conecte-se conosco


Cuiabá

Bussiki recorre ao TCE para que Educação realize obras de prevenção a incêndio em salas escolares móveis

Publicado

class=”olho”>RÁDIO CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
10/07/2019
Bussiki recorre ao TCE para que Educação realize obras de prevenção a incêndio em salas escolares móveis
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) protocolou no Tribunal de Contas do Estado (TCE) um relatório de fiscalização com pedido para que a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá promova, com urgência, as correções nas instalações elétricas de duas unidades escolares com salas móveis (contêineres), em razão do risco para crianças e professores.
O relatório apresenta dados de fiscalizações realizadas pelo vereador, em conjunto com um engenheiro eletricista e uma arquiteta, às escolas municipais Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte e Maria Ambrósio Pommot, localizadas no bairro Coxipó e Jardim Imperial, respectivamente. Além de encaminhado ao TCE e a Secretaria de Educação, o documento também foi entregue ao Corpo de Bombeiros.
Isto porque nos locais fiscalizados foram identificadas inúmeras irregularidades principalmente quanto ao não cumprimento das normas de segurança em relação à parte elétrica, hidrossanitárias, estrutura física, segurança e climatização das escolas.
A principal falha, de acordo com o vereador, é que as salas móveis não prevêem a instalação de equipamento de ar condicionado. Nos locais vistoriados foi constatada a existência de tais equipamentos, bem como a precariedade das instalações dos mesmos.
“Os equipamentos foram instalados sem um correto dimensionamento, sem projeto, sem anotação de responsabilidade técnica, configurando assim a chamada ‘gambiarra’”, disse Bussiki.
Conforme o relatório de fiscalização, na escola Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte foi constatado o abandono total da unidade, além de emendas na fiação elétrica, fiação solta dentro da caixa de passagem sem proteção e as fiações entrelaçam com a árvore, situação que pode acarretar um curto-circuito. Ainda na unidade a caixa d’água está aberta e pode acumular sujeira e insetos, além de causar doenças em crianças e professores.
Já na unidade Maria Ambrósio Pommot foram identificadas a existência de ventilador sem proteção frontal, tomadas sem fixação na parede de PVC, além de condensadoras de ar condicionado instaladas em local e altura inapropriados, o que afeta a integridade da instalação e impede seu correto funcionamento.
“As instalações apresentam grande risco de possíveis falhas e a falta de dispositivos de prevenção a combate a incêndio e pânico pode agravar consideravelmente o risco. Não existe aterramento elétrico, o que aumenta o risco de pessoas sofrerem choques elétricos, colocando a vida em risco”, disse.
Por essa razão, o vereador requereu à Secretaria Municipal de Educação que apresente um plano de ação para a correção de todas as impropriedades apontadas no relatório, bem como um plano de prevenção a incêndios que inclua a aquisição de extintores, sinalização básica e medidas de manutenção dos equipamentos e sinalização de emergência.
Bussiki requereu ainda a manutenção e reforma da sede das unidades escolares a fim de que os alunos voltem, de forma imediata, às escolas e deixem as salas móveis. “Não quero causar alarde, quero apenas atuar na prevenção e evitar qualquer tipo de acidente com professores e alunos. É melhor prevenir agora do que lamentar em um futuro”, encerrou Bussiki.
Karine Miranda | Assessoria Vereador Marcelo Bussiki

Leia Também:  Sine tem 100 vagas para consultor imobiliário esta semana; confira outras oportunidades
Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/2018/01/image-5-1.jpg

Fonte: Câmara de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Pinheiro participa de edição do programa “Prefeito no seu bairro” na região Leste

Publicado

Davi Valle

O prefeito Emanuel Pinheiro realizou no último sábado (20), mais uma edição do programa “Prefeito no seu bairro”, que teve como programação as visitas in loco nos bairros Planalto, Novo Horizonte, Altos da Serra 1 e Drº Fábio 1 e 2, região leste da Capital.  

Os bairros agendados foram atendidos por solicitação do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão. Por onde o prefeito passou, os moradores agradeceram pela iniciativa de estar presente nos bairros.

O casal Manoel e Enedil de Souza foi um deles. Por morarem ao lado da ponte que faz a divisa entre os bairros Planalto e Altos da Serra (que caiu desde a última chuva ocorrida no início do ano), contam que essa foi a primeira vez que receberam a visita de uma autoridade. “Agora temos a certeza que a obra vai sair. Vamos ter de volta a nossa ponte e sem ela, estamos tendo muitas dificuldades de acesso e oferta de serviços como correios e coleta de lixos. Benefícios como o asfalto na porta de casa, por tanto tempo esperado, também foi assegurado pela Prefeitura de Cuiabá. Somos muito gratos ao prefeito Emanuel Pinheiro”, disse Enedil.

Dona Isaura de Arruda fez questão de aplaudir a iniciativa de Pinheiro de conhecer de perto as necessidades dos moradores dos bairros carentes da Capital. “Estamos tendo a confirmação de um desejo tão esperado por todos nós, um sonho que está sendo realizado. Temos que agradecer primeiro a Deus e depois o nosso prefeito por verificar e atender as necessidades da região”, confirmou.

Leia Também:  Mobilização alerta sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

As necessidades apontadas pelos moradores dos bairros visitados foram reformas de pontes, escolas, unidades de saúde e recapeamento das ruas com obras de drenagem e manilhamento. Os secretários das pastas envolvidas como Obras Públicas, Educação e Saúde, acompanharam a visita para esclarecimento dos projetos que já estão sendo executados e prazos de entrega.

