conecte-se conosco


Meu Pet

Cães e gatos também passam pela fase da adolescência; o que muda

Publicado

Os animais são cada vez mais tratados como verdadeiros filhos por seus donos, e eles podem ser realmente muito parecidos com crianças. Por exemplo, cães e gatos também passam pela fase da adolescência e podem mostrar alterações no comportamento, mais preguiça e desobediência. 

Luana Sartori, veterinária da Nutrire, explica que a adolescência acontece de forma diferente para cada espécie. Os cães apresentam os sinais dos 6 meses de vida até os 18 meses, no máximo. Já para os gatos a fase acontece entre 1 e 2 anos de idade. A mudança no comportamento também é diferente para cada um deles. 

Cachorros

cachorro correndo arrow-options
Shuttersock

Os cachorros passam pela fase da adolescência entre os 6 e 18 meses de vida

A fase da adolescência dos cães pode ser um período difícil para os donos. “A produção maior de hormônios acarreta nas mudanças de interesses e além das mudanças físicas, alterações comportamentais acontecem”, explica Luana. 

Saber lidar com o cachorro na adolescência é muito importante já que o treinamento requer mais paciência, consistência e persistência. “É bom que todos utilizem as mesmas palavras de comando e compreendam que tudo o que o animal aprender agora, vai levar para a fase adulta.”

Leia também: Cachorro mordendo muito? Adestrador dá dicas de como resolver o problema

As mudanças comportamentais podem acontecer também com aqueles cães que já foram adestrados. O pet passa a não obedecer como antes. Por isso, mesmo para os que já aprenderam a acompanhar o dono na rua, o usa da coleira da coleira é fundamental – o animal está mais corajoso e instigado a novas descobertas e as chances de ele sair correndo são grandes. 

Luana indica que para passar pela adolescência do animal sem muitos problemas o dono precisa “Deixar sempre claro quem é o líder, mas evitar punições, gritos e xingamentos – isso só afasta o cãozinho. Afeto é sempre a melhor forma lidar com a rebeldia do pet”.

Gatos

gato em cima de móvel arranhado arrow-options
Shuttersock

Arranhar móveis é uma das características dos gatos na fase da adolescência

Para os gatos a fase de adolescência é um pouco diferente. Os bichanos se tornam mais carinhosos e brincalhões. Mas nem tudo são flores, com o aumento da energia eles podem arranhar e estragar os móveis da casa, por isso é indicado deixar um arranhador disponível para ele. 

Além disso, machos e fêmeas podem sentir a necessidade de marcar território. “O xixi fora da caixa de areia é a forma mais comum do animal demonstrar que aquele ambiente é dele e de mais ninguém”, conta Luana. A castração é a forma mais segura de evitar esse comportamento, além de ser importante para a saúde do pet. 

Leia também: Devo ou não castrar o animal de estimação? Veterinário responde

Ao mesmo tempo de tanta atividade, os gatos também costumam dormir por mais horas do que quando eram filhotes. Não estranhe se o animal descansar por 15 ou 16 horas no dia. 

A fase da adolescência tem um tempo de validade e logo passa. O mais importante é que o dono tenha paciência e continue dando muito carinho ao animal. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Meu Pet

Gato testa positivo para COVID-19 em Hong Kong; é terceiro caso pet confirmado

Publicado

De acordo com o departamento de agricultura de Hong Kong, um gato testou positivo para o Covid-19 após sua dona ser diagnosticada com a doença. É o segundo gato a apresentar o vírus. Um caso foi registrado na Bélgica na semana passada

Gato malhado de olhos fechados arrow-options
Stockexpert/Divulgação

Gato é segundo a testar positivo para COVID-19 após caso confirmado na Bélgica

De acordo com o site South China Morning Post, o gato apresentou sinais da doença após sua dona, de apenas 25 anos, ficar em estado grave devido ao novo coronavírus. A presença do Sars-Cov-2 foi detectado por coletas de amostras da boca, do nariz e do reto do animal.

Além de ser o segundo caso confirmado de um gato, é o terceiro de um animal de estimação no mundo. Um cachorro também havia testado positivo para o vírus em Hong Kong. Profissionais da saúde afirmam que não há evidências de que os pets sejam transmissores do vírus.




Continue lendo

Meu Pet

Fotos e vídeos de animais fofos que foram compartilhados para melhor o seu dia

Publicado

Após o surto no novo coronavírus, foi recomendado que as pessoas ficassem em suas casas de quarentena . Com essa medida, os pets começaram a passar mais tempo com os tutores, que compartilham nas redes inúmeros momentos entre eles de morrer de tanto rir ou de tanta fofura. 

No twitter, uma das principais redes que estão bombando com as publicações, viralizou nesta terça-feira (31), postagens de bichinhos fazendo várias coisas diferentes com seus donos em casa. Confira algumas delas. 

Leia mais: Alerta fofura! Donos compartilham fotos dos animais durante quarentena

O andré colocou o gatinho para praticar um esporte novo: salto ao papel higiênico

O cachorro da Lorenza também está aproveitando para se exercitar com a dona

Aqui, a dona puxa o gato até para dançar!

A adriane jura que seu gato falou o nome dela. Eaí? Falou mesmo ou é efeito da quarentena na cabeça da dona?

Esse aqui ensinou o cachorrinho a fingir que ele levou um tiro 

Leia mais: Gata se mostra irritada com os donos em casa durante quarentena; veja vídeo

O cachorro da Lara nos representa nessa quarentena!

Esse gato prodígio já aprendeu a segurar o celular da dona para assistir as coisas que gosta

Alguns animais já não aguentam mais os donos em casa


Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana