conecte-se conosco


Mato Grosso

Carreta MT Ciências é apresentada virtualmente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado


A carreta do MT Ciências marcou presença no segundo dia da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Inteligência Artificial: A nova Fronteira da Ciência Brasileira, nesta quarta-feira (17.10). O evento realizado de forma totalmente virtual pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), contou ainda com talks e lives sobre o uso da inteligência artificial no agro e na economia. A programação segue até a sexta-feira (23), das 09h às 17h e pode ser acompanhado no site oficial do evento AQUI.

A superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo e a coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, apresentaram um talk para mostrar virtualmente o projeto MT Ciências, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seciteci, com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no estado, permitindo o acesso do cidadão mato-grossense a um circuito itinerante.

Na ocasião a superintendente ressaltou que a carreta é o maior projeto de popularização da ciência do país. “Existe somente outro estado que possui unidades móveis no mesmo padrão da carreta ‘MT Ciências’ que é em Minas Gerais, mas a de Mato Grosso é a maior e mais bem equipada”, disse Lecticia.

A estrutura do projeto MT Ciências é composta por uma carreta com baú adaptado, dividida em quatro salas de visitação, com 22 instalações e um escritório. Na parte externa existem, ainda, duas tendas infláveis com 10 instalações e um planetário digital. Ao todo, são 32 instalações que tratam de temas do conhecimento multidisciplinar e sensibilizam os visitantes para a importância da ciência e da biodiversidade do Estado. 

Marilene explicou que além dos recursos internos, existem vários atrativos na área externa do circuito e que desta vez foram mostrados de forma virtual ao público, mas que em breve as visitas voltarão a ser realizadas de forma presencial.

“Um dos atrativos é o planetário digital, que proporciona aos visitantes uma imersão por meio dos vídeos projetados em 360º que abordam assuntos de astronomia, além um gerador Van de Graaff, o tubo de kundt e um jogo de plasma, entre outros. Logo vamos retomar as visitas com agendamentos e todos os cuidados necessários, para que as pessoas possam conhecer tudo isso de perto”, disse.

Além de diversos experimentos, como os painéis oculares com figuras da fauna e flora, a carreta ainda tem a representação do rio Cristalino, os biomas mato-grossenses, a bicicleta geradora de energia (que transforma energia cinética em energia elétrica), o painel de pinos e o túnel de espelho infinito.  

Durante a SNCT, a Seciteci realiza a 12ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI) com apresentação de projetos. Ao todo foram selecionados 39 participantes que vão apresentar alguma pesquisa ou projeto científico nas categorias Ciências; Engenharias e Economia Criativa. No encerramento do evento, nesta sexta-feira (23), serão divulgados os vencedores.

A programação da 17ª SNCT conta com lives e talks ao vivo transmitidas pela plataforma do evento das 9h às 17h, além de estandes virtuais. A exposição virtual dos projetos da 12ª MECTI também estará disponível no site oficial AQUI.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Novas contratações da linha de crédito Fundeic estão suspensas temporariamente

Publicado


Em razão do Decreto nº710, publicado no Diário Oficial edição extra de (16.11), que dispõe sobre os prazos e limites para execução orçamentária e financeira, a Desenvolve MT informa que as despesas com investimentos das linhas de crédito Fundeic (Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso), serão encerradas na próxima segunda-feira (30.11).

Os clientes que entraram com o pedido de solicitação de crédito via sistema digital, no site da Desenvolve MT, devem continuar providenciando a documentação para quando as operações da linha Fundeic retornarem em janeiro de 2021, as propostas estarão em condições de serem contratadas.

Para acompanhar o status da proposta no portal de crédito, o cliente deve acessar este link e preencher o login e a senha com os dados da empresa.

Em caso de dúvidas, o cliente deve ligar para a Central de Atendimento da Desenvolve-MT, telefone (65) 3613-7900, em horário comercial.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

MTI lança edital de chamamento público para contratação de empresa especializada em plataformas checkpoint

Publicado


A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) lançou um edital de chamamento público para o recebimento e seleção de propostas para a contratação de empresa especializada em renovação de licenciamento e atualização tecnológica dos softwares check point, bem como a renovação, atualização tecnológica das licenças de firewall, suporte e treinamentos.  A abertura das propostas será realizada às 9h, do dia 11 de dezembro, na sala de licitações da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), horário de Cuiabá (MT).

Em virtude da pandemia, o evento poderá ser acompanhado de maneira não presencial. A sessão será transmitida ao vivo e o vídeo permanecerá armazenado no canal do Youtube, da MTI. O uso de máscaras, álcool em gel e outras medidas de enfrentamento da pandemia serão adotadas no dia do evento, para os participantes que queiram participar presencialmente

O objetivo do certame é auxiliar na prevenção e combate de possíveis ataques cibernéticos, aumentar o nível de segurança de rede, aplicações e garantir a aplicabilidade dos termos da Política de Segurança da Informação no âmbito da MTI, regulamentada pela portaria nº 104/2016, e das Políticas e Diretrizes de Segurança da Informação Estadual, conforme Resolução COSINT nº 003/2010.

Para acessar o edital na íntegra, clique aqui.

De acordo com o edital, publicado no site da MTI, poderão participar do Chamamento Público pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras, com filial ou sede no país, autorizadas a funcionar no Brasil, legalmente constituídas e estabelecidas, que estejam habilitadas e que satisfaçam, integralmente, a todas as condições do Edital.  Não serão aceitos consórcios nem subcontratação.

Os participantes do chamamento, deverão entregar uma PROPOSTA DE PREÇOS, contendo o preço de cada item, valor unitário e valor total e quantidade, observados os critérios do Edital.  O certame será processado pela Comissão Especial de Avaliação e Julgamento instituída pela Portaria nº 0130/2020/MTI, que terá a incumbência de conduzir todos os atos referentes à seleção das propostas relativas ao edital, além das prerrogativas que decorrem de sua função legal.

O critério de seleção será pelo menor preço unitário, observado os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e os parâmetros mínimos de desempenho e qualidades definidos pelo edital.

Antes da celebração do contrato, a MTI realizará consulta ao Sistema de Aquisições Governamentais – SIAG, ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas ou Suspensas – CEIS, ao Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade – CNCIAI e ao Cadastro Nacional de Débitos Trabalhistas – CNDT, cujos resultados serão anexados aos autos do processo.

Mais informações –  TELEFONE: (065) 3613-3012

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana