PROJETOS POLÊMICOS

Câmara aprova proibição de livros eróticos e câmeras em escolas da capital

· 1 minuto de leitura
Câmara aprova proibição de livros eróticos e câmeras em escolas da capital

Conteúdo/ODOC - A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (30), projetos que tratam de mudanças no ambiente escolar e de medidas de segurança na capital.

Entre as propostas em destaque, os vereadores aprovaram em primeira votação o projeto de Rafael Ranalli (PL) que proíbe a utilização e distribuição de livros com conteúdo erótico nas escolas municipais. A medida recebeu 24 votos favoráveis e deve passar por segunda votação na quinta-feira (2).

Também em primeira votação, foi aprovado o projeto do vereador Tenente Dias (Cidadania), que determina a instalação de câmeras de monitoramento em tempo real nas escolas municipais. Os equipamentos devem ser instalados em salas de aula, bibliotecas e demais espaços coletivos, exceto banheiros. Os pais terão acesso remoto às imagens.

Outras duas propostas receberam parecer favorável em comissões e ainda precisam ser votadas em plenário: a proibição da comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em festas escolares, de autoria da vereadora Michelly Alencar (União), e a proibição dos chamados “rolezinhos” de motos em vias públicas, apresentada pelo vereador Eduardo Magalhães (Republicanos).

Segundo os autores, os projetos têm como objetivo reforçar a segurança, preservar a integridade dos alunos e evitar práticas que coloquem em risco a ordem pública.