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Caixa já liberou crédito de R$ 25 bilhões para micro e pequenas empresas

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Agência Brasil

Caixa já liberou R$ 25 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas na pandemia

A Caixa Econômica Federal atingiu nessa quarta-feira (21) a marca de R$ 25 bilhões disponibilizados para micro e pequenas empresas nas principais linhas de crédito durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Ao todo, cerca de 200 mil empresas fecharam contratos.

No Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte ( Pronampe ), foram contratados R$ 12 bilhões desde 16 de junho, quando o banco começou a operar a linha.

Pelo Fundo Garantidor para Investimentos ( FGI ), foram emprestados R$ 10,5 bilhões. Essa linha oferece taxa de juros a partir de 0,63% ao mês. O cliente tem até 60 meses para quitar o empréstimo e conta com uma carência nos pagamentos que varia de seis a 12 meses.

No caso do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas ( Fampe ), em parceria com o Sebrae, foram liberados R$ 2,5 bilhões. Essa linha pode garantir, de forma complementar, até 80% de uma operação de crédito contratada, dependendo do porte empresarial do solicitante e da modalidade de financiamento.

Como contratar

Segundo a Caixa, para contratar qualquer uma das linhas, com exceção do Pronampe, que já teve seu limite atingido, os clientes podem acessar o site e preencher um formulário de interesse ao crédito.

O banco entrará em contato se a empresa estiver apta a contratar o financiamento. A solicitação também pode ser feita nas agências da Caixa.

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Economia

AirSial recebe seu primeiro A320

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Guilherme Dotto

AirSial recebe seu primeiro A320

Na última sexta-feira (27), o primeiro dos três Airbus A320 encomendados pela Air Sial iniciou seu voo de entrega, partindo do Aeroporto Phoenix Goodyear, onde estava armazenado.

Com sua autonomia não capacitada para realizar o voo de traslado sem escalas, até chegar em Karachi, no Paquistão, o bimotor realizou escalas em Portsmouth (PSM), Belfast (BFS) e Cairo (CAI), até chegar em seu destino final.

O Airbus A320-232 de matrícula AP-BOA possui 16 anos de idade, e é o primeiro a ser recebido pela companhia paquistanesa, arrendado junto à mais duas aeronaves no contrato fechado com a AerCap, locadora de aeronaves.

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Antes da AirSial, o jato francês havia operado para a Air New Zeland e para a Freedom Air International, onde voou de 2004 a 2020.

A entrega da primeira aeronave da companhia paquistanesa é um grande passo para o início de suas operações, que ainda não possui uma data oficial de lançamento.

As primeiras operações da companhia deverão ocorrer entre as cidades de Karachi, Lahore e Islamabad. A empresa também estuda iniciar operações internacionais num futuro próximo.

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LATAM espera sair da recuperação judicial em 2021

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Calebe Murilo

LATAM espera sair da recuperação judicial em 2021

Definitivamente este ano ficará marcado na história da aviação. A pandemia mudou a dinâmica do mercado de maneira abrupta. Companhias aéreas em todo o mundo tiveram que se adaptar à nova realidade para garantir sua sobrevivência à longo prazo.

Com isso, o LATAM Airlines Group, maior grupo de aviação da América Latina, recorreu em maio a um pedido de recuperação judicial, mediante Chapter 11 nos Estados Unidos.

A decisão em questão, foi resultado das grandes dificuldades enfrentadas em meio a pandemia, que afetou fortemente o setor aeronáutico. O processo é semelhante a de Recuperação Judicial no Brasil e envolve a reorganização dos negócios, dívidas e ativos de determinada empresa.

Conforme dito por Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines, é esperado que a empresa saia de sua reorganização no Chapter 11 durante o segundo semestre de 2021.

Além disso, o executivo ainda ressaltou que a companhia sairá com uma estrutura de custos competitiva, semelhante a de suas principais concorrentes no Chile, as companhias de baixo custo JetSMART e SKY.

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De acordo com resultados divulgados em novembro, o Grupo LATAM fechou o terceiro trimestre com mais de US$ 3,3 bilhões para enfrentamento da pandemia. Sendo assim, o valor é a soma de US$ 866 milhões de caixa e também US$ 2,45 milhões em empréstimos para serem usados no Chapter 11.

Ademais, em relação ao resultado financeiro, o prejuízo operacional da LATAM totalizou US$ 564,7 milhões no terceiro trimestre de 2020, enquanto o resultado líquido totalizou um prejuízo de US$ 573,1 milhões.

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