conecte-se conosco


Tecnologia

Brincando de trabalhar: empresas apostam na gamificação durante a pandemia

Publicado


source
gamificação
Unsplash/Bench Accounting

Home office impulsionou a gamificação no ambiente corporativo


Muitas atividades cotidianas foram modificadas durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), e uma das mudanças é que, agora, existe muito mais gente brincando de trabalhar. É que o conceito de gamificação ganhou força no mercado de trabalho desde que muitas empresas tiveram que aderir ao home office


É verdade que o conceito já existe há alguns anos e era usado por muitas empresas, mas o trabalho remoto intensificou sua presença no ambiente corporativo. Gamificação é o uso de características de jogos usadas para engajar pessoas em situações na vida real. 

A gamificação pode ser usada em diversos setores, e o trabalho é um deles. Michelli Luersen, head de Marketing do gA, companhia global de tecnologia que desenvolveu uma plataforma de gamificação, conta que o conceito já era bastante utilizado em treinamentos corporativos mesmo antes da pandemia, mas não muito usado para gerenciar empresas por completo – o que tem mudado nos últimos meses. 

Vencendo os desafios do home office

Com o isolamento social, muitas empresas entraram em regime de home office, sistema que traz muitos desafios para as companhias. Alguns deles são manter a produtividade, o espírito de equipe e a comunicação fluida. 

Para Micheli, a gamificação é um ótimo caminho para vencer todos esses obstáculos. As plataformas que fazem uso do conceito tornam as atividades do cotidiano laboral mais lúdicas e divididas em etapas. 

No sistema desenvolvido pelo gA, por exemplo, gestores podem adicionar metas para serem cumpridas por funcionários ou equipes específicas. Cada trabalhador tem um avatar para chamar de seu, e cada etapa completa é revertida em moedas virtuais. Tudo funciona exatamente como em um jogo , exceto pelo fato de que cada missão é, na verdade, parte do trabalho a ser executado. 

O sistema garante que os funcionários se mantenham engajados, mantendo a produtividade e, sobretudo, a boa comunicação e trabalho em equipe. “Com a atribuição dessas missões, a gente mantém uma comunicação fluida, principalmente entre equipes”, conta Micheli. “É importante para que as pessoas não se sintam tão de forma individual”, opina, a respeito do momento de home office.

Além de oferecer o recurso para outras empresas, Micheli também faz uso da gamificação no seu próprio cotidiano de trabalho. “É realmente algo divertido, cumpre com a promessa de manter uma comunicação”, garante.

Para além do trabalho

Além de missões relacionadas ao trabalho, é possível que as empresas estimulem os funcionários a realizarem tarefas extra, como atividades físicas e de lazer. De acordo com Micheli, isso permite que os colaboradores se conheçam melhor e consigam ser incentivados a realizarem atividades fora do cotidiano laboral. 

A executiva conta que cada tarefa cumprida é mostrada para toda a empresa, o que permite que as pessoas se conheçam melhor. “Você acaba tendo conhecimento de hobby de outras pessoas, conhecendo um pouco mais da história de cada um”. 

Presente em empresas há alguns anos, o conceito de gamificação tem ganhado cada vez mais espaço durante o período de isolamento social. E a tendência é que isso continue mesmo após a pandemia de Covid-19 . “Essas soluções que vieram para trazer outros benefícios, garantir produtividade e eficiência para as empresas, tendem a ficar”, opina Micheli.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Sabadou! Veja os lançamentos da Netflix para assistir no final de semana

Publicado


source

Olhar Digital

Netflix
Unsplash/Mollie Sivaram

Veja os lançamentos da semana na Netflix


Semanalmente, a Netflix adiciona novos filmes e séries ao seu catálogo trazendo cada vez mais opções do que assistir para os assinantes. Já em tempos de quarentena, sempre é uma boa ideia dar uma conferida no que há de novo para fazer o tempo passar mais rápido.

Nessa semana, um dos maiores destaques ficou por conta da chegada da terceira temporada de Alto Mar , que mostra os tripulantes de um navio procurando um homem perigoso carregando um vírus mortal. Quem também merece a atenção, mas na parte de animações, é o título Magos: Contos da Arcadia , uma criação de Guilhermo Del Toro que mostra um aprendiz de Merlin fazendo viagens no tempo.

Já em relação a filmes, o destaque vai para o título original de comédia Resgate em Malibu: A Próxima Onda , que mostra a equipe dos Linguados sediando a competição do Mestre da Praia em sua cidade. Abaixo, confira a relação completa do que chegou à plataforma de streaming nessa semana.

Séries

  • Immigration Nation (03/08)
  • Mundo Mistério (04/08)
  • Os Mais Procurados do Mundo (05/08)
  • Unbreakable Kimmy Schmidt: Kimmy x Reverendo (05/08)
  • The Rain – 3º temporada (06/08)
  • Alto Mar – 3º temporada (07/08)
  • As Novas Aventuras do Macaco – 2º temporada (07/08)
  • Mandou Bem – México – 2º temporada (07/08)
  • Natureza Discreta (07/08)
  • Sunset – Milha de Ouro (07/08)
  • Vem Cantar! Alemanha (07/08)

Stand-up, shows e reality shows

  • Sam Jay: 3 In The Morning (04/08)

Documentários

  • Anelka – O Incompreendido (05/08)

Filmes

  • Casa Grande (03/08)
  • Resgate em Malibu: A Próxima Onda (04/08)
  • Sin City (05/08)
  • Nasha Natasha (06/08)
  • Berlim, Berlim – Lolle e suas opções (07/08)
  • Dançarina Imperfeita (07/08)
  • Diamonds in the Sky (07/08)

Desenhos, animes e programação infantil

  • Acampamento de Verão do Cory Carson (04/08)
  • Luccas Neto em: O Hotel Mágico (04/08)
  • The Seven Deadly Sins (06/08)
  • Festa de Palavras – Vamos Cantar (07/08)
  • Magos: Contos da Arcadia (07/08)
  • O Ônibus Mágico Decola Novamente – Rumo ao Espaço (07/08)

Continue lendo

Tecnologia

Quanto ganha um influenciador no TikTok? Forbes revela números que surpreendem

Publicado


source
TikTok
Unsplash/Kon Karampelas

Veja os salários dos principais nomes do TikTok


Além de ser a rede social do momento, o TikTok também se tornou fonte de renda para muita gente. Nesta quinta-feira (6), a revista Forbes divulgou uma listas dos influenciadores mais ricos da plataforma, e os números impressionam. 

Em primeiro lugar, está a TikToker Addison Rae, de 19 anos. A jovem acumulou US$5 milhões em um ano – cerca de R$27 milhões. Os vídeos de dança publicados por ela abriram porta para contratos publicitários e ela chegou, inclusive, a lançar sua própria linha de maquiagem.

Em segundo lugar está a jovem de 16 anos Charli D’amelio, a pessoa com mais seguidores dentro do TikTok (mais de 77 milhões). A também dançarina lucrou US$4 milhões em um ano – em torno de R$22 milhões.

Confira os influenciadores mais ricos do TikTok e seus grandiosos salários anuais:

  1. Addison Rae – US$5 milhões
  2. Charli D’amelio – US$4 milhões
  3. Dixie D’amelio (sim, são irmãs) – US$2,9 milhões
  4. Loren Gray – US$2,6 milhões
  5. Josh Richards – US$1,5 milhão
  6. Michael Le e Spencer X – US$1,2 milhão

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana