VÁRZEA GRANDE

Captação da ETA Cristo Rei passa por manutenção para recuperar produção de água

· 1 minuto de leitura
Captação da ETA Cristo Rei passa por manutenção para recuperar produção de água
Trabalhos começaram às 7h30 da manhã com cinco equipes da eletromecânica e devem ser concluídos até o final do dia [Foto - André Luis]

Cinco equipes de eletromecânica do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) atuam, desde às 7h30 da manhã de hoje (18), na manutenção da estação de captação que abastece as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Cristo Rei (Sistema III) e Velha (Sistema I).

Atuando em duas frentes de trabalho, o serviço deve ser concluído até o final do dia. Durante o período dos trabalhos, o abastecimento está interrompido até que os reservatórios recuperem o nível operacional.

Durante o período dos trabalhos, o abastecimento está interrompido até que os reservatórios recuperem o nível operacional.

A primeira frente ocorre no sistema elétrico, substituindo o modelo de partida “soft-starter” por inversores de frequência, que oferecem mais controle sobre a rotação e o torque dos motores. Essa mudança garante partidas mais suaves, menor desgaste dos equipamentos, maior eficiência energética e segurança operacional.

A segunda é a troca da bomba de captação, equipamento que, devido ao tempo de uso, começou a despejar óleo na água bruta. Esse óleo não chega ao consumo final, mas compromete o tratamento, impregnando as membranas de ultrafiltragem e forçando paradas constantes para limpeza. O resultado é a redução significativa na produção de água tratada. Com a substituição, o DAE busca aumentar a produção de água.

Essa manutenção faz parte dos esforços da autarquia em aumentar a eficiência dos sistemas enquanto prepara soluções definitivas, que envolvem a substituição de equipamentos antigos e a modernização da infraestrutura.