conecte-se conosco


Cuiabá

Brinquedoteca do HMC ajuda no tratamento de crianças e adolescentes

Publicado

Fundamental para ajudar no tratamento de crianças e adolescente, a brinquedoteca instalada na Ala Pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC, cada vez mais atrai pacientes em situação de hospitalização. O espaço inclui livros, brinquedos, televisão e atividades com profissionais pedagoga e psicopedagoga. 

Segundo a responsável técnica da Ala Pediátrica, Rosenil Magalhães, 100% das crianças e adolescentes usam o espaço. “A brinquedoteca atende uma parte importante das necessidades, promovendo e facilitando a interação no ambiente hospitalar. Ajuda a enfrentar as emoções no processo de tratamento das enfermidades, tornando a internação mais agradável”, avaliou.  

Conforme a adolescente, Victória Carvalho, 15 anos, que está no 9º ano do ensino fundamental. Ela conta que passou por três internações no HMC, e que durante as internações costumava frequentar a brinquedoteca para assistir desenhos na televisão e ler livros.

A mãe da Victória, Barbara da Cruz, disse que a psicopedagoga do HMC também passou algumas atividades de desenho e pintura, e se a adolescente fosse permanecer por mais tempo internada, a profissional entraria em contato com a escola para reforçar o conteúdo escolar na unidade hospitalar. 

“O espaço é bem interativo e atrai crianças de todas as idades. Os menores brincam no balanço, casinha e demais brinquedos e os maiores usam muito a televisão, leem os livros e participam das atividades de reforço escolar”, destacou a mãe da adolescente, moradora do bairro Sucuri em Cuiabá.

A paciente Ariela da Silva, 2 anos, também usa muito a brinquedoteca. Ela veio do município de Bom Jesus do Araguaia (distante a 1.000 km de Cuiabá), por meio da UTI aérea, acompanhada da avó Milei Maria de Jesus, 42 anos. 

A avó conta que a criança foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva – UTI do HMC após sofrer um afogamento. Depois com a evolução clínica, a criança foi encaminhada para a enfermaria da unidade, onde fica próximo da brinquedoteca.

“Quando minha neta saiu da UTI ela encontrou esses brinquedos maravilhosos. Todo hospital deveria ter um espaço como este. A brinquedoteca é como se fosse à extensão da nossa casa, aqui ela brinca e desenha. A partir do momento que ela teve acesso a brinquedoteca a recuperação dela evoluiu muito. Quando ela estava só no leito a recuperação era mais lenta”, avaliou a avó de Ariela.

Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o HMC, explica que a gestão Emanuel Pinheiro está preocupada com o bem-estar dos pacientes. “A estrutura hospitalar foi criada para trazer tudo de mais novo e moderno para a população. Além de um espaço lúdico, extremamente necessário para amenizar o desconforto da internação, também foi entregue na sala de espera do ambulatório, um espaço lúdico pedagógico para oferecer as crianças que veem à unidade acompanhar os pais nas consultas e procedimentos ambulatoriais”, revelou.

A brinquedoteca da Ala Pediátrica e o espaço lúdico pedagógico do Ambulatório foram idealizados pela 1ª dama Márcia Pinheiro, para auxiliar no benefício emocional de crianças e adolescentes internados. O espaço foi entregue pela gestão Emanuel Pinheiro, durante a terceira etapa de inauguração do HMC, em maio de 2019.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Palácio Alencastro fica lilás em prol da campanha de combate à violência contra a mulher

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá adotou, para todo esse mês, o lilás como cor de destaque na iluminação de sua fachada. A iniciativa foi implementada em alusão à campanha nacional “Agosto Lilás”, que fortalece as ações de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o movimento também marca o aniversário de 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

“É um ato simbólico que representa o combate contra as diversas formas de violência que a mulher enfrenta diariamente. Nossa gestão tem buscado incentivar a criação de políticas públicas voltadas para o público feminino e a adesão ao Agosto Lilás é mais uma ferramenta fundamental nessa luta por igualdade de gênero”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, nesse mês de agosto a pasta conta com uma programação específica com roda de conversa, panfletagem, seminários, palestras dentre outras atividades, com o objetivo de conscientizar cada vez a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

“As denúncias no enfrentamento desse grave problema não devem partir apenas da vítima, mas sim de qualquer pessoa que perceber os atos de agressões, que podem ser físicos, psicológicos, sexuais, morais e patrimoniais”, afirma Cely Almeida.

Além de iniciativas como a criação do Espaço de Acolhimento à Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve, de forma contínua, diversos outros projetos. Entre eles estão: Solidariedade em Ação, Mulheres em Ação, Mulheres que Mudam Cuiabá, Sorriso Protetor, Mãos Amigas, Obras da Casa da Mulher Brasileira, Cartilha contra o Assédio Moral e Sexual e Cuiabá por elas, Parada Segura e Meu corpo não é corrimão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito lamenta falecimento de servidor da EMEB Prof.ª Maria Ambrósio Pommot

Publicado

O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, lamentam o falecimento do Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Vigilante, Adilso Fernando da Silva Pinto, ocorrido na tarde desta terça-feira (16). Adilso estava internado no Hospital de Câncer.

Servidor de carreira, alegre e prestativo. É assim que a equipe gestora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof.ª Maria Ambrósio Pommot, localizada no bairro Jardim Imperial, se lembrará do colega de trabalho.

Adilso ingressou na rede em 2000 e sempre atuou na mesma unidade. Casado, ele deixa esposa, dois filhos e netos.

O prefeito Emanuel Pinheiro prestou solidariedade e condolências aos familiares​ do servidor e​ aos​ seus entes queridos. ​“Que Deus conforte os corações da família e amigos, nesse momento de dor. Agradecemos todo o carinho e dedicação desse servidor exemplar”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana