Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Câmara de Cuiabá barra convocação de secretária de Saúde; veja como votou cada vereador

Publicado

Apenas sete vereadores votaram a favor de requerimento

Em sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira (1), apenas sete vereadores votaram a favor do requerimento apresentado pelo vereador Dilemário Alencar (Podemos) que solicitava a convocação da Secretária Municipal de Saúde, Ozenira Félix, para apresentar um plano de reorganização da vacinação da Covid-19. 15 vereadores votaram contra e três se ausentaram. Para o requerimento ser aprovado era necessário o voto de 13 parlamentares.

“Quero lamentar a posição dos  15 vereadores que votaram contra  a convocação. Foi uma demonstração clara que a maioria dos vereadores que compõe a base do prefeito está conivente com a desorganização que está ocorrendo na vacinação da Covid-19, onde desde janeiro existe apenas um posto para a população idosa se vacinar, e o sistema eletrônico para agendamento da vacina através do site da prefeitura é ineficiente. Fico indignado com essa postura de cercearem um direito regimental que o vereador tem de convocar gestores púbicos para explicarem as suas ações no parlamento municipal”, disse o vereador Dilemário.

Com a convocação o vereador também pretendia que a secretária explicasse as razões do município de Cuiabá ter recebido mais de 84 mil doses da vacina  Covid-19, é até agora ter usado apenas 66% das doses recebidas.

“Desperdiçamos uma oportunidade impar para a secretária explicar sobre quais medidas estão sendo tomadas para organizar a vacinação em Cuiabá, bem como os vereadores apresentarem propostas que todos os dias ouvimos da população, como por exemplo: a prefeitura usar as estruturas dos prédios públicos, como as unidades de saúde e as escolas, para levar a vacinação para os bairros, bem como instalar drives-thru em locais estratégicos, como no ginásio Verdinho, no CPA 1, e no centro cultural Silva Freire, no Coxipó”, pontuou Dilemário.

O parlamentar disse ainda que é inadmissível a prefeitura continuar pagando aluguel mensal de mais de R$ 172 mil no Centro de Eventos Pantanal para a cidade de Cuiabá ter apenas um posto de vacinação, onde idosos ficam em grandes filas, aglomerados, em baixo de sol escaldante, e ainda correndo o risco de se contaminarem.

“A secretária precisa explicar de onde ela tirou essa metodologia em que Cuiabá figura no cenário nacional como a única capital que tem apenas um posto de vacinação. Em Campo Grande existem 61 postos e na cidade vizinha de Várzea Grande tem drive-thru funcionando desde janeiro. É notório que gestão da vacinação está sendo relapsa, fazendo nossa cidade passar vergonha em rede nacional, tanto no mau trato de idosos e na lentidão da aplicação das vacinas recebidas. Eu não vou parar de cobrar enquanto a prefeitura instalar mais postos de vacinação para acesso fácil da população”, finalizou o vereador Dilemário Alencar.

Veja o placar da votação: 

Votaram A FAVOR do requerimento 

 Dilemário Alencar  – Podemos

Diego Guimarães – Cidadania 

Edna Sampaio – PT 

Michelly Alencar – DEM 

Rodrigo de Arruda e Sá – Cidadania 

Sargento Vidal – PROS 

Tenente Coronel Paccola – Cidadania 

 

Votaram CONTRA o requerimento 

Juca do Guaraná – MDB

Renivaldo Nascimento – PSDB

Paulo Henrique – PV

Cezinha Nascimento – PSL

Demilson Nogueira – PP

Chico 200 – PL

Didimo Vôvo – PSB

Lilo Pinheiro – PDT

Marcrean Santos – PP

Marcus Brito – PV

Mário Nadaf – PV

Sargento Joelson – Solidariedade

Wilson Kero Kero – Podemos

Pastor Jeferosn – PSD

Dr. Luis Fernando – PRB 

 

Vereadores AUSENTES na votação 

 Adevair Cabral – PTB

Eduardo Magalhães – PRB

Kássio Coelho – Patriota 

 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana