conecte-se conosco


Cuiabá

Câmara realiza sessão em homenagem ao Centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso

Publicado

Entidade fundada por Dom Aquino Correa é reconhecida por um século de trabalho em prol da preservação da memória, história e geografia de Cuiabá e Mato Grosso.
Uma sessão solene proposta pelos vereadoresLuiz Claudio (Progressista) e por Toninhode Souza (PSD), hoje deputado estadual, comemorou os 100 do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). A sessão foi realizada na manhã desta quarta-feira (15), no plenário da Câmara de Vereadores de Cuiabá.
Para o vereador Luis Cláudio, que presidiu a sessão, o momento foi uma homenagem de reconhecimento a centenária e pioneiraentidade que vem preservando, de maneira exemplar, o patrimônio histórico, geográfico,
cultural e de ciências sociais no estado. Disponibilizando, ainda, seu acervo à população e a pesquisa.
“Não poderíamos deixar passar em branco o centenário desta importante entidade criada em 1919 por Dom Aquino Correia. E desta sessão especial nasce um projeto de parceria entre a Câmara de Vereadores e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso para fazermos a nomenclaturade ruas e escolas com nomes de personalidades importantes da nossa história que ainda não foramhomenageados, personagens que merecem o nosso reconhecimento. Também queremos estimular a inclusão no currículo escolar da Geografia e História de Mato Grosso criando, ao mesmo tempo, um programa de visitação dos nossos estudantes municipais, não só ao Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, mas aos museus e outros espaços culturais da cidade. Pois conhecer nossa história, nossa cultura, nossa literatura é um passo importante para conquista da cidadania”, enfatizou o vereador Luis Cláudio.
A sessão solene contou com a participação de artistas e autoridades acadêmicas e políticas, como o Secretário de Estado de Cultura Allan Kardec e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, professora e escritora Elizabeth Madureira Siqueira, que na ocasião foi agraciada com Título Honorífico Ordem do Mérito Cuiabá 300 anos. Em seu discurso a professora afirmou que homenagem recebida pela Câmara de Vereadores é o reconhecimento à uma entidade que luta há um século para preservar e destacar a importância de Cuiabá e de Mato Grosso como marco Histórico e Geográfico de desenvolvimento e expansão da Brasil, desde os tempos coloniais. “Uma história repleta de heróis, personalidades e acontecimentos, um acervo inestimável queprecisa ser preservado, conhecidas e pesquisado pelas novas gerações”, destacou Elizabeth Madureira.
Representando o Governador Mauro Mende, o Secretário de Estado de Cultura,Allan Kardec, enalteceu a iniciativa dos vereadores Luis Claudio e Toninho de Souza em homenagem ao centenário do IHGMT. E disse que o Governo Estadual está aberto as iniciativas que visam promover a história, a geografia e a literatura de Mato Grosso e que trabalhará, também, para incluir o ensino destas disciplinas na grade curricular das escolas.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luís Cláudio

Leia Também:  Estratégia de Cuiabá no combate ao aedes aegypti é destaque nacional

Imprimir Voltar Compartilhar:  

Fonte: Câmara de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Grupo de Idosos do Bela Vista participam de ação no Parque da Família

Publicado

Vicente Aquino

Os idosos do bairro Bela Vista participaram na última semana de uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, no Parque da Família, onde foram ofertados serviços de saúde como testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além de orientações jurídicas onde foram repassadas informações dos programas do Governo Federal voltadas especialmente para o público da melhor idade, e também esclarecimentos sobre a nova previdência. 

Mais de 60 idosos participaram da atividade, que tem como principal objetivo oferecer qualidade de vida a esse público, além de orientar sobre seus direitos e deveres como cidadão. “Esses idosos fazem parte do grupo que participam de atividades oferecidas no Centro Comunitário. Como o local está em reforma, pensamos em realizar essas ações fora da Unidade para que os trabalhos não fiquem suspensos durante esse período”, informou o coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedregal, Edilson Carvalho.

Dentre eles, os mais procurados foi em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) sobre o cadastramento necessário, sendo essa uma das exigências para que as pessoas maiores de 65 anos possam receber o auxílio. Dona Maria Auxiliadora, 66 anos foi uma das pessoas que recebeu o atendimento e conseguiu fazer o cadastro para receber a ajuda de um salário mínimo. “Já tinha ouvido falar desse programa, mas não sabia que tinha direito de receber. Sou grata por receber as informações e agora poder contar com essa renda”, disse ela.

Leia Também:  Professor de Cuiabá ganha prêmio nacional de literatura

O coordenador informou ainda que esse tipo de atividade será realizada pelo menos uma vez na semana. Para próxima quinta-feira (22), já está agendado, no Parque da Família, a partir das 15 horas, outra ação semelhante. “Dessa vez, serão ofertadas aulas de ginástica funcional, além da exposição dos trabalhos de pintura em tecido confeccionados pelo grupo formado pelo Programa Qualifica 300”, concluiu Edilson.  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro lança projeto inédito em MT para tratamento de AVC

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lança nesta terça-feira (20), às 14h, no Hospital Municipal São Benedito, projeto inédito que vai humanizar e revolucionar os tratamentos neurológicos/AVC em Mato Grosso.

O projeto “S.O.S AVC” funcionará exclusivamente no Hospital São Benedito e terá como objetivo dar celeridade ao processo de diagnóstico e tratamento de pacientes acometidos por acidente vascular cerebral (AVC). 

Com a habilitação do projeto, Cuiabá também se tornará referência no atendimento de cirurgias por hemodinâmica e com isso põe fim a outro grande anseio da população mato-grossense. 

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do projeto S.O.S AVC 

QUANDO: Terça-feira (20)

HORÁRIO: 14h

LOCAL: Hospital Municipal São Benedito, Av. São Sebastião, 3300 – Quilombo

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Leia Também:  Secretários municipais serão convocados para ir à Câmara
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana