PROJETO SOCIAL

Campeonato Esporte para Todos realiza intermunicipal de Futsal em Araputanga

· 3 minutos de leitura
Campeonato Esporte para Todos realiza intermunicipal de Futsal em Araputanga
Terá mais Campeonato em Vila Bela (03.05) com o Futebol de Campo, onde sairá mais uma equipe semifinalista para o intermunicipal do Society, em Cuiabá (24.05)

Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa

No feriado do Dia do Trabalhador (01.05), crianças e seus familiares, além de toda a população de Araputanga (a 337 km de Cuiabá), aproveitam para prestigiar o intermunicipal de Futsal do Campeonato Esportivo Esporte Para Todos, que une o resultado de dois projetos sociais com o objetivo de incentivar os atletas mostrarem seu potencial e sentir o gosto de competir e receber premiações. Trata-se de uma grande festa do Esporte para o município, com direito a alimentação, picolé, água e entrega de troféus e medalhas aos participantes, na Quadra Poliesportiva Sidney de Freitas, com a disputa entre times finalistas de Cáceres (a 219 km de Cuiabá) e de Araputanga, que sedia o evento.

Jogam em quadra os times divididos em duas bases, de 7 a 8 anos de idade, e de 9 a 10 anos.

As duas categorias de base serão divididas em chaves onde disputarão ASCA-Associação de Crianças e Adolescentes, coordenado pelo professor e técnico Hemerson Henrique dos Santos, contra Esporte Para Todos Araputanga, comandado pelo professor e técnico José Willian Gonzaga de Souza; também Esporte Para Todos Araputanga versus Cidade Nova, time semifinalista de Cáceres com o técnico e professor Marcio Antonio Vieira da Motta; Ainda, Cidade Nova contra ASCA. Todos jogam contra todos e as duas melhores pontuações disputam a final, que resultará no time campeão de cada categoria.

Esse projeto lindo é fruto de emenda parlamentar impositiva do Dr. Leonardo, enquanto deputado federal, com patrocínio do Ministério dos Esportes e realização por meio do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, que está transformando cada etapa nos municípios atendidos em uma verdadeira Cidade dos Esportes.

É a soma do resultado dos projetos sociais “Vidas Desportivas” (de 8 meses) e “Esporte Para Todos” (de 9 meses), ambos patrocinados pelo Ministério dos Esportes (MESP), a crianças, adolescentes, idosos, autistas e Pessoas com Deficiência (PCDs), em situação de vulnerabilidade social, que tiveram oportunidade de transformação, por meio do esporte, com educadores físicos selecionados por edital, credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (Cref-17/MT), e com equipamentos necessários, desde uniformes a lanches.

PROGRAMAÇÃO

As duas primeiras etapas do Campeonato Esportivo Esporte foram sucesso. Começou em Cuiabá, entre os dias 11 e 14 de abril, com Natação para idosos e crianças autistas, Basquete, Kung Fu Wushu, Kickboxing e Futebol de Campo, que garantiu vaga para o Intermunicipal do Society (24 de maio). Foram mais de 2 mil pessoas no Clube de Subtenentes e Sargentos do Exército Brasileiro, anexo ao Círculo Militar.

Após, na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB de Cáceres, também com um público expressivo, entre os dias dia 25, 26 e 27 de abril, com Natação para idosos e autistas, Karatê, Vôlei de Areia, Futebol de Campo e Futsal, onde saíram os semifinalistas para disputarem os Intermunicipais do Futebol de Salão, agora em Araputanga, e de Futebol de Campo, que será realizado em Cuiabá, no dia 24 de maio, no Clube de Subtenentes.

E tem mais Campeonato em Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km da capital) com o Futebol de Campo, no dia 03 de maio, onde sairá mais uma equipe semifinalista para o grande encontro que encerra o projeto, no dia 24 de maio, na capital mato-grossense.

“Quero ressaltar e gradecer a presença dos pais e da população de cada município, pois é o que fortalece o verdadeiro sentido deste projeto: de formar bons cidadão, bons filhos e futuros bons pais”, destaca Dr. Leonardo, idealizador dos projetos sociais Vidas Desportivas, Esporte Para Todos e o Campeonato Esportivo Esporte Para Todos, que empenhou para realizar esse sonho com o patrocínio do Governo Federal. Ele é médico, reside em Cáceres, e hoje é chefe do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso (ERMAT) em Brasília-DF.