Internacional
Câmara dos EUA censura deputada que defende a Palestina; entenda

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite desta terça-feira (7) a censura à deputada democrata Rashida Tlaib. Após defender a causa palestina , ela foi acusada de “promover narrativas falsas” sobre os ataques do Hamas a Israel e de “apelar à destruição” de Israel.
A censura de Rashida, que é a única representante palestina-americana na Câmara, foi aprovada por 234 votos a 188. Resoluções de censura não têm impacto nas funções de deputados, mas representam uma repreensão formal no Congresso e estão um passo abaixo da expulsão da Câmara.
Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, Rashida tem defendido um cessar-fogo e a entrada de ajuda humanitária em Gaza. Nesta terça-feira, antes de ter a censura aprovada, a deputada discursou no Congresso apelando para que o presidente Joe Biden apoie um cessar-fogo.
“Eu peço ao presidente para ter a coragem de pedir por um cessar-fogo e pelo fim das mortes”, disse ela. “Sou a única palestina-americana servindo no Congresso, e minha perspectiva é necessária aqui, agora mais do que nunca. Não serei silenciada e não permitirei que ninguém distorça minhas palavras”, afirmou.
“Tentar me intimidar ou censurar não vai funcionar porque este movimento por um cessar-fogo é muito maior do que uma pessoa. Está crescendo a cada dia”, completou a deputada, citando movimentos civis nos Estados Unidos.
Em sua fala, a deputada ainda criticou a política do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e disse que “nenhum governo está isento de críticas”. “A ideia de que criticar o governo de Israel é antissemita estabelece um precedente muito perigoso e está sendo usada para silenciar diversas vozes que defendem os direitos humanos em toda a nossa nação”, declarou.
Fonte: Internacional


-
Esportes26/11/2023 - 09:10
Com campanhas semelhantes, SP e Cuiabá se enfrentam neste domingo no Morumbi
-
NO COMANDO GERAL/ TV CUIABÁ22/11/2023 - 13:35
PC prende um dos autores de duplo homicídio de irmãos em festa após discussão por cadeira
-
Jurídico26/11/2023 - 18:50
Hospital Santa Rosa é condenado por recusar teste rápido de Covid-19 em paciente com sintomas graves
-
Geral26/11/2023 - 13:15
Mato Grosso tem 10 praias apropriadas para o banho e duas consideradas impróprias
-
Geral26/11/2023 - 09:05
Várzea Grande divulga nomes dos contemplados com as mil unidades do Residencial Colinas Douradas; confira
-
Política MT21/11/2023 - 15:30
Governador cita armadilhas na Reforma Tributária e alerta que “MT vai perder boa parte da arrecadação”
-
Agro News21/11/2023 - 18:45
Cadeia de custódia da madeira de MT é apresentada ao mercado asiático em Fórum Global
-
Mato Grosso25/11/2023 - 18:20
Moradores comemoram entrega de 50 casas pelo Estado através do SER Família Habitação