Conteúdo/Odoc
Pesquisa realizada pelo Instituto IDOC, ligado ao Portal O Documento e TV Cuiabá, revelou o quanto a população de Várzea Grande está distante dos seus representantes na Câmara Municipal.
Pelo levantamento em campo, com 400 entrevistas presenciais, 77% das pessoas pesquisadas consideraram o trabalho da Casa de Leis local como ruim ou péssimo. 15,9% acharam regular, e apenas 3,3% disseram que a atuação dos 23 vereadores várzea-grandenses é boa ou ótima.

Para piorar o cenário, aproximadamente 90% do universo pesquisado, respondeu que “nunca viram nada de relevante” ou que os edis “não fazem nada pelo povo”. Apenas 10,8% disseram que os atuais parlamentares “trabalham muito pela cidade”.

Na mesma esteira, o presidente da Casa de Leis, Wanderley Cerqueira (MDB), também está com a imagem pública muito debilitada. Pela sondagem, 65,9% desaprovam a gestão dele, enquanto 34,1% aprovam.

“Na verdade, a enorme rejeição encontrada em campo não pode ser creditada então somente ao vereador, Wanderley Cerqueira. Existe uma indignação muito grande contra a instituição como um todo. A Câmara Municipal precisa se conectar com a vontade popular. As pessoas de Várzea Grande querem que os seus representantes ajudem a prefeitura municipal a sair do atoleiro”, explicou, Maksuês Leite, diretor do IDOC.
“Oposição por oposição, segundo os entrevistados, não leva a lugar algum. Resumindo: a pesquisa mostrou que se Câmara Municipal, como agente de poder, não se reposicionar, a rejeição vai crescer ainda mais com o passar do tempo”, avaliou, Leite.
Metodologia
A sondagem quantitativa ouviu 400 pessoas de forma presencial entre os dias 8, 9, 10 e 11 de novembro nas quatro regiões da cidade. Com margem de erro de 4%, a pesquisa tem grau de confiança de 95%.