Na oportunidade, o prefeito determinou aos secretários que o planejamento de execução deve ser respeitado. “Vamos acelerar os trabalhos, aproveitando esse período da seca para entregar as obras. E quero deixar bem claro que não será obra meia boca, e sim obras de qualidade, prezando a excelência dos serviços à população que tanto precisa dos serviços da administração pública municipal, sendo elas, a prioridade da minha gestão. Sei que a população está angustiada, mas é uma situação momentânea”, pontuou Pinheiro. As escolas serão reformadas dentro dos padrões estabelecidos pelo município e as unidades básicas de saúde serão todas climatizadas e com serviços odontológicos.

O presidente da Câmara, vereador Misael Galvão, ao encerrar as visitas, disse sair satisfeito com os resultados obtidos durante a caminhada junto ao prefeito e principais lideranças comunitárias. “É isso que denominamos como política de vocação, realizar os trabalhos mediante as demandas do povo que vivencia cada situação mal resolvida. O meu muito obrigado ao prefeito, por aceitar a nossa solicitação e responder aos anseios desses moradores”, observou Galvão.  

Leia Também:  Misael irá homenagear 8 pessoas com o título honorífico “Missionário Daniel Berg e Gunnar Vingren”

O deputado estadual Eliseu Nascimento que também se fez presente, disse que o prefeito está de parabéns e fez questão de destacar que hoje, a cidade de Cuiabá, é um verdadeiro canteiro de obras. “Temos a convicção que os serviços estão sendo feitos e o mais importante, serão entregues a população. Por onde passamos vejo homens da prefeitura trabalhando. A nossa sincera admiração para a equipe que trabalha e preocupa com a população mais carente”, salientou.  

Pinheiro foi bem claro e objetivo ao dizer que a Prefeitura está trabalhando para universalizar o asfalto, tanto no centro como nos bairros mais distantes, além de entregar escolas e unidades de saúde dentro dos padrões de qualidade. “Quero resgatar sonhos antigos, conversando com a população, que reconhece com carinho o nosso trabalho e dedicação ao município. Vamos construir uma Cuiabá com dignidade, que irão contar com serviços de saúde e educação em pleno funcionamento. E podem ter certeza que vamos voltar para vistoriar e fiscalizar os serviços que estão sendo executados e ouvir dos moradores a avaliação”, concluiu.

O programa “Prefeito no seu bairro” tem como principal objetivo, identificar as necessidades locais, suas principais demandas e apontar mecanismos e soluções para que a Prefeitura de Cuiabá possa contribuir de forma direta para melhoria do atendimento ofertado à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Câmara promove readequação e gera economicidade

Publicado

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá segue promovendo as adequações necessárias em sua estrutura organizacional com o propósito de ajustar os setores administrativos, para cumprir as metas e prioridades da atual gestão. Neste sentido, foram aprovados dois projetos de resolução na sessão extraordinária realizada no período vespertino desta quinta-feira (18).
O primeiro projeto de número 859/2019, altera e acrescenta dispositivos à Resolução Nº 05 de 12 de fevereiro de 2019.
Na prática, a Mesa Diretora extinguiu alguns cargos comissionados para criar uma estrutura mais enxuta e ágil, implementando ainda um remanejamento de atribuições e responsabilidades com redução no número de cargos de provimento comissionado. Tal iniciativa vai gerar uma economicidade mensal de cerda de R$ 9 mil nas despesas com folha de pagamento.
Ficam extintos os seguintes cargos: diretor de Cultura, Resgate Histórico e Eventos coordenador de Tecnologia de Informação coordenador de Segurança Institucional assessor de Tecnologia da Informação II assessor de Propaganda Institucional I assessor de Gabinete da Presidência I. Foram acrescentados ao organograma do Legislativo os seguintes cargos: chefe de Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) secretário de Gestão Administrativa.
O respectivo projeto também transforma o cargo de diretor de Cerimonial em diretor de Cerimonial e Segurança Institucional e o cargo de chefe de Núcleo de Apoio à Cultura em chefe de Núcleo de Apoio à Cultura, Resgate Histórico e Eventos. Fica criada ainda a Gratificação pelo exercício da função de presidente da Comissão de Licitação, de livre nomeação para provimento exclusivamente por servidor de carreira.
ECONOMICIDADE — Vale ressaltar que estas despesas estão previstas no orçamento, não ultrapassando o limite de 70% para gastos com pessoal.
O segundo projeto de resolução de número 860/2019, altera e acrescenta dispositivo à Resolução Nº 18 de 20 de dezembro de 2018, redefinindo a especificação dos cargos comissionados do Gabinete da Presidência, considerando a extinção de 01 (um) cargo de assessor de Gabinete da Presidência I, conforme dispõe a Resolução mencionada anteriormente.
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, reafirmou seu posicionamento em promover a readequação da estrutura administrativa do Poder Legislativo, buscando economicidade nas despesas de custeio e manutenção, além de reduzir a quantidade de cargos comissionados, sem comprometer o seu funcionamento.
O parlamentar defende a modernização da máquina pública para melhor desempenho de suas atribuições, principalmente, no que diz respeito ao atendimento às reivindicações da população cuiabana.

Jean Estevan | Câmara Municipal de Cuiabá

Leia Também:  LDO 2020 foi aprovada na íntegra pela Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/thumbnail-for-380081.jpg

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana