conecte-se conosco


Cuiabá

Câmara derruba cinco vetos do Executivo durante a sessão desta quinta (28)

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
02/12/2019
Câmara derruba cinco vetos do Executivo durante a sessão desta quinta (28)
A Câmara Municipal de Cuiabá derrubou cinco vetos do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a projetos de lei de autoria de vereadores. Os vetos foram apreciados durante a sessão ordinária desta quinta-feira, dia 28.
Antes de serem remetidos a apreciação do plenário, os vetos passaram pelo crivo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Dos cinco, a CCJR recomendou a derrubada de apenas três vetos.
O plenário do Parlamento Municipal, entretanto, derrubou todos os vetos, tendo em vista a importância das propostas para a população cuiabana.
O primeiro veto derrubado foi a uma projeto de lei de autoria do vereador Ricardo SAAD (PSDB), que dispõe sobre a colocação de brinquedos para pessoas com deficiência em parques, praças e outros locais públicos que são destinados a prática de esportes e lazer.
O segundo foi proposto pelo vereador Marcelo Bussiki (PSB), e trata sobre a proibição do corte de energia elétrica, telefonia fixa e móvel, às sextas feiras, sábados, domingos e feriados e último dia útil anterior ao feriado no município de Cuiabá.
Outro projeto refere-se sobre a implantação de câmeras (sistemas de vídeo monitoramento) nas unidades de saúde do município de Cuiabá, de autoria do vereador Adilson Levante (PSB).
Nestes três casos, a CCJR emitiu parecer recomendando a derrubada do veto do Executivo, o qual foi acatado pela maioria dos presentes em plenário nesta quinta-feira (28).
Nos pareceres dos demais projetos em pauta, a CCJR se manifestou favorável ao veto do executivo. No entanto, os vereadores presentes em plenário votaram contrário ao entendimento da Comissão.
Desta forma, os respectivos projetos também obtiveram os votos favoráveis dos vereadores presentes em sessão pela derrubada do veto.
Trata-se do projeto de lei de autoria do vereador Lilo Pinheiro(PDT), que dá denominação de Benedito Castravechi à praça do bairro Parque Residencial Coxipó. O segundo projeto, de autoria do vereador Delegado Marcos Veloso (PV), dispõe sobre a nomenclatura da praça localizada no bairro Vila Real que passará a chamar Praça Maria Murtinho de Lara.
Todos os vetos foram derrubados por unanimidade dos vereadores que participaram da sessão plenária desta quinta feira.
Diante disso, o prefeito será comunicado por ofício e terá 48 horas para sancionar as respectivas leis. Caso contrário, a Câmara Municipal de Cuiabá promoverá a sua promulgação.
Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Leia Também:  Simpósio vai discutir as orientações e critérios na aquisição de produtos da agricultura familiar
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Mulheres alertam: Basta, a culpa não é sua

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

Militante do movimento em defesa da mulher e da família contra os atos de violência, Kal Marçal foi à Tribuna Livre na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), a convite do vereador Delegado Marcos Veloso (PV), para falar sobre o evento Basta, a culpa não é sua, que será realizado no próximo dia 12, a partir das 14 h, no ginásio de esportes Verdinho, no CPA.
Para o evento são esperadas caravanas de vários municípios. A organização espera a participação e cerca de 4 mil pessoas. Autoridades representando segmentos como as igrejas, justiça e outras são aguardadas para explanar sobre o problema que aflige a cidades de todo o estado.
“Cuiabá é uma das cidades mais perigosas para a mulher, em Mato Grosso ocupa a segunda posição em ocorrências registradas”, denunciou.
Ela cobrou maior atenção dos vereadores à questão, pedindo políticas públicas em defesa das mulheres agredidas e suas famílias. “Omissão é crime”, desabafou, lembrando que “os vereadores são eleitos com votos de mulheres, que são a maior parcela do eleitorado”.
Defesa
O anfitrião Delegado Veloso, após a fala da convidada, apontou as medidas que tanto o parlamento municipal quanto a prefeitura tomaram nos últimos dias em defesa das mulheres.
Veloso pontuou que os vereadores aprovaram, recentemente, uma lei que destina um percentual de casas às mulheres vítimas de violência nos programas habitacionais do município.
Ele disse também que a Prefeitura entregou, reformada, uma das melhores estruturas para acolhimento da mulher vitimada. “Sem dúvida nenhuma é a melhor estrutura de retaguarda”, considerou, destacando que para assegurar maior segurança às usuárias do espaço, decidiu não revelar a localização da casa.
“Pode parecer pouco”, observou Veloso, para em seguida advertir que é um começo e que é preciso fazer muito “não só em Cuiabá ou Mato Grosso, mas em termos de Brasil”, por isso garantiu que vai continuar na luta em defesa das mulheres.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

Leia Também:  Três bairros recebem o programa Mutirão da Limpeza neste sábado

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

2ª Feira das Orquídeas apresenta mais de mil espécies e contribuirá com causa animal

Publicado

Mais de mil exemplares de orquídeas serão expostos durante a Feira de Orquídeas, que acontece entre os dias 10 e 15 de dezembro, na Praça Ipiranga. O evento conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá, e vai contribuir Organização Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais (Oppa).

Isso porque os frequentadores que doarem 1kg de ração para cães ou gatos ganharão uma muda da planta, contribuindo com a manutenção de dezenas de bichos resgatados de situações de vulnerabilidade.

O organizador do encontro, Edsoney Arraes, lembra que na primeira edição da Feira, em julho, foram arrecadados mais de 700 kg de ração.

De acordo com ele, serão expostas espécies raras, nativas e exóticas, além de dezenas de exemplares nacionais e estrangeiras a preços acessíveis. No local também serão comercializados produtos próprios para o cultivo, como adubos, cachepot e outros acessórios.

As flores ficarão expostas de 08h até às 20hs entre terça-feira e a sábado, e de 8h às 15h no domingo. O evento é realizado pela empresa Orquidários Itaipava em parceria com a Flores do Lago e o Mundo NPK.

Leia Também:  Novas equipes entram em campo pelo Bola Cheia

SERVIÇO

O que: Feira das Orquídeas 

Quando: de 10 a 15 de dezembro, de 8h às 20h 

Onde: Praça Ipiranga

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana