conecte-se conosco


Cuiabá

Câmara de Cuiabá realiza sessão virtual nesta quinta (26)

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realiza nesta quinta-feira, dia 25, a partir das 9 horas a sua primeira sessão por vídeo conferência, via plataforma digital.
A medida é reflexo da suspensão das atividades parlamentares presenciais em decorrência da portaria nº 192/2020, assinada pela Mesa Diretora do Parlamento Municipal, a qual adotou ao sistema home Office a fim de evitar a proliferação do novo Coronavírus (covid-19).
A sessão será apenas deliberativa e terão apenas a fase da ordem do dia, destinada a apreciação urgente de matérias que não possa aguardar a realização das sessões presenciais previstas no Regimento Interno.
Na oportunidade, será apreciado o projeto de resolução que institui este tipo de sessão durante o período de estado de emergência em razão do Coronavírus.
A sessão poderá ser acompanhada ao vivo apenas pelas redes sociais da Câmara de Cuiabá.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Prefeitura reforça pedido para evitar circulação nos parques e praças públicas

Publicado


.

Com base nas recomendações técnicas que comprovam que o isolamento social é a principal forma de combate ao avanço do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Cuiabá reforça à população que evite frequentar os parques públicos. Desde que o período de quarentena foi instituído na Capital, o espaços de lazer estão com todas as suas atividades de rotina suspensas. 

No total, o Município é responsável por quatro parques, sendo eles o Parque das Águas, Parque Tia Nair, Parque da Família e Parque da Nascente  – Yone de Azevedo Campos. Conforme monitoramento da Secretaria de Serviços Urbanos, que atua na administração e manutenção, mesmo com uma redução espontânea na circulação, ainda há pessoas utilizando os espaços. 

“Estamos vivendo um momento no qual nossa atenção deve ser redobrada. A maioria da população já entendeu a necessidade do isolamento social. No entanto, ainda existem uns poucos que continuam descumprindo, sem necessidade, essa recomendação. Pedimos a compreensão do cidadão e, mais uma vez reforçamos: fique em casa”, comenta o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. 

Para evitar que isso aconteça, no Parque das Águas, por exemplo, onde normalmente o fluxo de frequentadores é maior, o Município desativou, temporariamente todos os equipamentos. Dessa forma, os banheiros, as quadras de areia, academia ao ar livre, fonte luminosa, splash zone e show das águas não estão em funcionamento. 

A recomendação é valida também para praças e outras áreas utilizadas pelo cidadão para a prática de atividades físicas e de integração social. Assim como acontece em outros centros urbanos que também passam pela mesma situação, a ideia é que, durante esse processo de enfrentamento ao coronavírus, todo tipo de aglomeração seja evitado, ainda que seja em locais abertos. 

“Além das nossas ações, a Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública tem orientado a população para evitar frequentar esses locais. Sabemos que muitos tem o costume de praticar sua caminhada diária, de passear, encontrar amigos. Todavia, esse é um período de sacrifício por um bem maior, que é a preservação da nossa saúde”, pontua Stopa. 

 

Continue lendo

Cuiabá

Calendário vacinal de rotina está suspenso até 15 de abril

Publicado


.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu o calendário vacinal de rotina durante a primeira fase da campanha de vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 15 de abril. Neste período os PSFs e Centros de Saúde vão realizar apenas a vacina contra a gripe Influenza no público alvo estabelecido para o período.

Esta decisão foi tomada com o objetivo de diminuir o contato de pais e crianças com os idosos e profissionais de saúde que estão circulando nas Unidades Básicas, pois estas são as pessoas que fazem parte do público alvo desta primeira fase de vacinação e que mais vêm apresentando complicações devido à Covid-19. “Como o calendário da vacinação para idosos e profissionais da saúde contra a Influenza é de 23 de março à 15 de abril deste ano, o Ministério decidiu suspender temporariamente o calendário vacinal de rotina durante esse período por causa da pandemia do coronavírus. A previsão de retomada das atividades normais de vacinação em todos os postos é a partir de 16 de abril”, explicou Wellington Assunção Ferreira, Coordenador de Programas Estratégicos. 

A partir de 16 de abril as estratégias serão organizadas para atualização da caderneta de vacinação de crianças dos grupos pertencentes aos demais calendários do Sistema Único de Saúde e das demais fases da Campanha de Vacinação contra a influenza. São consideradas vacinas de rotina as doses de tetravalente, poliomielite, tríplice viral, hepatite, febre amarela, entre outras.

Em relação à vacinação da Influenza, o coordenador revela que devido ao feriado prolongado, a vacinação será retomada na próxima semana. “A previsão é que a Vigilância receba as doses de vacina hoje à tarde. Como teremos o feriado prolongado, as vacinas deverão começar a ser distribuídas nos postos na terça-feira (13). Sendo assim, a campanha para idosos e profissionais da saúde será realizada na quarta-feira (15). 

Influenza

A influenza é uma infecção que pode se apresentar com gravidade, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A hospitalização e morte ocorre principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e de cerca de 290 mil a 650 mil mortes.

Coronavírus

Surgida no final de 2019, a Covid-19 é uma doença infecciosa causada por um vírus recém-descoberto. Uma de suas características é o alto índice de contaminação, no entanto, a maioria das pessoas infectadas com o vírus apresentará doença respiratória leve ou moderada e se recuperará sem a necessidade de tratamento especial, porém alguns grupos como os idosos têm mais probabilidade de desenvolver formas graves da doença.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana