcio Alexandre Prado Monteiro Silva.  

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana