ELEIÇÕES 2026

Bortolin articula permanência de Juarez Costa no MDB e aposta em chapa competitiva

· 2 minutos de leitura
Bortolin articula permanência de Juarez Costa no MDB e aposta em chapa competitiva

Conteúdo/ODOC - O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, está empenhado em convencer o deputado federal Juarez Costa a permanecer no MDB e disputar a reeleição pela legenda nas eleições de 2026.

Apesar dos rumores que davam como certa a saída do parlamentar, Bortolin afirmou que o cenário ainda está indefinido e que a decisão deve ser tomada somente após a eleição do novo diretório estadual do partido, prevista para agosto.

Em entrevista à imprensa, Bortolin afirmou que está atuando diretamente nas negociações com Juarez, com quem mantém uma relação pessoal próxima, e se mostrou otimista quanto à permanência do deputado na sigla. “Eu, como amigo pessoal do Juarez, vou fazer todo esforço possível para que ele permaneça no MDB, como deve acontecer nos próximos dias. Acredito que ele tem tudo para ficar conosco”, declarou.

Segundo o presidente da AMM, a chegada da deputada estadual Janaina Riva à presidência do MDB em Mato Grosso, também prevista para o próximo mês, deve ser decisiva para o fortalecimento da legenda e para garantir a confiança de lideranças como Juarez Costa. “A prioridade nacional do MDB é a candidatura ao Senado da Janaina, e aqui no Estado nós estamos nos organizando para ter uma base forte, com chapas consistentes tanto para estadual quanto para federal”, explicou.

Bortolin reconheceu que uma das preocupações de Juarez está relacionada à viabilidade eleitoral, já que a reeleição depende do desempenho da chapa em atingir o coeficiente exigido para garantir vagas na Câmara Federal. Nesse sentido, afirmou que Janaina já está trabalhando na formação da chapa para deputado federal e que os esforços de articulação seguem avançando.

“No caso da estadual, a chapa já está praticamente formada. A Janaina tem até nomes a mais, e aguarda apenas assumir a presidência do partido para formalizar os convites e avançar nas conversas. Já estamos percorrendo o Estado, dialogando com lideranças e fortalecendo a base do MDB”, destacou.

A intenção da sigla é lançar uma chapa pura para a disputa federal, aumentando as chances de eleger representantes e assegurando espaço para lideranças como Juarez. A movimentação também é vista como parte de um projeto mais amplo, que inclui a pré-candidatura de Janaina Riva ao Senado, um dos principais planos do MDB para 2026.